Dicas de como lidar com clientes difíceis

 

 

Toda empresa pode fazer algumas coisas simples  para melhorar sua imagem junto aos clientes.

Há 23 anos, nossa empresa, Crislú Estética,  investiu na marca e imagem de mercado. Nossa empresa acaba ganhando muitos negócios de clientes indecisos, que preferem gastar um pouco mais em troca de um bom atendimento.

Nosso trabalho é uma das melhores “profissões” para domar o ego, e é nela que aprendemos a fazer exatamente o que o cliente QUER\DESEJA. O cliente está sempre a procura de  SOLUÇÕES, IDÉIAS E  OPINIÕES e nós profissionais temos a obrigação de dar a palavra final.

Nem todo profissional tem paciência de mergulhar na sensibilidade do cliente. Dá um trabalho…gasta tempo. É difícil colocar esse processo nas planilhas de “hs de trabalho”. É preciso sentar com o cliente, se importar com as suas histórias etc, e é isso que fazemos há 23 anos.

Massssss nem tudo na vida é perfeito…todos nós, uma hora ou outra, seja vendedor ou não, iremos nos deparar com pessoas difíceis (ou mesmo chatas para alguns) e é aí que a nossa paciência vai ser testada.

Aprenda a lidar com cada perfil de pessoa difícil

Para lidar com tipos dominadores e controladores

  • Nem olho por olho nem submissão são reações aconselháveis.
  • Mostre respeito sem ser submisso.
  • Tente mostrar pontos de vista diferentes, sem atacar diretamente.
  • Exercite a tolerância, mesmo que o outro esteja errado.

Para lidar com pessoas agressivas ou duras

  • Meiguice não é uma postura adequada com pessoas desse perfil.
  • Confronte claramente o comportamento, não a pessoa.
  • Olhe nos olhos e se dirija ao outro pelo nome.
  • Jamais humilhe ou despreze.
  • Tenha coragem para interromper, antes que as coisas fiquem sem controle.

Para lidar com pessoas desconfiadas

  • Satisfaça sua necessidade básica de segurança.
  • Responda com outras perguntas.
  • Ignore seus ataques.
  • Pergunte se a desconfiança é sempre ou só naquele caso.
  • Permita-se uma “certa desinteligência” momentânea e calculada.

Para lidar com pessoas caladas

  • Prefira perguntas abertas, não faça um interrogatório.
  • Construa pontes de diálogo.
  • Treine a sua paciência.

Para lidar com pessoas supersimpáticas

  • Lembre-se de que são boas demais para serem de verdade.
  • Cale-se simpaticamente ante pretensões demasiadas.
  • Jamais pense que os galanteios são algo pessoal.
  • Treine a habilidade de fazer perguntas seletivas.
  • Peça evidências que comprovem o que a pessoa está dizendo.

Para lidar com pessimistas e negativistas

  • Jamais se deixe contagiar.
  • Fale devagar.
  • Tenha paciência.
  • Faça perguntas que peçam respostas com soluções para as dificuldades.
  • Use o bom humor.

Para lidar com os dramáticos

  • Estabeleça limites por meio de articulações claras.
  • Deixe um tema pela metade e fale de um assunto diferente. Afinal, nós temos de sobreviver.
  • Jamais se afogue no maremoto do dramático.
  • Mantenha o contato visual e pergunte o que ele faz de diferente para mudar as coisas.

Para lidar com os intolerantes

  • Jamais se deixe intimidar.
  • Interprete-os com gentileza.
  • Use um toque de ironia.
  • Coloque seus limites.
  • Só vire a mesa como último recurso.

 

Cristina Soares são proprietárias da Clínica Crislú Estética atuando no mercado a 23 anos. Prestam consultoria e assessoria em clínicas, spas e salões. www.crislu.com.br www.cristinadacrisluestetica.blogspot.com

 

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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