Planejamento estratégico para espaços de beleza e estética

Todo inicio de ano é sempre a mesma coisa: a gente começa a planejar e esboçar uma imagem do que gostaríamos de fazer, mudar e realizar para este novo ciclo que chega.

E se a gente sonha e planeja nossas vidas, por que não fazer o mesmo em nosso trabalho? Esta também é a melhor época do ano para:

  • Planejar a carreira,
  • Desenhar metas para nosso pequeno negócio,
  • Criar planos de crescimento,
  • Elaborar estratégias para nossa empresa.

E isso é importante: “Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade” Walt Disney

Planejamento e estratégia são fundamentais
Porém toda e qualquer conquista de vida requer planejamento e estratégia. Não adianta somente sonhar e desejar um monte de coisas sem agir.

É preciso mais do que pensar, é preciso transformar esses sonhos em realidade. E é aí que a maioria das pessoas e dos negócios paralisam: não sabem o que fazer!

Poderia me estender aqui tentando te inspirar. Mas você, mais do que eu, sabe dos seus sonhos. Seja qual for seu objetivo e do seu salão, comece o mais cedo possível a colocá-lo em prática.

“Não há passos pequenos para grandes conquistas”

Planejamento Estratégico para seu salão de beleza, clínica ou Spa
O planejamento estratégico nada mais é do que um plano elaborado e acordado utilizado para guiar seus passos para atingir um objetivo.

Em outras palavras, imagine que você é o capitão de um barco (sua empresa) e quer levar seu barco a um destino específico (objetivo). Você irá utilizar mapas, definir rotas, cronogramas, quantidade de combustível, necessidade de marinheiros e suprimentos para a viagem de forma a conseguir atingir seu objetivo. Tudo isso que eu acabei de falar é o seu planejamento estratégico.

Planejamento estratégico serve para planejar sua:

Futura empresa,

Carreira profissional,

Empresa,

Vida pessoal.

Eu não acredito que planos devam ser complicados e por isso, tentarei fazer um passo-a-passo o mais simples possível para tentar ajudá-lo no seu planejamento!

#1 Defina seu objetivo

Esta é sem dúvida a parte mais importante do seu planejamento. Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Portanto, ter clareza na hora de definir e colocar em ordem de importância seus objetivos é fundamental.

Muitos especialistas reforçam metodologias e analises complicadas, mas eu sei que você não tempo para estudar e fazer isso e também já sabe de cabeça as minúcias do seu negócio.

Liste todos os objetivos e sonhos que você tem, exemplos:

Aumentar em X% o faturamento,
Reformar a fachada,
Ampliar o espaço do salão,
Comprar novos equipamentos,
Investir em marketing digital,
Fazer aquele curso caríssimo,
Treinar toda a equipe,
Vender a empresa para alguém,
E outros.

A minha sugestão é que você escolha no máximo 5 objetivos – entre grandes e pequenos – por vez. Lembre-se quem tem muitas prioridades não tem nenhuma!

Agora, com os objetivos escolhidos vocês deve certificar-se que eles estão descrito respeitando essas regras FUNDAMENTAIS:

Curto e o mais específico possível,
Direto e não deixar dúvidas,
Ter prazo,
Se for grande demais quebre-o em objetivos menores.
Dicas extras:

Anote os seus objetivos e olhe para eles todos os dias – Segundo uma pesquisa de Harvard, profissionais que escrevem seus objetivos em lugares visíveis possuem muito mais conquistas do que aqueles que não possuem objetivo, apenas pensam sobre eles e daqueles que apenas falam sobre os objetivos mas não o escrevem. Portanto, escreva na sua agenda, em um quadro branco no vidro ou onde você achar mais prudente.

Compartilhe o seus objetivos – Outro estudo indica que além de escrever seus objetivos, dividi-los abertamente com amigos e pessoas importantes ajudam nas chances de conquistar seus objetivos. Segundo o estudo pessoas que anotam seus objetivos e compartilham regularmente os avanços nos objetivos atingem eles 75% das vezes.

