O Brasil é o terceiro colocado no mercado mundial de consumo da beleza e, com todas as inovações do setor, as profissionais que atuam como manicures e pedicures ganham cada vez mais relevância entre o público feminino. E muita gente quer saber: vale a pena?
Elas fazem muito mais do que deixar unhas bonitas. São capazes de transformar a auto estima de uma mulher, atuam como psicólogas, ouvintes, conselheiras e, muitas vezes, até mesmo como confidentes. Mas não importa quantas funções elas acumulam, o fato é que a manicures estão ganhando seu espaço no mercado de trabalho.
E com esse crescimento vem uma dúvida: ainda há espaço para crescer e vale a pena investir nessa empreitada? É isso que vamos te ajudar a entender no post de hoje 😉
O mercado
Nos últimos 10 anos o investimento da população brasileira com serviços de beleza cresceu mais de 500%, sendo que manicure e pedicure são alguns dos serviços procurados com maior frequência quando o assunto é tempo de pausa entre o serviço oferecido. Levando-se em conta ainda que o país está em terceiro lugar no ranking mundial de consumo de beleza, um leque enorme de oportunidades trouxe abertura para que muitas mulheres encontrassem a oportunidade profissional que faltava para apoiar nas despesas de casa e descobrir uma carreira apaixonante para atuar.
E apesar de bastante disputado (já parou para pensar quantas manicures há em seu bairro?), a realidade do mercado é muito favorável para as profissionais que atuam no setor. Com tantas inovações e novos métodos surgindo, buscar conhecimento e especializações pode ser uma maneira de se destacar em seu raio de atuação, além de ter forte influência sobre o valor do ticket médio cobrado por cada manicure.
Vantagens e desvantagens
Qualquer profissão tem prós e contras. Não adianta negar. No caso de manicures e pedicures, talvez hoje a maior desvantagem identificada por quem atua no setor é a carga horária. Afinal, quando é que a manicure mais trabalha? Quando suas clientes estão de folga. E assim lá se vão horários de almoço, finais de tarde e muitos finais de semana ao lado da família.
Mas nem tudo é tristeza. Entre as vantagens e benefícios mais elencados pelas manicures está a realização em ver o seu papel na construção da autoestima feminina. Que mulher não gosta de se sentir bonita e admirada? Pois fazer parte de um ritual de beleza e relaxamento torna essa rotina acelerada muito mais fácil, leve e satisfatória.
Como começar
Antes de qualquer coisa, estude. A grande vantagem de ser manicure é que, muitas vezes, você estuda um pouco para isso desde que nasce, cresce e começa a cuidar de suas próprias unhas. Mas essa experiência não basta para oferecer serviços de qualidade. É importante se profissionalizar, buscar cursos de especialização e técnicas de higienização e cuidados com a saúde (sua e de suas clientes), além de se manter sempre atualizada com as tendências e novidades do setor. Esse pode ser o seu grande diferencial para driblar a concorrência!
E mesmo que você não tenha muito dinheiro para investir, pode começar atendendo suas clientes em domicílio e economizar uma grana com locação ou preparação de um espaço para atendimento. E esse investimento você pode direcionar para novos cursos e especializações.
Além disso, hoje em dia você também pode contar com o apoio da tecnologia para otimizar seus negócios, manter a agenda sempre cheia e oferecer mais conforto e qualidade para suas clientes. Com o aplicativo Manicury, por exemplo, você mantém sua vida organizada, fica acessível para o público (e também economiza com divulgação) e passa a receber avaliações e reconhecimento de suas clientes, que te indicarão para novas clientes, fazendo girar mais rápido os negócios e aumentando seu faturamento.
E afinal, vale a pena?
Se você ama o que faz, sempre vale a pena! Para ter sucesso profissionalmente, a primeira coisa é gostar do seu trabalho. Lembre-se de que terá que conviver com ele a maior parte do seu tempo! Muitas mulheres entram na área utilizando a profissão como uma maneira de ajudar na renda familiar, mas acabam descobrindo uma paixão e passam a fazer de sua fonte de renda uma realização pessoal.
Hoje é possível sim receber bons salários como manicure independente ou trabalhando em salões. A variação financeira muitas vezes depende de sua habilidade, experiência e reconhecimento no mercado. Mas há manicures que conquistam seu espaço entre as clientes fiéis e chegam a ganhar até R$ 5.000,00 em períodos de primavera, verão e festas, quando o público se torna mais cuidadoso com o visual. E há ainda aquelas que crescem e se tornam profissionais de celebridades e famosas, sendo disputadas entre grandes clientes por valores que podem ser surpreendentes.
Então se você gosta do que faz, está sempre procurando agregar qualidade e inovação em seu trabalho e não tem medo de fazer as coisas acontecerem, vale muito a pena!
Fonte: http://blog.manicury.com.br/setor-em-crescimento-por-que-investir-no-mercado-de-unhas-8273/