Você controla as despesas da sua clínica de estética?

 

 

Para se obter o tão sonhado sucesso com o seu salão de beleza ou clínica de estética sabemos que é necessário muita disciplina e se atentar para muitos fatores. Deve-se olhar para o negócio no todo. Ou seja, apenas profissionais competentes não vão fazer com que o seu estabelecimento tenha a lucratividade que você almeja. De nada adianta muitos clientes, se o negócio não está organizado por inteiro, e é neste quesito que deve entrar as habilidades e visão do dono da estética. Entender a importância de uma gestão bem feita e principalmente fazer um acompanhamento bem de perto é crucial para a clínica.

Margem de lucro “justa” = Necessidade de despesas bem alinhadas

Dentre vários fatores para o sucesso da sua clínica de estética, um imprescindível é o seu financeiro estar totalmente alinhado, neste quesito não existe margens para falhas. Afinal qualquer deslize irá comprometer o seu resultado no final do mês, e consequentemente o seu bolso.

Sabemos que nesta área da beleza a margem de lucro do proprietário é justa, afinal temos o comissionamento dos profissionais, que não é baixo, e ainda sobram todos os outros demais custos para o empresário. Ou seja, luz, aluguel, telefone, internet, segurança, marketing, alguns profissionais de carteira assinada, dentre outros custos…Tudo sai do bolso do empresário.  Botamos tudo isso na ponta do lápis e o resultado é um lucro “justíssimo”. Por todos estes motivos que não podemos falhar com o financeiro e darmos margem para perdermos dinheiro, deve-se enxugar ao máximo as despesas, e só se consegue isso fazendo um acompanhamento de perto. Lembre-se, ninguém irá fazer este serviço melhor do que você, dono do negócio.

“Não deixe as despesas fixas enganar você”   

É comum quando chego em alguns clientes para prestar a consultoria financeira, pois o estabelecimento passa por problemas financeiros, ser recebido de cara pelo empresário com um – “não tem o que cortar de despesas, já não sei o que fazer”.

Pois bem, obviamente deve-se fazer um trabalho de marketing forte para aumentar o faturamento do local. Mas de nada adiantará aumentarmos o faturamento, se o financeiro estiver desorganizado e se estivermos “gastando errado”. Eu costumo responder para o empreendedor – sempre podemos enxugar um pouco mais –

Abaixo temos algumas dicas simples para enxugar ao máximo as despesas do seu salão de beleza ou clínica de estética:

Existem despesas que não temos como fugir, como telefone, luz, aluguel, internet, segurança, software, material de escritório, produtos, dentre outros … A questão é, você acompanha estes gastos de perto? A quanto tempo você não dá uma boa olhada em algumas destas contas para verificar se a cobrança está correta? A quanto tempo você não compara algumas destas contas com o que é ofertado pela concorrência? Pois bem, a maioria dos empresários do ramo da beleza devido a correria não reserva um tempo para dar uma olhada nestas despesas, e isso acaba lhes custando um saldo a mais a pagar no final do mês.

Nunca esqueça, o negócio é seu e se você não ficar de olho, ninguém ficará por você. Primeiramente priorize o pagamento do aluguel pagando sempre em dia, se você tiver este custo é claro, pois o atraso do mesmo irá lhe trazer uma multa com um dos juros mais altos do mercado. Portanto se estiver com problemas de caixa, priorize seus pagamentos, veja aqueles que são imprescindíveis para o funcionamento da sua clínica e que também possuem encargos altos por atraso, fazendo assim com que se pague o mínimo possível de juros e multa por atraso.

Fazendo isso, agora vamos dar sequência ao raciocínio. Sabemos que as empresas de telefonia são líderes em cobranças indevidas, mas além disso, você já parou para dar uma olhada se o seu plano de telefonia está com um preço bom? A quanto tempo você possui o mesmo plano sem questionar se existe algo mais atrativo para a sua estética? Lembre-se a empresa de telefonia não vai ligar para você dizendo que o seu plano está muito alto e que existe algo mais em conta para você. Portanto, eu sei que é chato, mas não é tempo perdido, é economia feita, pense nesta conta a longo prazo. Ligue questionando os planos, veja o que é ofertado pela concorrência. Se for preciso diga que vai cancelar caso não seja bem atendido e ofertado nada de diferente, não se contente em pagar um valor exorbitante e injusto. Hoje em dia a concorrência é grande, e nada mais justo do que você se beneficiar disso. Faça isso com tudo que puder rever, empresa de segurança, TV a cabo, fornecedores, etc…

Alguns empresários questionam que é uma economia baixa, para o tempo perdido, as vezes duas horas em uma ligação para resolver um problema destes. Não concorde com isto, faça o cálculo e veja no papel o tamanho da sua economia.

Suponhamos uma economia de R$ 50,00 no plano de telefonia, uma economia de R$ 20,00 no plano de internet, uma economia de mais R$ 50,00 na sua empresa que presta segurança, uma economia de R$10,00 alterando a empresa que fornece o material de escritório ou de café. Bom aqui temos uma soma de R$ 130,00 de economia mensal. Multiplicamos isso por um ano e temos um resultado de R$ 1,560,00 que deixa de sair do seu bolso e que irá engordar o seu caixa, podendo ser investido em algo na sua estética, um aparelho novo, uma reforma, em fim algo que irá poder lhe trazer mais rentabilidade ainda, se for bem investido.

Obviamente que aqui fiz apenas um exemplo, usando contas simples que podem ser revistas. Tenho certeza que no seu salão de beleza ou clínica de estética deve existir muitos outros gastos que também podem ser revistos, trazendo assim uma economia muito maior para a sua clínica que o que foi exposto acima.

Por fim, existem diversos outros itens que devemos nos atentar para a saúde financeira do negócio. Posteriormente, irei falar de um outro lado que também podemos economizar e que com certeza tira boa parte do lucro do seu negócio. Um dos maiores vilões dos centros estéticos, os bancos, com suas taxas excessivas e a “roda viva” do cheque especial, antecipação de cartão de crédito, empréstimos, dentre outros …

Você empresário do ramo da beleza, pense melhor sobre o seu negócio.  Fique ligado no próximo artigo!

 

Daniel Nunes é Sócio-Diretor e Consultor Financeiro na Innova Consultoria Empresarial. daniel@innovaempresarial.com.br

 

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

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