As clínicas estéticas estão cada vez mais procuradas por pessoas de diferentes faixas etárias e classes sociais. A busca por uma aparência melhor, que satisfaça os gostos e desejos de mulheres, homens, adolescentes e até crianças, está se tornando um fator preponderante na vida das pessoas.
Essa variedade e diversidade de clientes é responsável pela crescente do mercado de estética, que mesmo diante da crise que assombra o Brasil, segue sendo promissor em comparação com outras áreas.
Mas se por um lado a procura é grande, o aumento nos empreendimentos voltados ao bem-estar e à beleza é igualmente notável, tornando necessário que cada clínica estética encontre formas e estratégias para se diferenciar em seu segmento, por isso, quanto mais se conhece os pacientes, melhor se torna o atendimento.
A busca pela fidelização é fundamental
A concorrência é realmente forte quando o assunto é a oferta de serviços e tratamentos estéticos, por isso, a conquista do público é uma das preocupações diárias do trabalho, mas, além disso, manter esse público e fazer com que ele retorne sempre é tão importante quanto, ou mais, do que trazê-lo pela primeira vez.
Independentemente se a clínica estética oferece vários ou apenas um serviço específico ou se é de pequeno, médio ou grande porte, é interessante que o perfil do público seja conhecido para que o atendimento seja satisfatório.
É comum e aconselhável que se estabeleça o nicho ao qual a clínica estética se direciona antes da fixação e da abertura do empreendimento, por exemplo, se o que é ofertado é voltado para jovens ou mais velhos, se os serviços são para a demanda feminina, masculina ou abrangente a ambos e o que se oferece é de valor financeiro baixo, alto, etc.
No entanto, tais características podem mudar ao longo tempo, seja pelas alterações do que se oferece ou das tendências e solicitações dos próprios pacientes.
É por esse motivo que a clínica de estética que se preocupa com necessidades que vão além do tratamento rotineiro tendem a ganhar preferência e, sobretudo, receber marketing espontâneo, o popular “boca a boca”.
Como a clínica estética conhece seus pacientes?
O ponto chave de qualquer empresa é o cliente. É ele quem faz girar os recursos financeiros e mantém o negócio em evidência e na ativa. Por essa razão, a busca por satisfazê-lo é tão importante.
Logo após determinar quais serão as principais necessidades atendidas na clínica, é possível ter um panorama geral de como são os pacientes e, por meio disso, o empreendedor vai compreender o que e como disponibilizar, prezando pela qualidade dos produtos utilizados e da qualificação dos profissionais envolvidos.
Uma forma de conhecer melhor e com eficácia o público, é perguntar diretamente a ele o que precisa e o como espera que isso seja atendido. Essa estratégia pode ser realizada com questionário presencial na própria clínica ou via site e redes sociais (em que o alcance é maior).
Porém, embora o contato direto sirva para deixar evidente em âmbito geral o que os pacientes esperam da clínica, é determinante também que nunca se perca de vista o que está fora do território já conhecido.
Se um dos objetivos para compreender melhor os consumidores é a fidelização a fim de se manter à frente da concorrência, então não é seguro que a ignore. É por meio de clientes e ações de outros negócios do mesmo ramo que é possível visualizar e analisar novas opções de oferta para os pacientes. Surpreende-los também é conhecê-los.
O marketing de relacionamento em uma clínica estética
Uma das principais características existentes nos atendimentos voltados à estética é a pessoalidade existente entre paciente e profissional. Isso se deve muitas vezes porque embora sejam feitos tratamentos, eles não são necessariamente voltados à cura de alguma doença e sim o contrário, retirando o peso que normalmente existe em clínicas de outros segmentos.
Deste modo, mais do que ter uma visão geral de como são os frequentadores da clínica estética, é possível conhecer cada um conforme as especificidades e personalidades e assim oferecer atendimento personalizado durante os procedimentos.
Cria-se, portanto, um vínculo que amplia o leque de possibilidades de contato, fidelização e prospecção de pacientes. Isso também pode ser chamado de marketing de relacionamento e se expande para antes, durante e depois da visita ao estabelecimento.
As ferramentas também se ampliam, partindo para a rede particular dos usuários e para a internet, dando visibilidade à clínica estética e dando início a um novo ciclo de conquista, reconhecimento e fidelização do cliente.
No fim das contas, o bom conhecimento do perfil dos pacientes se converte em atendimento de qualidade, fator preponderante para o consumidor de qualquer mercado e determinante no processo de decisão, ainda mais em uma clínica estética, que atua em um aspecto delicado e de importância considerável para as pessoas.
É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.
Fonte: http://blog.imedicina.com.br/perfil-paciente-clinica-estetica-artigo-st/