Toda empresa pode fazer algumas coisas simples para melhorar sua imagem junto aos clientes.
Há 23 anos, nossa empresa, Crislú Estética, investiu na marca e imagem de mercado. Nossa empresa acaba ganhando muitos negócios de clientes indecisos, que preferem gastar um pouco mais em troca de um bom atendimento.
Nosso trabalho é uma das melhores “profissões” para domar o ego, e é nela que aprendemos a fazer exatamente o que o cliente QUER\DESEJA. O cliente está sempre a procura de SOLUÇÕES, IDÉIAS E OPINIÕES e nós profissionais temos a obrigação de dar a palavra final.
Nem todo profissional tem paciência de mergulhar na sensibilidade do cliente. Dá um trabalho…gasta tempo. É difícil colocar esse processo nas planilhas de “hs de trabalho”. É preciso sentar com o cliente, se importar com as suas histórias etc, e é isso que fazemos há 23 anos.
Massssss nem tudo na vida é perfeito…todos nós, uma hora ou outra, seja vendedor ou não, iremos nos deparar com pessoas difíceis (ou mesmo chatas para alguns) e é aí que a nossa paciência vai ser testada.
Aprenda a lidar com cada perfil de pessoa difícil
Para lidar com tipos dominadores e controladores
- Nem olho por olho nem submissão são reações aconselháveis.
- Mostre respeito sem ser submisso.
- Tente mostrar pontos de vista diferentes, sem atacar diretamente.
- Exercite a tolerância, mesmo que o outro esteja errado.
Para lidar com pessoas agressivas ou duras
- Meiguice não é uma postura adequada com pessoas desse perfil.
- Confronte claramente o comportamento, não a pessoa.
- Olhe nos olhos e se dirija ao outro pelo nome.
- Jamais humilhe ou despreze.
- Tenha coragem para interromper, antes que as coisas fiquem sem controle.
Para lidar com pessoas desconfiadas
- Satisfaça sua necessidade básica de segurança.
- Responda com outras perguntas.
- Ignore seus ataques.
- Pergunte se a desconfiança é sempre ou só naquele caso.
- Permita-se uma “certa desinteligência” momentânea e calculada.
Para lidar com pessoas caladas
- Prefira perguntas abertas, não faça um interrogatório.
- Construa pontes de diálogo.
- Treine a sua paciência.
Para lidar com pessoas supersimpáticas
- Lembre-se de que são boas demais para serem de verdade.
- Cale-se simpaticamente ante pretensões demasiadas.
- Jamais pense que os galanteios são algo pessoal.
- Treine a habilidade de fazer perguntas seletivas.
- Peça evidências que comprovem o que a pessoa está dizendo.
Para lidar com pessimistas e negativistas
- Jamais se deixe contagiar.
- Fale devagar.
- Tenha paciência.
- Faça perguntas que peçam respostas com soluções para as dificuldades.
- Use o bom humor.
Para lidar com os dramáticos
- Estabeleça limites por meio de articulações claras.
- Deixe um tema pela metade e fale de um assunto diferente. Afinal, nós temos de sobreviver.
- Jamais se afogue no maremoto do dramático.
- Mantenha o contato visual e pergunte o que ele faz de diferente para mudar as coisas.
Para lidar com os intolerantes
- Jamais se deixe intimidar.
- Interprete-os com gentileza.
- Use um toque de ironia.
- Coloque seus limites.
- Só vire a mesa como último recurso.
Cristina Soares são proprietárias da Clínica Crislú Estética atuando no mercado a 23 anos. Prestam consultoria e assessoria em clínicas, spas e salões. www.crislu.com.br www.cristinadacrisluestetica.blogspot.com