Marketing Olfativo nos centros de beleza e bem-estar

 

 

Trabalhar com Marketing Olfativo não é uma arte difícil, desde que sejam empregadas as ferramentas adequadas.

Quem já não entrou em um lugar e sentiu um cheiro agradável, ou desagradável, e não foi levado a algum momento muito marcante de sua vida. Quando falamos de clientes na área da beleza, devemos sempre atendê-los nos cinco sentidos. O que seria isso?

Visão: quando deixamos o espaço preparado para todos os clientes se sentirem em casa. Seja esse apelo estimulado por banner, móveis, flores, cores e etc.

Paladar: quando oferecemos um café, um chá bem aromático antes ou durante o seu atendimento.

Audição: quando deixamos uma música tranquila, seja para relaxar, ou até mais agitada para deixar o ambiente mais jovial. Tudo dependendo da proposta de trabalho.

Tato: quando entramos em contato com esse cliente, seja em tratamentos facial, corporal ou até capilar.

Olfato: entra exatamente no que estou tratando neste artigo, pois o olfato desperta os outros sentidos. Com o cheiro, conseguimos atingir uma área do cérebro chamada sistema límbico, que é relacionada com as memórias emocional e hereditária. O óleo essencial  tem uma abrangência terapêutica, pois atua em todas as esferas existentes, desde as mais densas no corpo físico até as sutis, na aura e estrutura psicológica do ser. Tem ação sobre o corpo por diferentes vias: fisiológicas/psicológicas e energéticas.

Com o Marketing Olfativo, você começa o relacionamento com o cliente, buscando criar uma identidade, uma personalidade para o seu negócio, e valorizando a marca, que dificilmente sairá da mente das pessoas. Hoje em dia, nos Estados Unidos, Europa e em alguns países asiáticos têm-se usado muito o poder olfativo para personalizar roupas, produtos cosméticos, itens de cama e banho, de festas, entre muitas outras.

Então por que não fazer isso para seu cliente? Preparar seu espaço para ficar personalizado? Criar a sua marca olfativa?

Atualmente, é possível encontrar no mercado produtos diferenciados que ajudam a se trabalhar com o olfato. Mas para que tenhamos o efeito terapêutico que desejamos para esse trabalho, devemos usar óleos essenciais (e não aromas). Portanto, busque um profissional qualificado para desenvolvê-lo, a fim de que a escolha seja adequada para seus clientes e também para o funcionário.

Por exemplo, a Lavanda é um óleo com o qual trabalhamos a ansiedade, as pessoas estressadas, entre outras finalidades. Indicamos para locais que tenham pessoas que são muito ativas ou ansiosas, clientes que queiram ser atendidas rapidamente e indivíduos estressados ao extremo. Esse óleo tem efeito calmante e, ao mesmo tempo, pode dar a sensação de liberdade, frescor e relaxamento.

É bem apropriado para colocarmos em uma recepção, claro, juntamente com um blend (uma combinação de óleos essências), onde será formada a sua Marca Olfativa.

Para colocar esse aroma em um ambiente de trabalho, devemos também fazer um estudo do profissional que irá atuar nesse espaço e da proposta que se tem para essa área, de modo a preparar um blend que fique agradável para o cliente que entra no local e também quem trabalha constantemente nesse espaço.

Por exemplo, ao usarmos o apelo visual como a chave para a compra por impulso, o olfato é a maçaneta e a fechadura para que se reforce esse apelo. E para que isso seja efetivo é necessário um profissional qualificado que entenda de óleos essenciais para essa finalidade.

O que esse profissional irá fazer para constituir sua Marca Olfativa?

Essa marca não deve ser trocada, pois representará sua empresa. Esse consultor irá  fazer um questionário para conhecer melhor o seu público- alvo, frequência, perfil dos funcionários, quais atividades irão ser efetuadas nesse local que será aromatizado.

Sempre falo para meus clientes da grande diferença entre óleo essencial e fragrância aromática. Óleo essencial tem efeitos terapêuticos, pois o aroma que é inalado é absorvido pelo cérebro. A diferença é que a fragrância é um cheiro sintético e não tem efeito terapêutico nenhum. Sua finalidade é somente dar cheiro ao ambiente.

Então quais seriam as finalidades terapêuticas?

Vou citar algumas delas:

Lavanda – antiestresse, calmante;

Yang Lang – estimulante, calmante;

Citronela – repelente, insegurança;

Junípero – antiestresse, auxilia a memória;

Eucalipto – refrescância;

Gerânio – autoestima;

Tea tree –  limpeza;

Laranja – estimula alegria.

Temos hoje uma gama de óleos essenciais muito grande. São mais de 40 tipos. A criação da sua logomarca olfativa depende exclusivamente de você, a fim de que possa criar o diferencial necessário para atuar em nosso mercado, que está cada dia mais competitivo. Trabalhar com Marketing Olfativo não é uma arte difícil, desde que sejam empregadas as ferramentas adequadas.

Luciana Cristina Prazeres Silva é Diretora da Studio Ônix, Consultora para clínicas de estéticas e aperfeiçoamentos na beleza, Terapeuta Aromática, Esteticista facial e corporal, Hair Dresser e Docente do Senac Mogi Guaçu (SP). silvaelima@hotmail.com

 

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Uma resposta em “Marketing Olfativo nos centros de beleza e bem-estar”

  1. Olá, tenho uma clínica de estética e gostaria muito de implantar o Marketing Olfativo no meu estabelecimento. Gostaria de saber onde posso adquirir todas as informações para que isso se realize, desde o estudo até a compra dos produtos. Desde já agradeço a atenção de vocês. Obrigada.

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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