Gestão de negócios: aprenda a administrar melhor o seu salão de beleza

O brasileiro é considerado um dos povos mais vaidosos do mundo, tanto que destina cerca de 20% da sua renda mensal para gastos em salões de beleza, estética e outros serviços de cuidados pessoais. Os dados são do Estudo de Mercado Comércio e Serviços: Salões de Beleza e Estética do Sebrae e comprovam o que vemos na prática: o mercado é bom.

Entretanto, para que seu empreendimento dê certo, é preciso agir realmente como uma empresa e investir na gestão de negócios. Uma boa administração permite que você consiga planejar ações para fidelizar clientes, passe confiança para a equipe e tenha controle sobre o fluxo de dinheiro.

Quer saber mais? Neste post, vamos destacar alguns setores que devem se profissionalizar para se destacar em um ambiente competitivo como o da estética. Acompanhe e boa leitura!

Invista nos colaboradores

Você pode ser uma ótima cabeleireira, mas, se não souber coordenar sua equipe, corre sérios riscos de enfrentar problemas. Afinal, diminuir a rotatividade de profissionais é ótimo, já que é comum clientes serem mais fiéis ao profissional do que ao espaço.

Por isso, motive seus colaboradores e mostre que eles são importantes naquilo que fazem. Crie uma rotina de reuniões produtivas e abra espaço para que todos colaborem com ideias para melhorar o atendimento.

Lembre-se de que pessoas valorizadas rendem mais. Então, estimule e ajude com cursos de qualificação e aperfeiçoamento. Caso não tenha como oferecer isso para todos em um mesmo mês, faça um rodízio.

Controle as finanças

O seu salão pode ser pequeno ou grande, estar em um badalado shopping center ou no seu bairro. Não importa. Você não pode se descuidar das finanças. Aplicar a gestão de negócios é imprescindível para manter a qualidade dos serviços e garantir o lucro. A primeira regra é separar o dinheiro da empresa do pessoal.

Escolha um sistema de controle e faça uma reserva de caixa. Esse dinheiro deve ser usado para emergências. Já pensou ficar sem secador ou o ar-condicionado estragar? Esses e outros imprevistos podem acontecer a qualquer momento e você tem que estar preparado para resolver com agilidade e sem comprometer o orçamento para as contas fixas.

Fidelize o cliente

Você sabe quantas pessoas passam pelo seu salão em uma semana? Qual o nome delas, dia do aniversário, que serviços fazem e quanto gastam em média? Entender o seu público e se relacionar com ele é tão importante quanto uma agenda lotada.

Aproveite o tempo em que o cliente fica na estética, que geralmente é mais de uma hora, para se aproximar, pedir feedback e mostrar a diversidade dos serviços disponíveis. Ah, não se esqueça de oferecer aquele cafezinho gostoso!

Aposte em marketing

Além do marketing corpo a corpo, invista em outras ações. Hoje, com a internet, é possível investir na sua marca de forma eficiente e com baixo custo. Mas, antes de sair enviando mensagens de WhatsApp, pergunte se a cliente gostaria de receber promoções e novidades. Tenha uma ação pró-ativa, mas não dê um tiro no pé! Facebook, Instagram e blog com conteúdos relevantes são ótimos canais de comunicação.

Agora que você já sabe a importância de uma boa gestão de negócios, busque ferramentas que possam ajudar nessas tarefas administrativas. Organização e planejamento facilitam o seu dia a dia.

Fonte: https://salao.me/blog/gestao-de-negocios-salao-de-beleza/

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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