Talento brasileiro em Dubai

 

Há dois anos morando em Dubai, a brasileira Juliana Estanislau descobriu as áreas de estética e beleza como uma opção de carreira promissora naquele país. Mas quem pensa que é fácil ser bem-sucedido fora do Brasil, a esteticista garante que é preciso muita força de vontade, paciência e seriedade para se construir uma trajetória de sucesso.

Dubai é famosa pelos seus cartões-postais exuberantes e por ser um pólo turístico de luxo e de glamour. Mas também é um lugar de oportunidades, especialmente nas áreas da estética e beleza.

É o que garante Rita Juliana Estanislau Sampaio, essa brasileira de 24 anos que há dois anos mora no local. Dubai é um dos sete emirados que compõem um país chamado Emirados Árabes Unidos, sendo o mais rico deles.

Juliana, que vivia antes em São Paulo, fazia faculdade e atuava como secretária presidencial, quando o marido recebeu uma proposta para trabalhar em Dubai.

Mas antes de se mudar para aquele país, Juliana queria ter uma ocupação que lhe proporcionasse ganhos financeiros e lhe trouxesse também realização pessoal. Foi então que percebeu uma carência na região de serviços ligados à estética e beleza.

“Descobri que em Dubai quase não há brasileiras atuando no ramo de estética, e o preço desses serviços nos salões é exorbitante. Assim, fiz vários cursos nessa área. Frequentava as escolas dia e noite e consegui quatro diplomas”, revela.

Já em Dubai, Juliana tratou de fazer sua clientela. Apresentada a um grupo de esposas de pilotos da companhia aérea Emirates, ela iniciou uma carreira de sucesso. “A partir daí, surgiram outras brasileiras, esposas de estrangeiros, de jogadores de futebol, de árabes etc. Em pouco tempo, eu já estava com uma clientela cativa”, conta.

Atualmente, Juliana trabalha com tratamentos capilares diversos (aplicação de queratina, escova progressiva, hidratações etc.), além de tratamentos em estética corporal e fácil (massagens, esfoliações, banho de lua, limpeza de pele, entre outros).

Segundo Juliana, sua rotina é bastante atribulada. A brasileira trabalha sozinha para atender todas as suas clientes. Além disso, recentemente, ela descobriu a maternidade. Seu primeiro filho, Aaron, tem dois meses e toma grande parte de seu tempo. Por isso, ela precisou diminuir um pouco o ritmo.

 

Atendimento em domicílios

 

Normalmente, Juliana, que mora em uma região chamada Discovery Gardens, faz os atendimentos em domicílios. Sua rotina envolve até 13 horas de trabalho por dia. “Em Dubai, existem muitos salões, spas etc., mas o serviço, em linhas gerais, é superfraco. A mão-de-obra é muito barata e as esteticistas vêm, a maioria, das Filipinas e da Índia, sem muitos conhecimentos técnicos.  Por isso, o salário é bem baixo. Daí a opção de atender em domicílio, que traz melhores ganhos financeiros”, conta.

Por outro lado, Juliana explica que ser autônomo é considerada uma prática informal de trabalho em Dubai. Segundo ela, para poder atua nessa área naquele país, a pessoa precisa montar um salão e abrir uma empresa. “Eles obrigam a ter uma sede física e um sócio local. O problema é que para usar o nome da pessoa no país, temos de pagar um valor muito alto, o que acaba inviabilizando o negócio. Sem contar a porcentagem do faturamento que precisamos também pagar a esse sócio somente por usar seu nome. Por essa razão, optei por trabalhar por conta, atendendo nas casas de brasileiras, nas mansões das árabes etc.”, esclarece Juliana.

De acordo com Juliana, o perfil dos clientes também é bem diferente dos frequentadores de salões brasileiros. “Em Dubai, por mais que o serviço seja ruim, os clientes exigem um lugar glamouroso e luxuoso. Uma curiosidade é que se costuma sempre a chamar as clientes de madames e os homens de senhores, não importando a idade que tenham”, acrescenta.

Outra curiosidade da área é que os salões apresentam um layout mais fechado, não sendo possível visualizar seu interior quando se está do lado de fora. “Em alguns lugares, os proprietários colocam até um lençol preto, que impede qualquer um de olhar o que há internamente. Também não é permitida a entrada de homens em salões ou spas. Para eles, existem os formatos com atendimento exclusivos”, declara.

 

Realização pessoal

 

Para Juliana, a qualidade de vida no país é a melhor que ela já viu. “Morei também na Europa, e a qualidade de vida não chega nem aos pés da de Dubai.

E os clientes gastam muito com beleza. Para se ter ideia, um tratamento para alisar o cabelo, que lembra um pouco a nossa escova progressiva no Brasil, custa em média 4 mil Dhs (Dirham, a moeda local), que equivale a cerca de R$ 2 mil. Os salões faturam demais, em função da mão-de-obra barata, e são deslumbrantes”, relata.

De acordo com ela, apesar de tanta ostentação, o custo de vida em Dubai não é exorbitante. “Aqui, a pessoa pode comprar aquele carro último tipo que tanto sonhou ou outros bens que sempre quis. Tudo é livre de impostos. Mas a moradia é realmente um absurdo”, explica.

