Motivos para conhecer melhor quem frequenta sua clínica de estética

As clínicas estéticas estão cada vez mais procuradas por pessoas de diferentes faixas etárias e classes sociais. A busca por uma aparência melhor, que satisfaça os gostos e desejos de mulheres, homens, adolescentes e até crianças, está se tornando um fator preponderante na vida das pessoas.

Essa variedade e diversidade de clientes é responsável pela crescente do mercado de estética, que mesmo diante da crise que assombra o Brasil, segue sendo promissor em comparação com outras áreas.

Mas se por um lado a procura é grande, o aumento nos empreendimentos voltados ao bem-estar e à beleza é igualmente notável, tornando necessário que cada clínica estética encontre formas e estratégias para se diferenciar em seu segmento, por isso, quanto mais se conhece os pacientes, melhor se torna o atendimento.

A busca pela fidelização é fundamental

A concorrência é realmente forte quando o assunto é a oferta de serviços e tratamentos estéticos, por isso, a conquista do público é uma das preocupações diárias do trabalho, mas, além disso, manter esse público e fazer com que ele retorne sempre é tão importante quanto, ou mais, do que trazê-lo pela primeira vez.

Independentemente se a clínica estética oferece vários ou apenas um serviço específico ou se é de pequeno, médio ou grande porte, é interessante que o perfil do público seja conhecido para que o atendimento seja satisfatório.

É comum e aconselhável que se estabeleça o nicho ao qual a clínica estética se direciona antes da fixação e da abertura do empreendimento, por exemplo, se o que é ofertado é voltado para jovens ou mais velhos, se os serviços são para a demanda feminina, masculina ou abrangente a ambos e o que se oferece é de valor financeiro baixo, alto, etc.

No entanto, tais características podem mudar ao longo tempo, seja pelas alterações do que se oferece ou das tendências e solicitações dos próprios pacientes.

É por esse motivo que a clínica de estética que se preocupa com necessidades que vão além do tratamento rotineiro tendem a ganhar preferência e, sobretudo, receber marketing espontâneo, o popular “boca a boca”.

Como a clínica estética conhece seus pacientes?

O ponto chave de qualquer empresa é o cliente. É ele quem faz girar os recursos financeiros e mantém o negócio em evidência e na ativa. Por essa razão, a busca por satisfazê-lo é tão importante.

Logo após determinar quais serão as principais necessidades atendidas na clínica, é possível ter um panorama geral de como são os pacientes e, por meio disso, o empreendedor vai compreender o que e como disponibilizar, prezando pela qualidade dos produtos utilizados e da qualificação dos profissionais envolvidos.

Uma forma de conhecer melhor e com eficácia o público, é perguntar diretamente a ele o que precisa e o como espera que isso seja atendido. Essa estratégia pode ser realizada com questionário presencial na própria clínica ou via site e redes sociais (em que o alcance é maior).

Porém, embora o contato direto sirva para deixar evidente em âmbito geral o que os pacientes esperam da clínica, é determinante também que nunca se perca de vista o que está fora do território já conhecido.

Se um dos objetivos para compreender melhor os consumidores é a fidelização a fim de se manter à frente da concorrência, então não é seguro que a ignore. É por meio de clientes e ações de outros negócios do mesmo ramo que é possível visualizar e analisar novas opções de oferta para os pacientes. Surpreende-los também é conhecê-los.

O marketing de relacionamento em uma clínica estética

Uma das principais características existentes nos atendimentos voltados à estética é a pessoalidade existente entre paciente e profissional. Isso se deve muitas vezes porque embora sejam feitos tratamentos, eles não são necessariamente voltados à cura de alguma doença e sim o contrário, retirando o peso que normalmente existe em clínicas de outros segmentos.

Deste modo, mais do que ter uma visão geral de como são os frequentadores da clínica estética, é possível conhecer cada um conforme as especificidades e personalidades e assim oferecer atendimento personalizado durante os procedimentos.

Cria-se, portanto, um vínculo que amplia o leque de possibilidades de contato, fidelização e prospecção de pacientes. Isso também pode ser chamado de marketing de relacionamento e se expande para antes, durante e depois da visita ao estabelecimento.

As ferramentas também se ampliam, partindo para a rede particular dos usuários e para a internet, dando visibilidade à clínica estética e dando início a um novo ciclo de conquista, reconhecimento e fidelização do cliente.

No fim das contas, o bom conhecimento do perfil dos pacientes se converte em atendimento de qualidade, fator preponderante para o consumidor de qualquer mercado e determinante no processo de decisão, ainda mais em uma clínica estética, que atua em um aspecto delicado e de importância considerável para as pessoas.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Fonte: http://blog.imedicina.com.br/perfil-paciente-clinica-estetica-artigo-st/

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

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