Iniciar um novo negócio requer muito mais do que habilidade ou faro para a coisa, sem um planejamento estruturado as coisas podem sair do controle. Dessa forma é importante considerar os itens levantados num plano de negócio.
O interessado consegue obter uma visão global desse tipo de negócio, sem contar que a abordagem disponibilizada é bem didática. O custo, no que tange à abertura de uma barbearia tem muito a ver com a proposta do empreendedor, visto que quanto mais sofisticada, maiores as chances de um projeto mais caro.
O segmento da estética parece não entrar em crise, porque está entre os que mais crescem, juntamente, com o ramo da alimentação. O histórico feminino na busca por salões de beleza é notável, porém, hoje, os homens estão correndo atrás para manter o visual bem cuidado e atual.
As barbearias trazem uma conotação mais ousada e moderna, ou seja, nada daquele ambiente descuidado e sem referências visuais ou aplicação das tarefas do marketing. Os empreendedores desse tipo de negócio tem atraído os homens usando elementos interessantes, entre os quais está a construção de um ambiente voltado para esse público.
Mercado de Barbearia
A Agência Brasileira de Higiene Pessoa, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) destaca que o faturamento anual ultrapassa a margem de 20 bilhões de reais. Mais de 40 bilhões são gastos com produtos de higiene e limpeza, o que gera um aumento de mais de 300%, comparado com anos anteriores. Atualmente, é possível contar com mais de 500 mil salões de beleza, o que também inclui as barbearias.
Ou seja, o mercado é significativo e ainda há espaço para aqueles que almejam empreender no segmento, pois de acordo como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quantidade de brasileiros supera o limite de 190 milhões de pessoas.
Definir bem o público-alvo torna-se um requisito importante porque aí já é possível eliminar meio caminho. A partir daí fica mais tranquilo definir a localidade, bem como a proposta do negócio – se mais sofisticado, funcional, rústico, etc.
Burocracia
Depois da definição do local, o empreendedor vai precisar se dirigir à Administração Municipal, a fim de verificar se o ponto da barbearia está de acordo com a lei de zoneamento da região. Além disso, é importante obter CNPJ, registro na Junta comercial, alvará de funcionamento, cadastro no INSS/FGTS, bem como se atentar para a legislação específica.
Estrutura e pessoal
O ambiente precisa possuir, pelo menos, 33 metros quadrados, que acomodaria um espaço sem recepção, por exemplo. Caso o empresário tenha a intenção de incluir uma ala de atendimento ou sala de espera, deve investir mais em espaço. é importante disponibilizar um espaço para acomodar as cadeiras, espelhos, banheiro, TV, etc.
A decoração conta muito, por isso o empreendedor precisa levar esse detalhe em consideração. Na barbearia Rio Antigo, no Rio de Janeiro, os homens contam com um serviço diferenciado, que inclui chopp, Revista Playboy e videogame. Ou seja, um verdadeiro clube do bolinha. O corte de cabelo custa entre 20 e 50 reais, o serviço de barba entre 15 e 30 reais. Caso haja algum tipo de serviço especial, o custo vai para 100 reais.
Investimento
Os valores variam, de acordo com o grau de sofisticação do ambiente, mas com 20 mil reais é possível iniciar um negócio bacana. É importante mencionar que o empresário deve manter a margem do capital de giro, cerca de 30% do valor do investimento. Esse dinheiro vai garantir o pagamento das contas, até que o público frequentador se torne consistente.
Fonte: http://www.cursoseprofissoes.com/dicas-e-custos-para-montar-uma-barbearia/