Mercado da Estética e as Classes Sociais

Atualmente passamos por uma crise financeira que vem desestruturando o país. Apesar disso a indústria dos cosméticos faturou mais de R$ 100 Bilhões no ano de 2015. Sem duvida é o setor que não para de crescer.

O Brasil hoje é o terceiro maior mercado em consumo de produtos de cosméticos, estando atrás apenas dos EUA e China. O país tem 10,1% de participação no mercado global, contra 11,1% do Japão e 14,8% dos EUA.

O cenário é resultado da mudança de comportamento dos brasileiros, cujo poder aquisitivo aumentou, em decorrência do desenvolvimento econômico. Recentemente uma pesquisa mostrou que as famílias da classe B são as que mais gastam com serviços de cabeleireiro, totalizando R$ 281 milhões por mês, o que corresponde a 39% da renda familiar. Em valores absolutos, a classe E, é a que menos gasta, R$ 138 milhões por mês. Mas quando se compara a variação dos gastos, essa classe é a segunda que mais gasta, com 54%, ficando atrás apenas da classe C. Ainda de acordo com o levantamento, a região Sudeste é onde há o maior gasto com os produtos de beleza, R$ 536 milhões, o que corresponde a uma fatia de 53% no país.

Apesar de todos esses bons índice, no futuro poderá sofrer perdas. Um pouco mais de 02 anos, houve a extensão do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para distribuidores inter independentes. O governo quis aumentar a arrecadação do IPI tributando o atacado (distribuidor). Antes, não pagava IPI na compra dos produtos. Agora paga! Isso é comum no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), cobrado pelos Estados. O IPI, como o nome já diz, é cobrado da indústria. A incidência desse imposto sobre o setor atacadista é considerada, por especialistas, uma situação especial. Desta forma haverá bi-tributação, e isso provoca o aumento no preço final dos produtos. Desta forma, quem sofre são os consumidores finais (profissionais e clientes).

Mas isso não impediram que cada vez mais pessoas busquem profissionais para melhorar a auto-estima. Muito pelo contrário, cada vez mais salões são abertos e serviços são oferecidos. A demanda é cada vez maior. Esses resultados mostram um Brasil economicamente forte, onde mais pessoas se inserem no mercado da estética para atender um público cada vez mais exigente e tudo isso se resume a uma palavra: consumo!

Os homens estão cada vez mais preocupados em se cuidar, também por exigência do mercado de trabalho. Pesquisas mostram que o aumento da procura foi de 20% em três anos, alem de 1,6 milhão de homens também passaram por cirurgias no ano passado.

O faturamento do setor ano passado foi de R$ 101,7 Bilhões, 1,8% do PIB nacional. Atingindo o crescimento nominal de 11%. O ano de 2016 já apresentou muitas novidades no setor e vamos apostar na continuidade no crescimento expressivo, pois os brasileiros vaidosos e exigentes saberão driblar a possível crise.

Com o aumento da economia deste ramos, aumenta-se os riscos dos processos judiciais, mas quem estiver atento os cuidados necessários, muitos deles já debatidos em edições passadas, estará protegido dos possíveis processos judiciais.

E jamais esqueçam! No mundo contemporâneo que vivemos não podemos esquecer da importância da interdisciplinariedade na vida do profissional. A atualização constante e orientações de profissionais de outras áreas (administradores, contadores, advogados, médicos…), complementará as a formação do profissional da estética e beleza, e assim alcançando o sucesso. ​

Luiz Carlos Júnior

Advogado (155.492). Conselheiro e Diretor Executivo da OAB Niterói.

Tel.: (21) 9.9513-6285 (What) Instagran: @juniornit84

E-mail: juniornit20@hotmail.com

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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