O que você precisa saber antes de abrir sua Clínica de Estética

 

 

É visível o crescimento do número de clinicas de estética em todo o Brasil. As esteticistas fazem grande sucesso com seus tratamentos para gordura localizada, celulite, flacidez, sem contar nos protocolos faciais, que prometem diminuir as rugas, marcas de expressão, tratamento de limpeza de pele, hidratação etc.

Une-se a alta demanda pelos serviços, onde clientes buscam um corpo sarado e um rosto “perfeito” e o grande desenvolvimento das técnicas, através da tecnologia existente em aparelhos de estética que facilitam a vida da profissional de estética e de quebra ainda garante um resultado melhor e mais rápido para a cliente,  fatores que  acabaram causando um boom no mercado de estética nos últimos anos,  chamando a atenção de profissionais de diversas áreas que largaram suas profissões de origem para investir toda a as energia em uma profissão lucrativa e gratificante, além de investidores, que mesmo sem entender nada de procedimentos estéticos  abriram suas clinicas para aproveitar as altas margens de lucro praticadas neste negocio.

Todo este movimento criou uma grande concorrência, fato que não considero ser negativo, pois a concorrência é benéfica para o mercado em si e não deixa que o empreendedor “durma em berço esplendido” pensando que pode fazer o que quer. O grande problema está em ma concorrência desleal, quando se coloca um preço muito abaixo do praticado no mercado, oferecendo serviços de má qualidade e deixando os bons profissionais com a imagem prejudicada perante os clientes.

A concorrência desleal já era uma preocupação das profissionais de estética e inclusive foi tema de minha palestra para as clientes da loja estética em duas oportunidades, mas o pior ainda estava por vir. Em 2010 iniciou-se no Brasil uma pratica que julgo  extremamente prejudicial para todo o mercado de estética:  A venda de pacotes de estética em sites de compras coletivas. Serviços a preços minúsculos que não dão lucro na maioria dos casos.

Aquela pessoa que pensa em abrir a sua clinica de estética deve ficar atenta a este fator e analisar a possibilidade de entrar ou não neste jogo. É um problema e tanto, pois o dilema é ganhar pouco com os sites de compras coletivas ou disputar com as milhares de clinicas de estética que estão participando deste sistema de vendas, os tão sonhados clientes, fazendo eles enxergarem que o bom serviço tem o seu preço, conquistando-os com bom atendimento, qualidade e ótimos resultados no tratamento.

Se este é o caminho que você quer seguir lhe dou algumas dicas para se destacar entre as demais:

  • Antes de abrir sua clinica, procure o SEBRAE de sua cidade. Faça um plano de negocio para testar a viabilidade de sua clinica.
  • Tenha muito cuidado ao escolher o local onde será instalada sua clinica.
  • Tenha uma equipe qualificada com formação em estética.
  • Deixe bem claro a qualidade de sua equipe e exponha os certificados de seus profissionais.
  • Ofereça soluções personalizadas aos seus clientes e não serviços prontos. Cada cliente tem uma necessidade diferente.
  • Contrate profissionais que também saibam vender serviços e produtos.
  • Dê aos seus profissionais treinamentos constantes.
  • Venda também produtos home care para seus clientes.
  • Use sempre aparelhos de estética e cosméticos com registro na Anvisa.
  • Use cosméticos de qualidade, que dê aos clientes bons resultados.
  • Use produtos descartáveis.

Quando uma esteticista decide abrir sua clinica de estética, ela deve saber que somente o seu conhecimento técnico em massagens e tratamentos de estética não basta para se ter um negócio de sucesso. É preciso conhecimentos em administração de empresas, ou que se tenha alguém que possa fazer essa parte: Um sócio, filho, marido ou até um administrador contratado para essa tarefa.

Há pontos importantes na administração que você precisa se atentar:

  • Negociação.
  • Finanças.
  • Gestão de Pessoas.
  • Gestão de estoques.
  • ETC

A verdade é que esse mercado cresce ano a ano com taxas superiores a media do mercado e ao PIB nacional, e se você iniciar sua preparação desde cedo, com muito empenho e estudo, planejamento e organização terá tudo para criar uma clinica de Sucesso, respeitada por todos e reconhecida pela sua excelência nos serviços.

Boa sorte!

Cristiano dos Santos é fundador da Loja Estética, palestrante e autor do DVD “O Perfil Empreendedor do Profissional de Estética”. cristiano@lojaestetica.com.br

 

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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