O “terror” das Clínicas de Estética e Cabeleireiros

 

 

Recebemos a visita da Anvisa, tomamos o maior susto, pois estamos no ramo de estética e Beleza há 23 anos, trabalhando sempre com muita dedicação e organização em todo o sentidos

No primeiro impacto  foi muito ruim, ficamos muito chateadas, pois o pessoal entra vendo tudo, tudo mesmo, vão entrado, vendo as datas de validades dos produtos,abre todos os armários , olham até o ralo.

A nossa pergunta era ?

Será que foi cliente? Fornecedor ? Concorrente?… enfim ,gostaríamos de saber quem havia denunciado, mas isso não era o  mais importante e sim usar em beneficio para a nossa clínica.

A Anvisa vistoria tudo da empresa (documentação, higiene, salas, organização, funcionários, material de utilização, material de esterilização, não recebemos  nenhuma  multa, somente uma notificação para algumas mudanças.

Comecei a pesquisar realmente todos os documentos que precisa e providenciar, percebi que não sabia de  muitos documentos, pois minha empresa de 23 anos, sempre me atualizando em congresso, contadora, sindicato, associação, etc…..

Nunca me informaram que precisava destes documentos.

Por isso vamos passar algumas dicas que a Anvisa pede para ficar tudo certinho , e não tomar susto quando receber está visita.

Documentação: para deixar tudo em uma pasta bem organizada na recepção para quando vc tiver uma inspeção:

  • Contrato Social
  • CCM Cadastro  de contribuinte  mobiliário.
  • Cnpj ou cpf
  • Contrato  com Empresa tipo:Lavanderia , manutenção….
  • Cadastro Limpurbi ( se tiver serviço de podólogo)
  • CVMS-Cadastro Municipal  de Vigilância Em Saúde.
  • Comprovante  de curso e formação
  • Contrato de manutenção de equipamentos
  • Equipamentos  de estética com registro no ministério da saúde.
  • Carteira de vacinação de funcionários expostos as riscos como podólogo e manicure
  • Certificado  de controle de pragas , acompanhado de licença sanitária .
  • Planilha de limpeza de caixa d’ água e ar condicionado.
  • Auto de vistoria do corpo de bombeiro.(AVCD)
  • Manual de Rotinas e procedimentos (sempre em uma pasta na recpçaõ)

Umas das coisas que deu mais trabalho  foi o manual da rotina e procedimento , pois temos muitos itens para informar, vou passar como fiz , pois o pessoal da Anvisa me falou que foi uns dos melhores já vistos  e é uma ótima pasta para deixar na recepção para mostrar tb para o cliente e funcionários de que forma que trabalhamos com toda a segurança  , higiene,organização a serviço do cliente e do funcionário.

  1. Identificação do estabelecimento (todas as informações da empresa como ex: CNPJ, endereço etc…
  2. Objetivo do estabelecimento
  3. Atividade executadas
  4. Profissionais que atuam na empresa.
  5. Tipo de procedimento realizado no local na rotina do dia a dia.( horário de atendimento, todo serviço deve ser explicado, para que serve ,como se atende , quanto tempo demora cada atendimento.Tipo de material utilizado , em cada procedimento ( colocando cada produto , aparelho e material com os registro na Anvisa ou ministério da saúde.)
  6. Esterilização, Higienização dos ambientes, especificando como é feita a manutenção e limpeza dos aparelhos
  7. Registro do paciente( ficha de anamnese de cada atendimento)
  8. Equipamento de proteção individual….

Esses procedimentos que citamos acima são somente documentações!

Não esquecendo de todos os procedimentos de sala de atendimento e suas regras.

Por isso se tiver montando uma clínica ou um cabeleireiro, não vá somente pela decoração e sim com o procedimento adequado para a Anvisa.

Ex: Todas as  lixeiras tem que ser com pedal, não pode ter nenhum tapete de tecido, identificação nos esborrifadores, data de esterilização de alicates de manicures com data e quem fez está esterilização…dentre outras.

O importante é saber que todos os dias estamos aprendendo e nos atualizando para q possamos atuar com tranqüilidade de profissionalismo!

Ana Cristina Soares é Empresária com formação em Administração. Atualmente, é Responsável pela Crislú Estética. Participou de vários cursos na área e, hoje, conta com duas unidades de sua clínica e uma equipe composta por 32 profissionais. contato@crislu.com.br www.crislu.com.br    

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

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