Problemas na formação de preços nos serviços de estética

 

 

Qual preço cobrar? Como cobrar? Será que meu preço que cobro é caro ou barato demais? Vou ter clientela com este preço? Se cobrar desta forma será que os clientes vão achar que meu serviço é ruim?

Estas entre outras são perguntas que os empresários se questionam no seu dia a dia na hora de tomar uma decisão de quanto cobrar pelo preço de seus produtos e/ou serviços. Esta indecisão e dificuldade ocorrem em todos os setores da economia (comércio, indústria e serviços), porém no mercado de Estética é mais grave ainda pelo fato de que quem é dono de clinica de estéticas, salões de beleza ou trabalha como esteticista ou cabeleireiro por conta própria não ter afinidade com matérias relacionadas a gestão, finanças e contabilidade e, isso reflete diretamente no seu negócio. Até os que são graduados no segmento, não tem este assunto abordado nas universidades, ou seja, o tema é muito raro e complexo.

Observamos que muitas clinicas de estética, salões de beleza e profissionais da área formam Preços de Venda de forma aleatória sem nenhum padrão, impactando diretamente no seu resultado financeiro, ou seja, algumas vezes formam o Preço de Venda baseado na concorrência e no final não conseguem arcar com seus custos pois a concorrência tem uma demanda muito maior do que a sua ou até tem custos menores, o que possibilita eles praticarem preços menores.

Outros praticam Preços de Venda sem colocar todos os custos empresariais, o que no final reflete um Preço totalmente errado, onde o empresário ou profissional da área de Estética e Beleza acha que esta ganhando 100% de lucro e na realidade esta perdendo dinheiro na prestação do serviço.

A Formação do Preço de Venda tem que passar por critérios muito sérios e no Preço de Venda tem que ser embutido todos os custos empresariais e na maioria das vezes o Preço de Venda encontrado é superior ao do mercado, onde o empresário tem que utilizar de estratégias de diferenciação para poder fundamentar ao cliente o porquê do valor cobrado ser superior ao praticado no mercado.

Para ajudar na resolução deste conflito na Formação de Preços de Serviços de Estética e Beleza, iremos no decorrer de nossa jornada de 9 (nove) capítulos ajudá-los na Formação do Preço de Venda abordando os seguintes temas que se referem diretamente ao assunto:
1. A Concorrência e a Formação de Preços.
2. Iniciando o Processo de Formação de Preços.
3. Calculando os Investimentos Físicos e Financeiros, Depreciação, Manutenção e Seguros.
4. Calculando os Custos de mão de obra.
5. Custos Fixos e Rateios.
6. Custos Variáveis – A importância da qualidade.
7. Custos de Comercialização: quais são e como reduzi?
8. Margem de Lucro e Retorno do investimento.
9. Calculando o Preço de Venda.

Após o final do nosso nono encontro vocês terão conhecido a ferramenta correta para poder utilizar para Formação de Preço de Venda de seus Produtos e/ou serviços. Saberão com exatidão quanto estão lucrando, quanto estão tendo de custos fixos e variáveis e poderão calcular facilmente seu Ponto de Equilíbrio (ponto onde as receitas se igualam as despesas), quais estratégias utilizar para diferenciar do mercado, dentre outros.

Será um prazer estar com vocês nas próximas edições e desejo a todos (as) muito sucesso!!!!!

Carlos Virtuoso é Diretor do GRUPO VIRTUOSO, Contador, Consultor Empresarial e Educador Financeiro DSOP, especialista em Gestão e Formação de Preços de Vendas e Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard. chvirtuoso@gmail.com  – www.grupovirtuoso.com.br

 

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

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