União da equipe resulta no sucesso profissional no negócio da beleza

Hoje, uma equipe unida faz sucesso profissional? Ou somente você, fazendo o que é correto, se destaca e fará o sucesso que deseja? Posso dizer que os dois estão corretos, mas, infelizmente, a segunda opção demorará muito mais para ser vista.

Portanto, quando uma equipe trabalha integrada e unida para a excelência em atendimento, claro que fica muito mais fácil para esse estabelecimento ter sucesso profissional. Mas o que tenho visto nas empresas em que tenho passado é que, infelizmente, se peca por se ter medo de treinar uma boa equipe, e essa equipe vá embora posteriormente, usufruindo desse treinamento em outro lugar que não seja o seu estabelecimento.

Às vezes, são pequenos detalhes, nos quais, de início, você não gastará muito dinheiro, que farão uma diferença muito grande.

O que aprendemos sempre quando vamos atender um cliente é :

  • Saber suas necessidades.
  • Saber o que ele não gosta (para não fazermos nada que o desagrade).
  • Ser atencioso, escutar.

E, claro, executar o seu bom trabalho!

Parece ser tão simples, não? Por que será que as pessoas erram tanto?

Vou falar um pouco da área de cabelo, pois estou mais envolvida com esse setor nesse momento. Muitas vezes, vamos vender para um cliente o sonho de ter um cabelo liso, com brilho e com um corte que valorize seus pontos fortes faciais.

Mas, para tudo isso, por que muitos profissionais não fazem o que é mais simples: escutar?

Profissional que sabe decifrar o que sua cliente quer, terá um sucesso muito maior do que aquele que fica preso naquilo que ele mesmo acredita que ficará bom ou ruim para aquele cliente.

Vendemos sonhos, mesmo que esses sejam sonhos momentâneos. Uma maquiagem perde o encanto no momento que a cliente lava o rosto, mas pode durar uma eternidade na lembrança da cliente, ainda mais se os momentos forem fotografados e compuserem um álbum, que será recordado sempre.

Recentemente, fui atender uma cliente que faz tratamento facial comigo há dois meses. Uma pessoa extremamente exigente. Em um desses atendimentos, as meninas da recepção agendaram um cliente em um horário anterior ao dessa cliente, o que, consequentemente, iria atrasá-la.  E como foi previsto, houve realmente um atraso de 15 minutos.

Onde eu quero chegar falando nisso?  EQUIPE !

Essa cliente foi para sala da estética para seu tratamento, e quando ficamos a sós, ela falou para mim com muita educação: “ – Se eu sumir, não ache estranho. Mas não tolero atrasos”. Era uma cliente que nunca chegou atrasada antes.

Consegui reverter a situação, pedindo desculpas e dizendo que não mais atrasaria o horário dela.
Mas o que eu quero ressaltar é que o sucesso de um empreendimento começa logo no início. Portanto, se queremos ter sucesso, devemos nos prender aos pequenos detalhes. Devemos ter um conjunto de detalhes, que, se bem observado, faz uma grande diferença no serviço prestado, começando pelo:

  • Atendimento, seja ele por telefone ou não.
  • Organização.
  • Ser atencioso/cordial.
  • Prestar um ótimo serviço ao seu cliente.

Vamos agora esmiuçar cada um destes aspectos que mencionei:

Atendimento – Não deve ser somente da recepcionista, mas sim o atendimento vai até a finalização do seu trabalho.

Organização – Acredito que esse é um dos pontos mais importantes que devemos nos atentar, principalmente quando atendemos um nível de público que é exigente. Sempre direcionar o cliente para o local de atendimento. Esse ambiente deve estar muito bem organizado e limpo, pois precisamos encantar a cliente em seus cinco sentidos: visão, olfato, paladar, audição e sinestesia.

Portanto, para uma cliente que tem o lado visual mais desenvolvido, a desorganização irá deixá-la desconfortável. E, com certeza, em algum ponto essa cliente achará que o serviço ficou a desejar.

Atenção – Quando você vai comprar algo, você quer que a pessoa (vendedor) lhe dê a devida atenção, a fim de que entenda a sua necessidade. É a mesma coisa na área de beleza! Quem não gosta de ser atendido com cordialidade?

Atendimento – Se o estabelecimento não tem uma equipe de frente a altura de um bom atendimento, como quer que seu cliente retorne, já que tudo começa na recepção. Trata-se de uma área muito importante, pois de que adianta ter um ótimo atendimento se sua equipe deixar o restante a desejar?

Prestação de seu profissionalismo – Acredito que essa etapa é um soma de todas as outras que mencionei anteriormente. Um profissional que reúne todas as qualidades que citei, com certeza, fará o seu atendimento ser excepcional. E, claro, é preciso também ter conhecimento técnico da profissão que exerce.

A associação de todas essas pequenas coisas que, praticamente, não exigem maiores investimentos para serem transmitidas à equipe, já proporcionará resultados que serão percebidos pelos clientes. Em seguida, é preciso investir na equipe para aprimorar os conhecimentos de cada um deles. E sucesso!

Luciana Cristina Prazeres Silva é Diretora da Studio Ônix, Consultora para clínicas de estéticas e aperfeiçoamentos na beleza, Terapeuta Aromática, Esteticista facial e corporal, Hair Dresser e Docente do Senac Mogi Guaçu (SP). E-mail: silvaelima@hotmail.com

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

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