Montando um salão de sucesso
Montando um salão de sucesso
Posted by

Montando um salão de sucesso

 

 

Para você montar um salão, o primeiro passo é saber para quem é que este empreendimento será montado e quais os produtos e serviços irá oferecer.

O setor de beleza é, sem dúvida nenhuma, um dos mais promissores em que se pode investir. Contudo, só obtêm sucesso aqueles que realizam negócios bem feitos, coerentes e sérios, com total respeito ao cliente e atualização constante dos profissionais e do estabelecimento.

Apesar de parecer uma afirmação óbvia, é frequente presenciarmos salões que, após seis meses ou um ano de funcionamento, fecham suas portas. Uma coisa pode-se garantir: o sucesso não é apenas uma questão de sorte.  É, sim, um trabalho de planejamento global que abrange aspectos como: ponto, instalações, profissionais, administração e divulgação. É o conjunto de tudo e de todos que faz a diferença.

Em nossas consultorias, procuramos orientar nossos clientes sobre os seguintes aspectos:

 Posicionamento de Mercado (Imagem do Salão)

 Para você montar um salão, o primeiro passo é saber para quem é que este empreendimento será montado e quais os produtos e serviços irá oferecer.

O melhor negócio é o que for mais coerente à sua imagem, ou posicionamento, como quiser chamar.

Exemplo: De nada adianta fazer um salão luxuoso, com internet, jardim de inverno em um local onde há uma grande concentração de mulheres executivas, pois estas dão mais valor ao tempo que ao relaxamento. Há salões com rentabilidades fantásticas fazendo apenas serviços de manicure e escovas, porém, com uma enorme rotatividade.

O Ponto

O ponto deve satisfazer às normas legais (zoneamento, alvará etc.) e às necessidades da imagem do salão, ou seja, ter coerência com seus clientes e serviços. Lembre-se: tenha coerência para com o seu público-alvo sempre.

Visibilidade: dê importância à fachada, pois os clientes devem conseguir identificar seu salão.

Fluxo de Público: quanto maior o fluxo de pessoas em frente ao estabelecimento, maiores as chances de fluxo também em seu salão.

Aluguel: o aluguel não deverá nunca ultrapassar os 10% do faturamento bruto, e mesmo assim já é um percentual muito alto. O ideal é projetar para  5% a 7%.

Equipe de Trabalho

É, sem dúvida, uma das mais, senão a mais difícil e importante, tarefa na montagem de qualquer empresa de serviços. E em um salão de cabeleireiro não é diferente. Pelo contrário, é VITAL.
O perfil do profissional que indicamos e procuramos para os salões deve ter as seguintes características:

1)    Ser HONESTO

2)    Ser PRÓATIVO

3)    Ser COMPROMETIDO

4)    Ser MOTIVADO

5)    Ser EFICIENTE

6)    Ser AMBICIOSO

7)    Ser DETERMINADO

8)    Ser PERSISTENTE

9)    Ser HUMILDE

10) Ser ESTÉTICO, ou seja:

 Se preocupar com sua aparência;

  • Ter boa postura e apresentação pessoal;
  • Se comunicar bem;
  • Ter bom senso;
  • Saber se posicionar nos ambientes (ter um comportamento adequado);
  • Ter educação;
  • Estar asseado e limpo;
  • Ter garbo no trato com os clientes (Garbo – do Italiano – elegância nos gestos, nos modos, na apresentação, na figura, gentileza e distinção).

 Produtos e Serviços

Diferencie-se desde o início: apresente aos seus clientes novas tendências de corte, coloração, mechas, tom sobre tom, enfim, use a moda como sua aliada.

Esse tipo de trabalho mais complexo, certamente, não poderá ser comprado em supermercados ou ser feito em casa, pois exige técnica e atualização.

Venda de Produtos

Tanto em nossos projetos, quanto em nossas consultorias, sempre damos ênfase para a importância de o salão contar com um ponto de venda de produtos, e devemos sempre incentivar a venda desses itens pela nossa equipe. No Brasil, um salão bem equilibrado deveria ter como meta que 20% de seu faturamento seja fruto da venda de produtos.

Esses foram apenas alguns alertas. Devemos ter, antes de tudo, COERÊNCIA entre todos os fatores de Sucesso.

Rui Mendes –  Negócios e Beleza – www.negociosebeleza.com.br

 

 

Comments

comments

0 Comentários desativados em Montando um salão de sucesso 4232 01 janeiro, 2013 Como montar um negócio de beleza, Gestão de Clínicas de Estética, Rui Mendes janeiro 1, 2013
Rui Mendes

About the author

Rui Mendes - Negócios e Beleza – www.negociosebeleza.com.br

View all articles by Rui Mendes

Pesquisar

Parceiros

Cursos

Facebook