Planejamento financeiro, a sua Estética tem?

 

 

Todos sabemos a importância de um planejamento financeiro para a nossa vida pessoal. E se este planejamento já é tão importante para os nossos gastos particulares o que se dirá para o nosso negócio?

Pois bem, respondendo, este planejamento com certeza será um dos principais fatores para o sucesso da sua estética, assim como a falta dele também será um dos responsáveis pelo fechamento das portas.

Até então nenhuma novidade, correto? A questão é que quando se trata de estéticas e salões de beleza sabemos que as coisas nem sempre andam como queremos, o dia a dia é muito corrido, não se tem tempo para colocar em prática tudo o que queremos, e é aí que pecamos, vai se deixando o financeiro de lado, quando na realidade deve ser ao contrário, ele deve ser acompanhado diariamente.

Você sabe os resultados da sua estética na “ponta da língua” ???

Um bom dono do negócio sabe exatamente a situação financeira da sua estética. Sabe os meses bons e meses ruins, sabe listar seu gastos, etc…

Faço alguns simples questionamentos abaixo, mas conforme a sua resposta você já saberá como anda o controle financeiro da sua estética ou salão de beleza.

– Você possui um fluxo de caixa? Todo final de mês você vê o resultado do seu negócio?
– Você sabe na ponta da língua o faturamento da sua estética nos últimos três meses?
– Sabe a sua média de despesas mensais?
– Sabe se suas despesas estão todas em dia?
– Você faz um acompanhamento dos números para saber se a sua estética está crescendo a cada mês, está estagnada, ou pior vem perdendo receita a cada mês?

Sei que alguns empresários vão responder, “não sei, mas basta eu abrir o sistema que tiro o relatório”. E é exatamente aí que está o erro. O sistema serve para você acompanhar seu negócio, conhecê-lo em todas as pontas de forma rápida e prática e não para você tirar um relatório somente quando precisa. Veja bem, sou muito a favor do uso dos sistemas, mas primeiramente deve se alimentá-los de forma correta e principalmente deve-se usar todas as ferramentas que ele lhe entrega, se não de nada adianta tê-los.

Acompanhe o desempenho da sua estética mês a mês, assim você conseguirá enxergar o seu negócio no todo e se antecipará aos problemas.

– Se no mês de Fevereiro você teve um faturamento bem mais baixo que nos outros meses, você já sabe que para o próximo ano deve se preparar, provisionar um valor para deixar guardado. Pensar em ações de marketing para que no próximo ano consiga subir um pouco a receita.

– Acompanhe o desempenho dos seus profissionais. É normal que alguns faturem mais que outros, mas cabe a você dono do negócio identificar e incentivar aqueles que estão para “trás” a se vender mais.

– Acompanhe o número de clientes que retornam todo mês a sua estética, ou seja os fidelizados. Este número deve aumentar mensalmente e jamais diminuir, a baixa deles além de indicar que algo no interno da sua estética não vai bem, também impactará diretamente no seu resultado financeiro.

Conforme o demonstrado em alguns exemplos acima, acompanhando de perto os números da sua estética você enxerga de pronto quando alguma coisa muda, e consequentemente consegue corrigir rapidamente, evitando maiores perdas financeiras. Sem falar é claro no total controle do seu negócio, você saberá exatamente quando poderá investir na estética, saberá quando deve segurar um “pouco mais” ou até mesmo simplesmente quando uma taxa bancária aumentou de um mês para o outro, algo que certamente antes passaria desapercebido. Por fim terá o total controle financeiro do seu negócio, e o principal, a maior reclamação que vejo dos empresários da área da beleza, conseguirá enxergar o seu lucro, ver claramente o que te sobra de fato e a partir daí sim, com o negócio totalmente controlado pensar em ações para aumentar cada vez mais este lucro da sua estética ou salão de beleza.

 

Daniel Nunes é Sócio-Diretor e Consultor Financeiro na Innova Consultoria Empresarial. daniel@innovaempresarial.com.br

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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