Iniciando o processo de formação de preços nos serviços de estética

 

 

Para iniciar o processo de Formação de Preço de Vendas em Clinicas de Estéticas e Salões de Beleza é importantíssimo que o empreendedor faça um levantamento de todos os itens que ele esta investindo ou já investiu no empreendimento. Dentre estes itens estão os Investimentos Físicos e Investimentos Financeiros.

Investimentos Físicos – são todos os equipamentos que foram comprados ou que ele vai comprar caso esteja iniciando um negócios. Todos os itens devem ser relacionados e feito um inventário. Basta que em uma planilha em Excel ele insira cada item, com seu valor unitário e a quantidade adquirida. Dentre os itens temos: mesas, autoclave, cadeiras, lavatórios, carrinhos, macas, armários, mochos, etc. Não se pode esquecer nenhum item. È importante que o empreendedor saiba quanto de investimento físico ele tem em seu empreendimento, o tempo de vida útil de cada um deles e sua taxa de depreciação9 que abordaremos em um outro artigo).

Investimentos Financeiros – Neste item o empreendedor vai verificar quanto ele pretende investir ou já investiu em investimentos financeiros, que são investimentos não palpáveis mas que representam um grande valor para o empreendimento. Dentre estes investimentos temos: Custos com legalização e Registro de Marca (é importante ressaltar que poucos empresários lembram-se de investir no Registro de sua Marca e/ou Patente), estoques, capital de giro (que aconselhamos ser o valor de 6 vezes o valor dos custos fixos). Com um capital de giro de 6 vezes o valor dos custos fixos o empresário tem a segurança que no mínimo 6 meses o negócios dele irá se manter mesmo com pouca clientela. É importante lembrar que o valor não precisa ser dinheiro do empreendedor, porém é importante que o mesmo tenha linhas de crédito em bancos para pode utilizar quando necessários.

A soma dos Investimentos Financeiros mais os Investimentos Físicos nos leva ao Investimento total do empreendimento. È importante que saibamos o valor do investimento total para que possamos após a Formatação do Preço de Venda e o resultado liquido podermos calcular o Prazo de retorno do investimento, para verificar se o investimento é viável ou não.

Outra importância de sabermos o valor do investimento total é para que possamos no futuro poder ofertar nosso negócio em modelo de franquia (daí mais uma vez a importância do Registro da Marca e/ou Patente) ou vender diretamente para um empreendedor interessador ou captar investidores. Muitos empreendimentos perdem a chance de decolar com investimentos por não saberem o valor do seu negócio.

Este é o primeiro passo para a formatação do preço de venda: Levantamento dos Investimentos Físicos e Levantamento dos Investimentos Financeiros.

Na dúvida de como fazer estes levantamentos aconselhamos a contratação de um consultor para elaboração do seu Plano de negócio.

Planeje seu negócio antes de iniciar, Planejamento é a arte do sucesso!!

Carlos Virtuoso é Diretor do GRUPO VIRTUOSO, Contador, Consultor Empresarial e Educador Financeiro DSOP, especialista em Gestão e Formação de Preços de Vendas e Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard. chvirtuoso@gmail.com –  www.grupovirtuoso.com.br

 

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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