Você tem um negócio ou você é um negócio?

 

 

O gerente do salão é uma peça chave para o sucesso de seu negócio, pois ele é a interface entre o líder do salão, seus profissionais, seus fornecedores e até mesmo seus clientes.

Pode parecer estranho, mas vamos analisar friamente esta pergunta. Se você precisar se ausentar durante um mês de seu salão, ele funcionará normalmente?

Se sim, parabéns! Você conseguiu criar uma estrutura operacional que lhe possibilita afastar-se de seu negócio sem que o impacto de sua ausência seja sentido. Caso contrário, é importante refletir sobre as razões que dificultam esse afastamento.

O que tenho observado em minhas consultorias é que os proprietários com esse tipo de dificuldade acabam assumindo uma grande parcela de atribuições no salão, e o que, a princípio, gera bons resultados, passa a se tornar tão desgastante que se perde eficiência e motivação em longo prazo.

Uma das soluções para esse caso é aprender a delegar as tarefas. Como? Por meio de uma boa gerência. Entretanto, para se alcançar bons resultados uma lição de casa muito importante deve estar feita: a descrição do que você quer para o seu negócio, qual é seu foco e quais são as normas e procedimentos do seu salão que farão você chegar ao seu escopo. Tendo feito essa lição de casa, aí sim você poderá sair atrás de um bom gerente, que também deverá ser bem selecionado. Importante lembrar que a responsabilidade dessa escolha é sua. Caso necessite de orientações, procure uma consultoria para auxiliá-lo nessa busca.

O gerente do salão é uma peça chave para o sucesso de seu negócio, pois ele é a interface entre o líder do salão, seus profissionais, seus fornecedores e até mesmo seus clientes. Você não deve estar 100% na linha de frente, por uma razão muito simples: o líder tem o poder do SIM e do NÃO. Em algumas situações, um “talvez” ou um “porém” podem ser usados habilmente pelo gerente, contornando situações e dando-lhe tempo para decisões mais assertivas.

O gerente faz o atendimento mais personalizado ao cliente, coordena a equipe de profissionais e suas atividades com o intuito de proporcionar um bom fluxo de funcionamento. Orienta e cobra as normas e procedimentos do salão, fazendo com que sejam mantidos sempre um bom atendimento e uma estrutura impecável de acordo com a identidade do salão.

As palavras-chave de uma boa gerência são: ORIENTAR, MOTIVAR e COBRAR.

Para que se oriente e se cobre é preciso que as informações estejam previamente estabelecidas. E a motivação é essencial para que os profissionais e colaboradores vejam seus esforços reconhecidos.

Ao delegar para a gerência tais cuidados fundamentais, certamente, o líder encontrará mais tempo e motivação para pensar em soluções estratégicas para aumentar o faturamento do salão e, claro, conseguir uma melhor qualidade de vida, que, com certeza, refletirá positivamente em seu negócio.

Rui Mendes –  Negócios e Beleza – www.negociosebeleza.com.br

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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