#2 Trace a estratégia

Agora você deve ter o (s) objetivo (s) bem definido (s), específico(s) e anotado(s)! Vamos então traçar a estratégia – caminho – para conquistá-lo (s). Agora você não precisa ter pressa. Algumas lições de casa podem ser transformadoras:

Pesquise, visite e investigue empresas ou profissionais de sucesso do seu mercado,
Descubra o que outros fizeram quando conquistaram objetivos parecidos,
Descubra o que não fazer com quem deu errado,
Converse com diferentes especialistas – marketeiros, financeiros, donos de outros negócios e quem mais você julgue importante.
Provavelmente você terá um turbilhão de ideias. Cuidado! Lembre-se que você deve ser flexível na sua estratégia e no seu plano mas o mais inflexível possível no seu objetivo. Um barco pode chegar a um destino por várias rotas, mas um barco sem destino não possui melhor rota! Um exemplo, do que você deverá ver ao final deste processo: planejamento estrategico para saloes, spa, clinicas Perceba que muitos detalhes só servem para complicar as coisas. Seja o mais simples possível!

Dica:

Orçamento – Provavelmente aqui você terá algumas restrições como dinheiro e tempo. Não deixe que isso interrompa este processo. Defina o orçamento que você possa arcar e se comprometer. O processo de planejamento financeiro – quanto que entra e sai, destino das verbas e etc – é um processo importante para qualquer empresa.

#3 Plano de ação
Esta é a parte mais detalhada e é a ponte entre o plano e a realização. O resultado principal desta ação é que você desdobre cada estratégia do seu plano em ações práticas. Muitas pessoas utilizam um cronograma onde visualiza e controla todas ações necessárias, responsável, status da ação e prazo.

#4 Acompanhamento
Você tem objetivo, estratégia e um plano de ação. Ótimo! Mas aí a rotina começa e isso tudo se perde até o inicio do ano seguinte. Não faça isso, por favor!

Muita gente acha que você deve ter reuniões longas, planilhas complexas e um gestor formado para conseguir fazer isso rodar dia a dia na empresa. Mentira! Você precisa apenas de disciplina. Não é fácil, mas não é nada que não está ao seu alcance!

Cada empresa e pessoa possui sua forma, eu particularmente acho que se você seguir religiosamente algumas práticas você estará dando passos em direção ao objetivo. Por exemplo,

Reuniões semanais de acompanhamento de no máximo 1 hora e de preferência ás segundas com todos envolvidos no plano,
Um documento – papel, quadro branco, planilha ou o que for – para controle e acompanhamento do plano de ação.
É claro, que você pode criar outros mecanismos. Mas com um encontro formal periódico e um documento de acompanhamento você estará no caminho!

Dica:

Resultado é o que importa – Muitas vezes o seu plano irá mudar por diferentes razões. Não se irrite! O mais importante é que você consiga acompanhar e mensurar os resultados do seu plano. Exemplo, se seu objetivo é ter 100 novos clientes todo mês, é essencial você medir os novos clientes todos os dias, semanas e meses. E não ser fanático com o seu plano de ação, ele é apenas um guia, lembre-se disso.

RESUMO
O inicio do ano é a melhor época para refletir e desenhar o futuro, seja pessoal, profissional ou da empresa. Mas só sonhar não basta é preciso agir! O planejamento estratégico é uma ótima maneira de transformar pensamento em ação. Comece hoje mesmo o seu plano:

Defina o seus objetivos de forma simples e específica (1 a 5 objetivos, mais do que isso é muito),
Escolha estratégias criativas e inteligentes para atingir seu objetivo,
Estabeleça um plano detalhado de ação para executar as estratégias,
Acompanhe religiosamente os avanços e execução do plano.

Espero que tenha ajudado você de alguma forma.

 

Fonte: http://www.universidadedabeleza.com/planejamento-estrategico-para-espacos-de-beleza-e-estetica-como-fazer/

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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