Spas e clínicas se unem para enfrentar concorrência

O setor de serviços, principalmente o voltado ao segmento de spas, viveu uma boa fase entre 2010 e 2011. Porém, com o arrefecimento da economia nos anos sequentes, esse mercado precisa encontrar alternativas para o faturamento do setor, com esforço, manter os R$ 370 milhões alcançados em 2013, segundo relatório da Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas).

A solução do mercado para o seu iminente desaquecimento é a fusão entre a gama de serviços oferecidos em spas, antes dedicados apenas aos procedimentos de relaxamento e bem-estar, com os de clínicas estéticas, voltados à beleza e aparência. “Atualmente 90% destes estabelecimentos nascem ou se adaptam para atender os dois. O mesmo acontece com as (clínicas) estéticas, que estão passando a inserir tratamentos de relaxamento no portfólio assim como o conceito e ambientação dos spas urbanos”, explica a diretora executiva da ABC Spas, Ana Paula Marques.

Tendência

A solução está se mostrando eficiente não só para os negócios, mas também para os consumidores. A empresária Ivana Dalla Zanna, proprietária do Omega 4, um estúdio para o corpo que nasceu como spa, identificou uma demanda reprimida por meio dos clientes. Aberto em 2011, o espaço atendia um público específico, já familiarizado com procedimentos de relaxamento e aulas de pilates.

“Depois de seis meses da inauguração diagnosticamos que os frequentadores, à medida que alcançavam os resultados desejados, gostariam de dar continuidade aos cuidados com o corpo e também com a aparência. Muitos deles até sugeriam que devíamos ter tratamentos de beleza”, explica.

Com isso, Ivana investiu em pesquisas na região do bairro Paraíso, em São Paulo, onde o Omega 4 está localizado. “Nos primeiros meses, a procura aumentou em média 35%. Hoje, por incrível que pareça, a busca por tratamentos estéticos já está quase equilibrada com a de spa, que é só 10% maior”, diz.

O faturamento do negócio, em média de R$ 44 mil mensais, não chegou a sofrer queda com o desaquecimento do setor de serviços e ainda consegue abocanhar a fatia de clientes que agora concentram no local mais de uma atividade. “Hoje meus concorrentes são outros spas, clínicas estéticas e até academias por causa das aulas de pilates. Muitos clientes gostam do ambiente mais silencioso para se exercitar”, analisa.

Situação semelhante a de Hilario Radra, fundador do Aum Universo em Movimento, um spa que não só passou a contemplar tratamentos estéticos, mas também de alimentação, com um restaurante especializado em refeições saudáveis.

De forma gradual, Radra, que só entrou no ramo depois de mudar radicalmente o estilo de vida e também o profissional, foi ampliando sua carta de serviços. Hoje o empreendimento atua em 13 diferentes núcleos. “Como cliente, tinha que ir a vários lugares diferentes durante a semana. Quando larguei a publicidade para montar um negócio queria resolver essa logística para as pessoas que moram em uma capital”, explica.

Está funcionando. O negócio cresceu 20% desde as implementações. Segundo Radra, 60% do movimento vem do spa, 20% de tratamentos estéticos e 20% do restaurante. “É uma questão de pouco tempo para que as receitas se equilibrem. Quando o cliente atinge sua meta com tratamento de bem estar, a seguinte é ficar bonito”, conclui.

Fonte: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20141021/spas-clinicas-unem-para-enfrentar-concorrencia/201029.shtml

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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