Dicas Fundamentais de como Administrar um Salão de Beleza e Estética

Este artigo foi feito para donos, autônomos e responsáveis pela gestão de spas, salão de beleza ou clinicas de estética. Você vai encontrar aqui dicas básicas e essenciais de como administrar um salão de beleza.

Saber exatamente o que está acontecendo dentro e em torno de seu negócio e ter certeza que você sabe o que sua clientela deseja são as chaves para gerenciar com sucesso o seu salão. Na prática isso envolve se atentar, resumidamente, para as seguinte áreas:

  • Marketing e Divulgação
  • Atendimento e gestão de clientes
  • Gestão funcionários
  • Prestação do Serviço e qualidade
  • Controle financeiro

RESPONSABILIDADES

Como um gerente de salão de beleza você vai se tornar o coração e a alma das operações do salão. Esteja preparado para lidar com todas as coisas boas e ruins quando se trata de gerir o seu pessoal e os clientes que atendem.

Você estará lidando com questões de clientes, reclamações, pedidos de produtos, gerenciamento de vendas, controle de atendimento, pagamentos, divulgação, contratação de pessoal, controle financeiro e estoque, questões trabalhistas, verificar limpeza, qualidade dos serviços…

Enfim, você é o responsável pela “mágica toda acontecer”.

Ser responsável por administrar um salão de beleza é uma grande responsabilidade, mas também é uma diversão.

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Trabalho em ritmo acelerado em que você estará interagindo com abundância de indivíduos incríveis e em um ambiente contagiante.

1) MARKETING E DIVULGAÇÃO
O objetivo é “colocar o cliente para dentro”.

Uma vez com os serviços, produtos e preços bem definidos. Cabe à você estabelecer as estratégias que serão aplicadas para divulgar o salão de beleza, coloca-las em práticas e acompanhar os seus resultados. É comum ter alguém responsável ou terceirizar parte desse trabalho.

É muito importante ter controle do quanto se gasta e o resultado de cada estratégia.

Uma dica para se fazer isso é definir um orçamento máximo para ser gasto nesta área e pesquisar quais estratégias tem trazido mais clientes para o seu salão.

2) ATENDIMENTO E GESTÃO DE CLIENTES
A maneira como você recebe os agendamentos e controla sua agenda e base de clientes é extremamente importante para mante-los satisfeitos, não cometer erros e desperdiçar o seu tempo e dinheiro. Você deve se preocupar em colocar todas as formas de contato para seus clientes encontra-lo.

Considere ter mais de uma linha telefônica, secretaria eletrônica e um software de agendamento online. Mantenha também uma agenda atualizada. Não importa se você controla sua agenda com papel e caneta, em Excel ou software especializado. Isso garante que você não perca horários e agende com facilidade e rapidez seus clientes.

Sempre peça o telefone, e-mail, data de aniversario e outra informação que considerar importante. Ter essa base de informações de seus clientes é essencial para fideliza-los. Mais uma vez, não importa onde esteja essas informações, o importante é que você as tenha.

Para garantir que isso tudo está sendo feito, treine muito bem suas funcionárias. Invista tempo explicando a importância e garantindo que elas saibam fazer todo o necessário. Uma reunião semanal para acompanhar essas ações, ver as dificuldades e decidir novas soluções são importantes. Aproveite o início da semana para essas discussões e mantenha uma ata para acompanhar o quem tem sido feito.

3) GESTÃO DE FUNCIONÁRIOS
Opinativo, criativo e independente.

Este é na maioria das vezes o perfil de quem trabalha com beleza e estética. A pior posição para estar é ter seu pessoal contra você. Os bastidores de um salão de beleza é um ambiente onde fortes alianças podem ser formadas.

Existem salões que governam com mão de ferro, outros, que permitem ir e vir como quiser. Acreditamos que o melhor equilíbrio é encontrado em algum lugar no meio.

A primeira e melhor dica é investir tempo e dinheiro na contratação do profissional certo. Gaste tempo achando, selecionando e treinando essa pessoa. Mas seja rápido para dispensá-lo.

Reuniões mensais com o pessoal é uma grande oportunidade para ter sua equipe em conjunto e solucionar quaisquer dúvidas ou perguntas entre eles. Se você acha que uma vez por mês não é suficiente, vá até duas vezes por mês. Mais do que isso pode ter o efeito contrário.