Para quem se animou com a trajetória de Juliana, ela dá um recado. Segundo a brasileira, a área de beleza em Dubai é promissora, especialmente pelo lado financeiro. Mas existem muitas dificuldades, principalmente no âmbito legal.

“Na área de beleza, os profissionais brasileiros são muito bem vistos. Mas é preciso muita força de vontade e muito trabalho. Posso dizer que atuar nesse mercado foi a minha melhor escolha. Nunca pensei que daria tão certo. Na verdade, os brasileiros, quando exercem a profissão com ética e seriedade, têm ocupação garantida e não param de trabalhar”, garante Juliana.

 

Por Madalena Almeida, jornalismo Estética & Negócios

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

19 respostas em “Talento brasileiro em Dubai”

  1. Oi
    Gostaria de parabenizar a Juliana pelo sucesso…ela merece.
    Boa sorte Juju
    Beijão e feliz ano novo

  2. olá Juliana. Parabéns pela sua determinação e busca de especialização. Fatores decisivos para se alcançar objetivos. Te desejo muito sucesso e se houver oportunidade para implantar o trabalho de Micropigmentação Estética e Paramédica (ver orkut Maanaim), me chama que vou somar contigo. Além de Esteticista Facial, e Técnica em Micropigmentação Estética e Paramédica, sou Enfermeira.Um abraço e felicidades também para a nova família em crescimento. Que Deus te abençõe muitíssimo. Bjs Theresa.

    1. Obrigada Theresa… Vamos manter contato, me mande seu email. Bjssss

  3. Eh minha flor, vc conseguiu. Mostrou sua competencia e venceu.
    Esse eh um retorno especial, valeu cada minuto investido em vc !
    Parabens. Conte sempre comigo!
    Te amo
    Ricardo

    1. Eh meu Amorrr… Gracas a Vc estamos aqui hoje… Obrigada por acreditar no meu potencial. Sou assim por que vc me ajudou, e sou assim por vc tb. TE AMO!!!! Bjsssssss

  4. Que felicidades saber que você é uma guerreira,e que pode se dizer que é mais do que vencedora,parabéns!Tambem penso em morar fora do Brasil e atuar em estética,já atuo aqui em minha cidade,mas quero muito mais para mim pois garra,determinação e coragem eu tenho só estou aguardando o tempo de Deus para mim.Susseço e muitas vitórias para ti abençoada,beijos

    1. Oi Mirian Muito obrigada por suas palavras.
      E a luta aqui continua, trabalhando bastante gracas a Deus,
      O tempo virah, veio pra mim, e assim vai acontecer com vc tb.
      Continue batalhando que vc sabe que sem gerra nao ha vitorias nessa vida,
      Super Beijo e mantenha contato.

  5. ola juliana como vai, gostaria de parabenizá-la, sou de são paulo e estou indo para dubai no fim do ano, sou esteticista , cosmetologo e micropigmentador, gostaria muito de informações sobre cursos em dubai, e possiveis empresas que possam me contratar, pois pretendo ficar pelo menos um ano por lá, por favor mantenha contato comigo, pois estarei indo sozinho e ainda não conheço ninguem por lá. um abraço e boa sorte

    Claudio Inovee
    claudinocomercial@hotmail.com

  6. OI JULIANA FICO MUITO CONTENTE DE SABER QUE VC É UMA VENCEDORA ESTA CIDADE DEVE SER MARAVILHOSA EU TRABALHO COM EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA TIPO EXTINTORES ETC…
    COMO É ESTE CAMPO PURAI . UMA LINDA NOITE QUE DEUS TE ABENÇOE

  7. Oi Juliana,
    estou feliz por estar fazendo um ótimo trabalho por aí.
    tenho um sonho de poder mostrar técnicas revolucíonárias em micropigmentação.
    se tiver algum interesse mande email. beijao

  8. Parabéns, também sou enfermeira e estou mudando de ramo de trabalho, micropigmentação. Gostei muito da seu relato, Deus te abençoe. Abraço.

  9. Oi Juliana eu sou a esmenia sou angolana pretendo brevemente viajar para Dubai Como faco para chegar ou seu consultorio

  10. Juliana, boa noite! Li o artigo e Moro em Dubai ha 8 meses e gostaria imensamente do seu contato!!! Agradeco decade ja!!! Abraco!!! Patricia

  11. sou fisioterapeuta e acupunturista, será que me daria bem aí, não tenho a menor noção do país, só sei que é muito rico, obrigado

  12. Olá Juliana,

    Trabalhamos com produtos cosméticos capilares profissionais para alisamentos sem formol. Você pode enviar seu contato para trocarmos algumas ideias?

    Aguardo retorno.
    Grata,
    Blenda Tamanho.

  13. Olá gostaria do contato dela! Por favor! Estou em Dubai e não confio nos cabeleireiros daqui… preciso de uma progressiva!! URGENTE! kkk

Os comentários estão desativados.

Posts Relacionados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados