Geração de valor em serviços de estética e beleza

 

 

Descobrir o que gera VALOR PERCEBIDO pelo cliente – eis um dos principais segredos para obter sucesso nos negócios.

Conhecer profundamente seus clientes e compreender quais são suas expectativas e o que ele valoriza nesse tipo de serviço é o primeiro passo para garantir sua satisfação.

A questão é simples assim: se não conheço meu cliente, não sei o que ele busca, seus gostos e preferências, como irei oferecer serviços adequados?

De acordo com o perfil da clientela, suas prioridades e valores podem variar bastante. O sutil linear entre o fracasso e o sucesso na prestação de serviços!

Algumas clientes entram no salão de beleza para fazer as unhas e uma escova no cabelo o mais rápido possível, pois dispõem de pouco tempo em sua agitada vida de executiva. Em outros casos, a velocidade dos serviços não será a principal medida de satisfação, pois se aquela mulher tirou uma folga de sua rotina de mãe e esposa para passar a tarde inteira no salão de beleza, o que realmente lhe importa é o conforto da poltrona, o ambiente aconchegante, uma boa conversa e serviços adicionais disponíveis.

Assim, ao oferecer à atarefada executiva um ambiente Zen, e para a esposa de folga um atendimento Express, o resultado em termos de satisfação será um fracasso (mesmo que tecnicamente a qualidade dos serviços seja impecável).

Por isso, é muito importante personalizar o atendimento, conhecendo melhor as preferências de seus clientes, no sentido de oferecer um pacote de serviços que melhor se adapte à suas necessidades e desejos.

Dessa forma, aos poucos, aprende-se a entender qual o real valor percebido pelos clientes. Muitas vezes, em nosso entendimento, estamos oferecendo o que há de melhor para nossa clientela, mas a sua percepção pode ser diferente da nossa. O que ele valoriza e procura pode ser o inverso do que oferecemos. Por isso, vemos, muitas vezes, excelentes salões e centros de estéticas serem montados com o que há de melhor em estrutura, equipe e equipamentos, mas em pouco tempo fecharem as portas.

 

Valor percebido pelo cliente!

 

Em prestação de serviços, o valor percebido pelo cliente é elemento estratégico para o sucesso, e seu conceito pode ser facilmente entendido pelo bom e velho “custo/benefício”. Se a qualidade percebida pelo cliente é bem superior ao custo relativo (dinheiro, tempo etc.) para adquirir o produto ou serviço, temos um alto valor percebido.

Já se o custo relativo for muito alto (local de difícil acesso, pagamento somente em dinheiro, muita espera para ser atendido etc.) e na percepção do cliente a qualidade desse serviço não for compatível com o esforço para obtê-lo, a percepção de valor será baixa.

Assim, verificamos que é possível aumentar o valor percebido sem desembolsar fortunas em estrutura e novos equipamentos ou espremer sua margem de lucro baixando os preços. Basta elevar a qualidade percebida! Ou seja, aumentar ou facilitar a percepção dos clientes em relação à qualidade de seus produtos e serviços.

 

Como elevar a qualidade percebida pelo cliente?

 

As maneiras mais rápidas e baratas de se fazer isso são (1) comunicar de forma mais eficiente as qualidades do que você vende, ou (2) incluir outros benefícios e vantagens nos serviços oferecidos.

A primeira estratégia sugere que você venda melhor seu peixe! É simplesmente apresentar de forma mais clara e explorar melhor o que você tem de bom para oferecer ao cliente.

A segunda sugestão é criar diferenciais na prestação de serviços que possam surpreender positivamente os clientes e aumentar sua satisfação. Falamos daqueles pequenos “mimos” que custam muito pouco (ou nada) e agregam um enorme valor ao serviço.

Uma rápida massagem capilar no próprio lavatório do salão, a aplicação de creme hidratante nas mãos em paralelo ao tratamento facial ou uma pequena decoração artística em uma das unhas.

Essas singelas ações ajudam a enriquecer a experiência do cliente durante sua permanência no estabelecimento e, muitas vezes, torná-la inesquecível. Entre na comunidade da revista Estética & Negócios no Ning e conte-nos mais sobre suas experiências a respeito do aumento do valor percebido pelo cliente.

 

Márcio Monson é Administrador de empresas, com MBA em Gestão de Negócios e empresário do segmento há 13 anos. Realiza assessoria e consultoria especializada em gestão empreendedora e inovação. visaoeinovacao@marciomonson.com  www.marciomonson.com

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

4 respostas em “Geração de valor em serviços de estética e beleza”

  1. gostei muito dos comentários e das dicas das esteticistas.

  2. Sou esteticista e massoterapeuta e ainda ñ montei meu negócio.
    Ou melhor montei em minha sala de casa e ainda ñ sei como começar.
    as vezes acho melhor trabalhar em salão mas eu trabalho como aux. de enfermagem e é um dia sim e outro ñ e tbm ñ tenho dinheiro p/ pagar aluguel o que eu faço?

Os comentários estão desativados.

Posts Relacionados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados