Sua empresa precisa identificar os segmentos de mercado específicos que você deseja conquistar. Analisar o potencial do mercado onde será iniciado seu negócio é fundamental.
Mercado
Os centros de estética multiplicam-se a cada dia, sobretudo, nas grandes capitais. Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que eles compram e por que eles compram, como são feitas as compras, quando eles compram e suas tendências de compra é algo essencial ao sucesso de seu negócio.
A maioria das empresas bem-sucedidas está constantemente em mudanças, oferecendo oportunidades e apresentando ameaças. Conhecer e analisar os consumidores, concorrentes, fornecedores e o ambiente macroeconômico é algo muito importante, no sentido de revisar e se adaptar aos novos desafios e oportunidades do mercado. Uma visão de fora para dentro em seu futuro negócio e uma análise do próprio mercado em que você vai entrar, é um instrumento estratégico para seus objetivos.
Sua empresa precisa identificar os segmentos de mercado específicos que você deseja conquistar. Analisar o potencial do mercado onde será iniciado seu negócio é fundamental. Nessa análise, pode-se verificar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores etc.
Com o ingresso do público masculino e da melhor idade no mercado de beleza, a tendência é que haja aumento continuado na procura por esses serviços.
Estrutura
A escolha de um ponto comercial é essencial. Deverá ser considerado o que tiver melhor acesso de clientes, visibilidade e proximidade com o público-alvo. O espaço necessário dependerá da capacidade de investimento em equipamentos. Alguns deles exigem salas próprias e instalações especiais. As partes hidráulica e elétrica, inclusive averiguando-se a capacidade elétrica do local, deverão ser investigadas com o máximo cuidado.
Pessoal
Todas as pessoas que trabalham com você devem ter algumas características para saber atender bem, tais como a habilidade em ouvir e atender os clientes, naturalidade na orientação dos clientes, boa vontade, persistência e paciência, além de saberem negociar, possuírem equilíbrio emocional, saberem identificar as necessidades dos clientes, terem iniciativa, agilidade e presteza no atendimento e serem capazes de identificar o perfil do usuário etc. Tais características podem ser adquiridas por meio de treinamentos, o que deve ocorrer periodicamente para você e seus funcionários.
Estratégia de Marketing
As estratégias de marketing são os meios e metas que o empreendimento deverá utilizar para alcançar seus objetivos. As estratégias, em geral, se referem ao mix de marketing – produto, preço, praça e comunicação (propaganda). O empreendimento poderá adotar estratégias específicas, atuando sobre o composto de marketing, de forma a possuir vantagens competitivas em relação aos concorrentes.
Aspectos Legais
A aplicação de produtos de finalidade terapêutica, bem como, o comércio de cosméticos e produtos similares estão sujeitos à legislação da vigilância sanitária. É ponto-chave para o sucesso procurar sempre oferecer o melhor, fidelizando sua clientela e ganhando a cada dia mais clientes e amigos. Dessa forma, o empreendedor deve buscar, junto aos órgãos competentes, federais e estaduais, a legislação que regula o segmento.
Considerações finais
Cada ser humano possui uma beleza física e psíquica original e particular. Aprenda diariamente a ter um caso de amor com a pessoa bela que você é; desenvolva um romance com a sua própria história.
Nossas equipes devem estar plenamente integradas nesse compromisso de proporcionar um atendimento eficiente, valorizando, em cada ato, o aspecto humano desse relacionamento.
Ana Cristina Soares é Empresária com formação em Administração. Atualmente, é Responsável pela Crislú Estética. Participou de vários cursos na área e, hoje, conta com duas unidades de sua clínica e uma equipe composta por 32 profissionais. contato@crislu.com.br www.crislu.com.br