Mercado da beleza dribla crise

 

 

O mercado de beleza encontra-se entre os setores menos suscetíveis a crises econômicas. É o que mostra pesquisa divulgada pelo Instituto Fecomércio do Distrito Federal, em abril deste ano. O estudo aponta que o serviço de cabeleireiros, por exemplo, sofreu retração de apenas 5,29%, em comparação ao ano passado, enquanto o segmento de promoção de vendas — segunda vertente menos afetada — apresenta contração de 10,74%. No âmbito nacional, houve uma retração de 9,78% nos serviços prestados em salões em relação a 2014. Já os produtos profissionais vendidos sofreram queda de 13,54%, segundo a Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB).

Proprietária do salão Universo Masculino há 3 anos, Naiara Borges, 27 anos, apresenta uma explicação simples para a configuração deste cenário: a imagem pessoal é o cartão de visita de cada um. “O setor de beleza nunca vai morrer porque a apresentação visual é item de extrema importância para a obtenção de vagas no mercado profissional ou o ingresso em grandes círculos de socialização. Isso é muito evidente hoje em dia”, comenta.

O bom posicionamento mediante a crise, no entanto, exige muito esforço dos empresários. Eles usam a criatividade e se desdobram para criar diferenciais na área de trabalho e atrair o público. O salão de Naiara, por exemplo, é, além de um espaço de beleza, um local de entretenimento e interação. A primeira característica é clara: apenas homens são atendidos. “Os rapazes se sentiam intimidados por receberem cuidados no mesmo local em que mulheres. Aqui, eles ficam à vontade para passar por quaisquer procedimentos”, explica a proprietária. A loja conta ainda com mesa de sinuca, videogames, venda de bebidas e programas esportivos, além de planos de fidelização.

As medidas agradam aos clientes. “Aqui, não temos que esperar os tratamentos de beleza femininos, que geralmente demandam mais tempo para a realização. E mais: sempre venho com os meus amigos na sexta-feira. Fazemos a barba ou cortamos o cabelo, bebemos um pouco, batemos papo e, depois, partimos para as festas”, conta o empresário Fernando Éverton, 28, cliente do salão há cinco anos.

O constante processo de reinvenção do ramo exige, além de adaptações nos espaços físicos, mudanças que agradem o bolso dos clientes. Por isso, Ricardo dos Santos, empresário no setor de beleza há 15 anos e proprietário de um salão que leva seu nome, oferece promoções semanalmente. De acordo com o cabeleireiro, pessoas que visitavam o estabelecimento uma vez por semana agora comparecem a cada 15 dias. “O salão de beleza é algo supérfluo, mas, ao mesmo tempo, necessário. Então, temos que oferecer condições para que o cliente continue nos visitando, mesmo que com menor frequência. De terça a quinta-feira, promovemos serviços com percentuais de cobrança menores. Em fins de semana, damos desconto para os que pagam em dinheiro”, explica.

Outra técnica utilizada por Ricardo é abrir as portas do centro de beleza para a apresentação de empresas que ofereçam novos produtos. O salão oferece, por último, atendimento residencial, em casos específicos, com freelancers — e processo de seleção é rigoroso. “Buscamos pessoas capacitadas. Geralmente, aceitamos indicações, mas o profissional tem que apresentar certificados”, ressalta.

Fonte: http://www.rondoniaovivo.com/noticia/mercado-da-beleza-dribla-crise/157690

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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