Empreendedorismo e Beleza

Há alguns anos, tenho percebido o grande interesse por parte de diferentes pessoas em ingressar na área de beleza. O que temos visto na última década é um crescimento alucinado dessa área em todo o mundo. Se por um lado, existe uma preocupação crescente com a aparência imposta pelos canais de comunicação, chamada de a “Ditadura da Beleza” pela maioria das pessoas, de outro lado, existem empreendedores atentos com essas tendências.

Estudando detalhadamente a Pirâmide de Abraham Maslow, que dispôs as necessidades do ser humano em uma pirâmide e que classificou a necessidade da beleza e do bem-estar no nível da estima, acredito que essa classificação já pode ser considerada como uma necessidade básica, porque simplesmente estar bela (ou belo) é sobreviver em meio às exigências da sociedade.

Há cinco anos, ministro matérias da área de Administração no curso de Estética e Cosmética na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Para minha surpresa, tem passado pelo curso o mais seleto público: além das esteticistas e cabeleireiros, tenho recebido alunos da área de contabilidade, arquitetura, engenharia, fisioterapia e economia, que vislumbram a abertura de um negócio na área de beleza.

Esse fato está se tornando comum, pois esses empreendedores em potencial têm percebido o crescimento desse negócio de uma forma vertiginosa, assim como o sucesso que todos os envolvidos (empreendedores e profissionais) têm alcançado nesse tipo de empreendimento. Muitos estabelecimentos têm se lançado no mercado e muitos fecham as portas antes de completar dois anos de existência.

O empreendedor, para alcançar sucesso no negócio que quer abraçar, necessita ter algumas habilidades e seguir algumas regras básicas. Aqui vão algumas dicas para quem quer abrir um negócio na área de beleza e também um alerta para quem já está no mercado:

  • O empreendedor que vai abrir qualquer negócio precisa entender muito desse negócio – pesquise o mercado, conheça os concorrentes e serviços que eles oferecem e os que podem ser oferecidos.
  • Localização – quanto mais concorrentes, melhor. Você vai pegar uma fatia do mercado. Seus clientes serão aqueles que possuem alguma insatisfação com o local que frequentam. Eis a sua primeira chance de ser diferente.
  • Conforto – a sua empresa tem de ser aconchegante. O conforto e praticidade são indispensáveis.
  • Qualidade – produtos profissionais, móveis e equipamentos de última geração – “caro é aquilo que não vale”.
  • Estabeleça as normas da empresa – no momento em que estiver iniciando a legalização da empresa, estabeleça todas as normas da empresa nas áreas: administrativa, financeira, atendimento, técnico e operacional. Assim, você não correrá o risco de ter de permitir vários pesos e várias medidas dentro da empresa.
  • Gostar da área e de gente – prestar serviços diretamente a pessoas com uma particularidade tão séria – a autoestima, realização de desejos e sonhos – tem de gostar do que faz e tem de gostar de gente.
  • Ter visão de futuro – o futuro já chegou, portanto, não olhe para trás. Chega primeiro quem sai na frente. Pare de correr atrás.
  • Seja inovador – pessoas gostam de usar novidades e o empreendedor tem de estar pronto a oferecê-las.
  • Conhecimento técnico – você quer apenas administrar o negócio, mas não o fará bem se não tiver o mínimo de conhecimento técnico do seu negócio. Saiba como funciona tudo na sua empresa.
  • Gestão de Pessoas – acredite na capacidade do ser humano. Ofereça treinamento e estabeleça, desde o início, a forma de relacionamento – entreviste, aplique testes teóricos e práticos, treine e informe a forma de contratação, bem como o salário. O primeiro contato deixa marcas eternas.
  • Liderança – para ser líder é preciso dar exemplos. Um líder tem seguidores que procuram se espelhar nele. Seja pontual e cumpra o que prometer. Envolva-se com a sua equipe e energize-a.
  • Humildade – admita quando não souber algo. A maior virtude de um líder é reconhecer seus erros e sua falta de conhecimento em um determinado assunto. A virtude se amplia se o empreendedor buscar imediatamente o conhecimento, seja com os seus subordinados ou não.
  • Atendimento – deve ser a principal preocupação de um empreendedor. O negócio só existe se houver clientes satisfeitos com a empresa. Não poupe esforços para elaborar novas formas de encantar o cliente. A rotina é cansativa. Quem oferece algo a mais será sempre lembrado. Pense em ser diferente. Como gostaria de ser lembrado?

Essas são algumas dicas para se obter sucesso em um empreendimento. No entanto, a preocupação tem de ser redobrada, pois o cliente está envolvido diretamente no processo da prestação de serviços. O foco tem de ser na sua satisfação. O cliente da sua empresa tem de sair com a sensação de que obteve mais do que ele foi procurar. Essa não é uma tarefa fácil, mas é possível.

Enquanto existir pessoas que se sentem melhor quando têm sua aparência modificada, seja por meio de serviços ou produtos cosméticos, os empreendimentos na área de beleza continuarão a surgir. O negócio poderá ter sucesso se bem administrado. E para que o empreendedor possa administrar bem uma empresa nessa área é preciso que a sua preocupação principal seja a satisfação do cliente.

Na próxima edição, não perca: como realizar uma pesquisa de mercado e avaliar os resultados.

Lourdes Reis é graduada em Administração de Empresas, atua há 14 anos na área de Gestão de Salões, prestando Consultoria Empresarial e ministrando treinamento. lrconsultora@ibest.com.br 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

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