O brasileiro é considerado um dos povos mais vaidosos do mundo, tanto que destina cerca de 20% da sua renda mensal para gastos em salões de beleza, estética e outros serviços de cuidados pessoais. Os dados são do Estudo de Mercado Comércio e Serviços: Salões de Beleza e Estética do Sebrae e comprovam o que vemos na prática: o mercado é bom.
Entretanto, para que seu empreendimento dê certo, é preciso agir realmente como uma empresa e investir na gestão de negócios. Uma boa administração permite que você consiga planejar ações para fidelizar clientes, passe confiança para a equipe e tenha controle sobre o fluxo de dinheiro.
Quer saber mais? Neste post, vamos destacar alguns setores que devem se profissionalizar para se destacar em um ambiente competitivo como o da estética. Acompanhe e boa leitura!
Invista nos colaboradores
Você pode ser uma ótima cabeleireira, mas, se não souber coordenar sua equipe, corre sérios riscos de enfrentar problemas. Afinal, diminuir a rotatividade de profissionais é ótimo, já que é comum clientes serem mais fiéis ao profissional do que ao espaço.
Por isso, motive seus colaboradores e mostre que eles são importantes naquilo que fazem. Crie uma rotina de reuniões produtivas e abra espaço para que todos colaborem com ideias para melhorar o atendimento.
Lembre-se de que pessoas valorizadas rendem mais. Então, estimule e ajude com cursos de qualificação e aperfeiçoamento. Caso não tenha como oferecer isso para todos em um mesmo mês, faça um rodízio.
Controle as finanças
O seu salão pode ser pequeno ou grande, estar em um badalado shopping center ou no seu bairro. Não importa. Você não pode se descuidar das finanças. Aplicar a gestão de negócios é imprescindível para manter a qualidade dos serviços e garantir o lucro. A primeira regra é separar o dinheiro da empresa do pessoal.
Escolha um sistema de controle e faça uma reserva de caixa. Esse dinheiro deve ser usado para emergências. Já pensou ficar sem secador ou o ar-condicionado estragar? Esses e outros imprevistos podem acontecer a qualquer momento e você tem que estar preparado para resolver com agilidade e sem comprometer o orçamento para as contas fixas.
Fidelize o cliente
Você sabe quantas pessoas passam pelo seu salão em uma semana? Qual o nome delas, dia do aniversário, que serviços fazem e quanto gastam em média? Entender o seu público e se relacionar com ele é tão importante quanto uma agenda lotada.
Aproveite o tempo em que o cliente fica na estética, que geralmente é mais de uma hora, para se aproximar, pedir feedback e mostrar a diversidade dos serviços disponíveis. Ah, não se esqueça de oferecer aquele cafezinho gostoso!
Aposte em marketing
Além do marketing corpo a corpo, invista em outras ações. Hoje, com a internet, é possível investir na sua marca de forma eficiente e com baixo custo. Mas, antes de sair enviando mensagens de WhatsApp, pergunte se a cliente gostaria de receber promoções e novidades. Tenha uma ação pró-ativa, mas não dê um tiro no pé! Facebook, Instagram e blog com conteúdos relevantes são ótimos canais de comunicação.
Agora que você já sabe a importância de uma boa gestão de negócios, busque ferramentas que possam ajudar nessas tarefas administrativas. Organização e planejamento facilitam o seu dia a dia.
Fonte: https://salao.me/blog/gestao-de-negocios-salao-de-beleza/