Como aumentar o lucro na clínica de beleza?

 

 

Simplesmente, sorria!  “Sorria. O sorriso ajuda-nos a descobrir motivos de alegria a nossa volta. Nossa alegria contagia os outros e a vida fica melhor.”

Existem vários pontos importantes que precisam ser analisados ao se iniciar ou mesmo prosseguir um negócio, mas nem sempre tais pontos são considerados ou revisados pelos proprietários. É por isso que muitas empresas não alcançam o sucesso e a tal sonhada “lucratividade” .

Antes de destacarmos esses aspectos importantes, veremos o que significa  lucratividade. Resumidamente, é  o que “sobra” ou “resta” depois de se retirar todos os custos, impostos da empresas, entre outras despesas, sejam elas diretas e indiretas.

Por exemplo, uma empresa fatura R$ 16.000,00, dos quais R$ 13.000,00 são despesas. Nesse caso, o lucro é R$ 3.000,00. Na verdade, devemos analisar todas essas despesas uma a uma, cuidando para não nos esquecermos de nenhum detalhe, pois qualquer “esquecimento” será prejudicial para o nosso lucro.

Infelizmente, não é o que acontece, pois muitos proprietários, antes de analisar seus custos, gastam desnecessariamente o dinheiro da empresa com contas particulares e supérfluos. Dessa forma, ao fazerem o fechamento do mês, o dinheiro faturado pela empresa não cobre todas as despesas, que fica cada vez mais no vermelho.

Durante minha experiência, trabalhando em salão de beleza, presenciei e analisei várias situações desagradáveis de gerenciamento de custos, profissionais e equipe. Geralmente, os profissionais são excelentes, mas o gerenciamento é péssimo. Não os culpo, pois é humanamente impossível associar tantos afazeres com o gerenciamento do seu estabelecimento.

É por isso que mesmo sendo empresas pequenas ou autônomas, necessitamos de um eficiente software para nos auxiliar nessa tarefa, pois  nem sempre podemos contratar um gerente ou um consultor para analisar nosso negócio. Um programa adequado poderá nos ajudar a colocar em ordem a empresa, verificando o que realmente acontece e qual a melhor maneira de aproveitarmos o que temos para aumentar a  lucratividade.

Vocês devem estar se perguntando: “- Ué? Mas cadê a fórmula para aumentar a lucratividade?”

Não existe nenhuma fórmula mágica, mas sim um jeito simples, organizado e criativo para driblarmos o terrível fracasso. E isso, meus amigos, só depende de nós mesmos, do tempo que dedicamos para colocarmos em prática todos os conhecimentos de gerenciamento que podemos adquirir em cursos, livros e mesmo na internet, que nos auxilia sobre o assunto. Afinal, ninguém nasceu sabendo, portanto, temos de nos aperfeiçoar cada dia mais sobre o nosso negócio. Se precisarem de alguma dica, me coloco à disposição: basta me enviar um e-mail ou postare suas dúvidas aqui.

Temos de sempre fazer o melhor, pois a nossa profissão é doação! Para depois colhermos os resultados.

O marketing principal é o nosso: pessoal preparado, qualidade de serviço e resultado! Com esses três requisitos simples podemos fidelizar nossos clientes e darmos um passo para o $UCE$$O!

Precisamos resgatar o marketing “arroz com feijão”, ou seja, o marketing mais simples e objetivo, que, na maioria das vezes, nos esquecemos de praticar. São eles:

1-    Telefonarmos sempre para os clientes para sabermos se ficou satisfeito com nossos serviços e, caso a resposta seja negativa, precisamos ser humildes e perguntar qual foi a razão da crítica. Se possível, é interessante convidarmos esse cliente para remarcar um horário “especial”, na tentativa de revertermos a situação.

2-   Ter sempre anotado os contatos de seus clientes: telefone, endereço, e-mail, data de aniversário, profissão, último dia em que esteve na clínica, tratamento feitos, entre outras informações importantes.

