Fature alto abrindo uma esmalteria!

Já ouviu falar em esmalteria? O negócio da vez traz um novo conceito na hora de cuidar das unhas, é lucrativo e está bombando!

A ideia da esmalteria é tornar o momento de fazer as unhas uma experiência prazerosa. “Existe mercado para esse segmento de beleza com foco no tratamento das unhas. Afinal, as mulheres fazem mão e pé toda semana”, diz Elderci Maria Garcia, consultora do Sebrae-SP. Esqueça o barulho dos salões: na esmalteria o serviço deve estar voltado para o conforto da clientela, com direito a cafezinho, chá e até bebidinhas – embora elevem o custo, elas são um diferencial. A ideia pegou, está virando febre e dá dinheiro. Claro que para dar certo tudo deve ser bem planejado. Aprenda como abrir uma esmalteria, trabalhe com o que gosta e vire uma empresária de sucesso!

Cardápio básico do sucesso
O diferencial de uma esmalteria é a oferta de serviços bem variados. Cobre preços diferentes para esmaltes nacionais e importados e abra o negócio com pelo menos estes serviços:

Manicure e pedicure

Francesinha e inglesinha

Unhas artísticas (com desenhos, adesivos, carimbos…)

Pelo menos um efeito especial, como ombré, caviar ou plush nails (cobrado por unha)

Somente esmaltação (lixar, hidratar e pintar)

Serviços para unhas de gel (aplicação, manutenção, avulsa…)

Esfoliação e hidratação de cutícula

Como calculo o preço do serviço?
Pense como cliente: quanto você pagaria em cada serviço da sua esmalteria? Pesquise os preços dos salões concorrentes e cobre de 20% a 30% a mais. “As pessoas estão dispostas a pagar mais caro por um serviço que tenha um valor agregado, algo a mais”, diz Elderci. Para estimar seu lucro, veja essa sugestão de cálculo com base no preço de uma manicure simples:

Preço que você pretende cobrar = R$ 16

Gastos previstos com funcionários e material (esmalte nacional) = R$ 10,56

Lucro estimado = R$ 16 – R$ 10,56 = R$ 5,44 por unha x 50 (número de manicures por semana) = R$ 272 por semana x 4 = R$ 1.088 por mês!

Achou difícil? Abra uma franquia!

Uma opção é entrar em contato com empresas que oferecem franquias, como a Esmalteria Nacional (investimento inicial de R$ 40 mil) ou a Clube Esmalteria (investimento inicial de R$ 60 mil). Justamente por serem franquias, a coisa já vem mastigadinha: as marcas fornecem material, mobília, serviço de divulgação e consultoria, por exemplo.

As clientes irão à sua esmalteria e não ao salão do bairro porque você… 

É especialista no assunto

“Na esmalteria, a cliente vai encontrar profissionais mais preparados do que nos salões”, explica Elderci. O que significa que a equipe deve ser mais capacitada e acompanhar as tendências em unhas. Matricule as funcionárias em cursos e fique antenada! “O diferencial fideliza o público e faz a cliente voltar”, diz. Sua empresa tem que ter o que de melhor existe em unhas!

Oferece um lugar aconchegante

“A experiência que a cliente passa na esmalteria vai além do serviço oferecido”, aponta Elderci. “Se ela acha o momento especial, volta!”, completa Gustavo Andare, presidente da Esmalteria Nacional, a primeira rede de nail bar do Brasil. Capriche na decoração e sirva cafezinho, chás e docinhos (você mesma pode preparar!). Cuidado se quiser abrir a empresa no fundo de casa: seu espaço tem que ter estilo! “Senão, a cliente pode pensar: como um lugar que não é bacana vai me deixar mais bonita?”, avisa Elderci.

Dá tratamento VIP

As clientes buscam comprometimento (não atrase a hora marcada) e um superatendimento na esmalteria. Todos da equipe devem tratar o público com atenção extra, sempre com sorriso no rosto (leve o bom humor em conta antes de contratar alguém, viu?).

Comece a planejar

Público-alvo

Defina se serão mulheres da classe A, B ou C e tente descobrir seus hábitos e do que elas gostam. Isso ajuda a definir qual serviço vai ter maior saída e onde você vai abrir a esmalteria, perto da casa ou do trabalho delas? É preciso ser fácil chegar e estacionar no local.

Mão de obra

Contrate pelo menos quatro funcionárias: três atendendo e uma na recepção (você pode fazer as vezes de uma delas). Combine um salário fixo, a comissão e registre todas.

Comece certinho

Você pode abrir uma microempresa e ser uma empreendedora individual ou, se preferir ter um sócio, optar por uma sociedade empresária limitada. O Sebrae presta consultoria gratuita sobre como criar sua empresa, mas vale contratar um contador para dar conta da papelada.

Fazendo as contas

Gustavo Andare, presidente da Esmalteria Nacional, a primeira rede de nail bar (que também serve bebidinhas) do Brasil, ajuda a colocar os gastos na ponta do lápis.

Investimento inicial

O ideal é cerca de R$ 30 mil, com previsão de recuperar a grana no período de seis meses a um ano. Esse valor será gasto com:

Mobília (autoclave para esterilização, carrinhos de manicure, cafeteira…)
Reforma do espaço. Dá para economizar se você fizer a pintura ou se já tiver um lugar com tudo em ordem.
Estoque de materiais. Os experts dizem que o ideal é começar com 100 esmaltes (nacionais e importados) e dez alicates por manicure.
Panfletos, cartões de visita, impressão do logo nos materiais, contador e despesas para abrir a empresa.
Custo mensal

As despesas fixas incluem salários, impostos, aluguel, reposição de material e contas de água, luz e telefone.

Fluxo de caixa

Após os três primeiros meses, seus ganhos devem cobrir os custos e dar lucro – é com ele que você conseguirá repor o investimento inicial. Tenha uma grana guardada com o valor do custo de um mês e use-a para não ficar no vermelho em um mês de menor movimento.

 

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/carreira/fature-alto-abrindo-uma-esmalteria/ 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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