Você pode tentar também fazer encontros diários curtos (não mais que 15 minutos e em pé, para garantir que seja rápido) apenas de para alinhar o que precisa ser feito no dia e resolver questões urgentes.

Garantir o treinamento de seu pessoal também é essencial. Isso mantêm a satisfação de seus clientes, garante o sucesso de seu negocio e ajuda a manter seu pessoal junto com você. Assine revistas de ponta e pague um curso, por exemplo, a cada 2 meses para o melhor profissional. Outra ideia é junto com os fornecedores de produtos profissionais para salão de beleza.

Muitas vezes eles trarão representantes para fazer demonstrações gratuitas para seus estilistas. Use isso a seu favor! Além de ganhar produtos novos, você garante que seus funcionários ganhem continuamente novos conhecimentos.

4) PRESTAÇÃO DO SERVIÇO E QUALIDADE
Você é a melhor pessoa para saber o que deve ser feito nesta hora.

Apenas garanta que todo o material necessário sempre estará ao alcance de seus funcionários e que nunca faltará algum equipamento caso o salão esteja cheio. Controlar o estoque de produtos para serem usados em serviço e vendas é uma atividade essencial.

Mais uma vez, separe momentos do dia para verificar os níveis de estoque, conversar com fornecedores e atualizar sua planilha. Manter um controle rígido de produtos pode garantir uma margem de lucros maior em seus serviços prestados.

Ao trabalhar com empresas de produtos, lembre-se que eles costumam doar produtos gratuitos, a fim de ter você como um cliente. Não tenha medo de pedir amostras regularmente e perguntar sobre o apoio e educação continua que eles podem oferecer para sua equipe.

Para garantir que tudo isso está sendo feito. Por vezes, ao longo da semana, de “uma passeada” no ambiente de trabalho. Converse com seus funcionários e clientes. Observe o que esta sendo feito. Separar pelo menos 2 horas semanais para observar o seu ambiente irá te surpreender.

Assim como você marca reunião, separe no inicio da semana as datas em que você ficara exclusivamente observando e anotando (mesmo que de cabeça) tudo que está bom e pode melhorar.

Decoração, limpeza e manutenção devem todos trabalhar juntos para colocar a sua clientela à vontade sempre. Cafés, biscoitinhos e revistas são mais do que obrigação.

Um fato estranho é sobre a roupa preta. O cliente de um salão de cabeleireiro tende a se sentir mais confortável quando o estilista se veste de preto. Talvez, em algum nível psicológico, que ajuda a neutralizar as suas apreensões. Seja qual for a razão, isso funciona.

E por que não fazer uma pesquisa de satisfação para seus clientes assim que forem pagar pelo serviço prestado?

5) CONTROLE FINANCEIRO
Simples mas difícil, você precisa ganhar mais do que gasta. Para saber se está tendo lucro ao final do mês é preciso controlar o quanto se gasta e o quanto ganha. Software e planilhas são seus melhores aliados. No entanto, ter um controle detalhado sobre seus gastos e receitas é essencial. Sem eles fica difícil fazer previsões de ganho bem como saber onde cortar custos.

Verificar o caixa todo dia deve ser um ritual a ser seguido. Antes de fechar a porta e ir para casa, faça esse ritual. Veja sua agenda, quantos clientes vieram, quanto gastara, quais serviços e produtos compraram que os atendeu e como pagaram. Verifique o que foi comprado e gasto no dia. Ter as rédeas soltas nessa tarefa é perigoso e fatal.

O seu dever é ter esse controle administrativo financeiro bem feito. Uma vez que você tenha certeza que encontrou a formula certa para acompanhar o fluxo de caixa você está pronto para investir em ações e implementar técnicas de gestão financeiras um pouco mais avançadas.

DICA FINAL
Vá com calma. Faça um plano e cronograma das coisas que você deseja implementar. Tentar fazer todas essas mudanças de uma vez não irá levar você à lugar nenhum.

 

Autor: Alexandre Viveiros

Fonte: http://www.universidadedabeleza.com/dicas-fundamentais-de-como-administrar-um-salao-de-beleza/

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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