3-   Sempre que possível, devemos usar estratégias de marketing para recuperar os clientes que não frequentam mais a clínica, não se esquecendo dos mais fiéis. Por isso, é importante mantermos todos os dados deles. Dessa forma, poderemos desenvolver estratégias de marketing “acessíveis” e simples, como, por exemplo: telefonemas desejando um “Feliz Aniversário”; “Feliz dia das Mães”; “Feliz Natal”, enfim, usarmos as datas comemorativas. Se possível, presenteie seus clientes com algum “mimo”, a fim de que eles se sintam motivados a frequentar novamente sua clínica.

4-   Faça propagandas. Lembre-se: “ Quem não é visto, não é lembrado”. Reavalie métodos que realmente dão resultados para sua clínica, sejam eles: rádio, tevê, anúncios, folder, faixas, enfim, cada região pede uma determinada mídia. Pesquise com alguns anunciantes e pergunte qual o verdadeiro retorno que eles têm com esses canais. Assim é mais fácil avaliar a relação custo x benefício desse investimento.

5-   Aparência é tudo. Não importa se você tem uma clínica simples ou mais moderna, precisa sempre estar com uma boa aparência, penteada, maquiada, bem vestida e o principal: se manter sempre sorridente e simpática. Lembre-se: nossos clientes desejam ser como somos. Por isso, devemos estar impecáveis sempre. Também não se esqueça do ambiente de trabalho, que deve estar sempre limpo e organizado.

6-   É fundamental separarmos o dinheiro da empresa (clínica) de nossas despesas pessoais. Muitas pessoas fracassam por não saberem administrar corretamente esses dois fatores. Dessa forma, precisamos saber qual é a receita da empresa e qual é a sua parte. Para isso, é necessário fazermos uma tabela com os custos mensais, custos fixos e variáveis. Posteriormente, falaremos também sobre o Ponto do Equilíbrio de nossa empresa, a fim de obtermos os melhores resultados com a nossa equipe. Aguardem!

Espero que com essas dicas simples, vocês possam obter muita lucratividade e alcançar seus objetivos e sonhos.

Aline Cabral é Esteticista e Consultora para Clínicas de Estética e Salões de Beleza.  E-mail: alinecabral0501@gmail.com

 

 

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12 respostas em “Como aumentar o lucro na clínica de beleza?”

  1. Boa Noite..

    Gostei mt da matéria sobre financeira… Estou com dificuldade pra achar um planilha financeira para clinica de estética.. Alguém pode me ajudar?

  2. Conseguiu alguma planilha Fabiana?
    Se sim compartilhe comigo, pois tenho a mesma necessidade…

  3. preciso de sugestoes de planilha,faco estetica facial, corporal depilaçaoe designer em sobrancelha.e programa de gerenciamento.
    Desde ja agradeco

  4. ótimas dicas!

    Concordo contigo quando você diz que propaganda é fundamental.

    Não tem como atrair clientes de início sem uma boa propaganda.

    Entretanto , pela minha experiencia com trabalhos nesse nicho , vejo que mais de 70% das pessoas entram em um salão de beleza através de indicação.

    Nesse nicho , as pessoas valorizam demais a opnião dos outros.

    Abraços!

  5. ótimas dicas, tbem estou a procura de planilha financeira p clinica de estética e programa prático p agendamento de clientes !!! se alguém puder me ajudar , muito grata Danielle !

  6. Boa tarde!Gostei muito das dicas, são coisa que já sabia mas como vc mesmo disse devido ao tempo esquecemos o quanto isso é tão importante. Obrigada por me despertar estou precisando muito!!!

  7. Bom dia ! muito boa a dica realmente tem hora que falho com alguns itens sitados mas vou melhorar com essa dica maravilhosa Obrigada!! Aline Cabral

  8. Preciso de uma planilha para Estética. Para poder controlor melhor meus gastos.
    Podem me ajudar? Grato.

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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