Na hora de abrir um salão de beleza ou uma clínica de estética muitos profissionais da beleza não conseguem administrar seu próprio negócio. Sobra talento, mas falta experiência administrativa e gerencial. Neste caso, vale a pena investir em um bom curso de gestão e administração.
Até os anos 90, o mercado de beleza era um ramo pouco competitivo. Qualquer profissional alentoso conseguia conquistar clientela e fazer sucesso. Hoje, no entanto, não basta ter talento para virar empresário. Deve ter noções de gerenciamento, conhecer todo o processo, desde pagamentos até estoque, passando pelo dinheiro em caixa e tabela de preços. Só assim, pode investir em serviços diferenciais com mais segurança, garantindo o sucesso de seu empreendimento.
Há quem diga que podemos contratar alguém para administrar. Eu discordo. O proprietário precisa entender algo de gerenciamento para avaliar os resultados. Quando ele não tem esse conhecimento, fica difícil sustentar o empreendimento. Uma administração profissional é um requisito indispensável para o sucesso do seu salão, é ela que garante a satisfação do cliente e o retorno do investimento.
Alguns pilares nos quais o gestor do salão deve manter os seus olhos:
1- O controle do caixa é importante
A contabilidade de um salão não pode ser feita de forma amadora. Nada de usar o velho método em que o cabeleireiro anota no papel a quantia a ser paga no caixa e, depois de registrar, joga fora. Resultado: no final do dia o dono não tem idéia de quanto entrou no caixa. Como em qualquer negócio, deve-se sempre ter o controle absoluto de tudo: pequenos gastos, salários, formação de pessoal, estoque, aluguel. Para facilitar este trabalho, é recomendável o uso do livro-caixa. Basta anotar nele todo o dinheiro que entra e sai.
2- O controle dos gastos é fundamental
Por mais difícil que pareça, é possível controlar os gastos, por exemplo, muitos desperdícios e erros são detectados, desde o uso errado de produtos (por falta de conhecimento técnico) até o mau atendimento e o despreparo para vendas. Além disso, todo o colaborador deve ser estimulado a economizar.
3- Seja cauteloso com as finanças
DINHEIRO – Parece até “chover no molhado”, o salão de beleza precisa ter uma base financeira sólida. Tomar cuidado para não trilhar o velho e inevitável caminho do fracasso, ou seja, começar a entrar no limite do cheque especial, dos cartões de crédito e ai, a “bola de neve” está configurada. Salão que vive pedindo empréstimos com frequência demonstra desorganização. Neste caso, para que isso não ocorra, o proprietário deve preparar-se financeiramente com recursos próprios.
4- Capacitar é preciso
Ter bons profissionais, preparados, atentos ao mundo da beleza, conhecedores dos produtos que dispõem e cientes de sua responsabilidade é um quesito que agrega valor. Por isso, não tenha dúvida: mais que oferecer produtos, o salão deve contar com pessoal técnico capacitado para diagnosticar e indicar os itens adequados, principalmente quando a pessoa tem dúvidas ou dificuldades para acertar em suas escolhas.
5- O salão na direção certa
Está cada vez mais difícil não ser igual ao concorrente. Pense bem: o que antes era diferente, agora virou condição básica para um salão ir para frente: sem qualidade, preço ajustado, boa apresentação e informatização não há como se manter no mercado. Aumentar faturamento e lucratividade. Equipes bem treinadas, motivadas e eficientes. Melhorar a qualidade em atendimento ao cliente. Mas afinal, o que é um cliente? Um cliente é a pessoa mais importante do seu salão. Dependemos dele, para existência do salão… Não estamos fazendo um favor em atendê-lo, ele está fazendo um favor em nos dar a oportunidade de atendê-lo. Mais do que nunca o proprietário do salão deve estar atento às mudanças do mercado. O aumento do número de salões e do nível de exigência dos clientes requer cada vez mais atenção ao seu negócio. Afinal, a área de beleza é uma das que mais cresce no país.
Carlos Oristanio, Administrador, Técnico Contábil. Atua há mais de vinte anos em treinamentos para o setor de beleza. Sócio da ORISTANIO Consultoria. Consultor especializado em salão de beleza. Coordenador da UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul – Curso Visagismo e Estética Capilar. Professor universitário na área de Administração e Negócios com ênfase em gestão empresarial, empreendedorismo e marketing. Colaborador da Revista Cabelos e Cia e Profissão Beleza, além de inúmeros textos publicados em jornais, revistas e sites.
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