Dez dicas para spas e clínicas de estética

Nos congressos de SPA, Estética & Wellness doBSG World Festival, especialistas de renome dão dicas sobre gestão e procedimentos de um mercado que não para de crescer

1) Crie uma identidade virtual
Patricia Abdon, especialista argentina em negócios internacionais, acredita que, sem um endereço eletrônico e a participação em redes sociais, é difícil se manter competitivo no mercado da beleza. Mas não basta criar um endereço eletrônico ou perfil; para ter resultados efetivos, é preciso atualizar o site, interagir com os seguidores e responder às mensagens

2) Invista no público jovem
Em busca de rosto e corpo perfeitos, cada vez mais jovens recorrem a tratamentos de beleza e bem-estar. Esse é um novo nicho de mercado, pois há alguns anos apenas mulheres mais velhas procuravam centros de estética para se submeter a tratamentos de rejuvenescimento. “Houve uma mudança rápida de perfil. Hoje, homens e mulheres de todas as idades procuram tratamentos”, explica Patricia. Com essa nova demanda, é possível aumentar a oferta de serviços para diferentes faixas etárias e sociais. “Nos Estados Unidos, há centros especializados em crianças. Esse é um exemplo da nova estrutura do mercado”, pontua.

3) Supere as expectativas
Abrir um negócio demanda dinheiro, e construir uma marca exige foco. Tudo o tudo que uma empresa faz afeta a satisfação dos clientes; portanto, é importante ter atenção nos atendentes, na qualidade do serviço, nos ambientes em que as ações são realizadas, no pós-venda e na administração financeira.

4) Toxinas combatem o suor
Além da correção das linhas de expressão, aplicações de toxinas e preenchedores podem oferecer mudanças em outras partes do corpo. O botox, uma das toxinas mais utilizadas no mundo, também está sendo usado para tratamentos de suor excessivo nas mãos, nos pés e nas axilas. Outra aplicação popular é realizada no maxilar, para tratar os músculos da bochecha. Já na Ásia, as mulheres utilizam as toxinas para reduzir o tamanho dos músculos das panturrilhas. “Os efeitos podem se tornar permanentes em seis a nove anos de aplicações, pois a partir daí os músculos começam a enfraquecer”, pontua Bruce Friedman, pesquisador e cirurgião-plástico da Plastic Surgery Associates of Northern Virgínia.

5) LED revoluciona a retirada de micoses
Especialistas afirmam que a aplicação do LED (Light Emission Diode) na podologia é muito melhor que a do laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation), pois não emite radiação, a luz é mais aberta, atinge uma área maior, possui custo baixo e a utilização simples.
De acordo com estudo realizado pela Universidade de Minas Gerais, o LED é eficiente na retirada de micoses nas unhas. Na técnica, primeiro aplica-se o azul de metileno nas unhas e, em seguida, o infravermelho na matriz, para ativar a circulação e favorecer o crescimento. “Para atingir as partes mais profundas da unha, utiliza-se a caneta vermelha por quatro minutos” explica Carlos Eduardo Zamboni, introdutor da Terapia Fotodinâmica por LED na Podologia. Essa é uma forma natural de cuidar do problema sem a necessidade de medicamentos, permitindo o tratamento de pessoas com diabetes.

6) Adapte os serviços à clientela
Não basta ter uma boa ideia para conquistar sucesso no mundo nos negócios. Para abrir um SPA ou clínica de estética, é importante investigar a evolução dos produtos terapêuticos e as características dos potenciais clientes da região escolhida para o estabelecimento. O argentino Cristian Flores, consultor internacional de Spas, lembra que no Egito, por causa das temperaturas elevadas, as clínicas perceberam que os clientes precisavam de um tratamento de recuperação contra os efeitos solares. “Oferecer um serviço diferenciado é avaliar o que os clientes querem”, garante.

7) Atenção à fronteira entre medicina e estética
Spas e clínicas de estética e bem-estar buscam aprimorar sua carta de serviços com tratamentos que aliam beleza e saúde, mas é preciso atenção aos limites impostos por profissionais regulamentados, como médicos e fisioterapeutas.

Para o Conselho de Fisioterapia do Estado de São Paulo, a drenagem linfática é de responsabilidade de um fisioterapeuta, e a depilação a laser depende da prescrição de um médico.

Além disso, se a contratação de um fisioterapeuta pode ser algo inviável ao SPA ou à clínica, por motivos como a carga horária (30 horas semanais) e o piso salarial estabelecido pela classe (em torno de R$ 1.600,00, no Estado de São Paulo). “Aconselho a contratação de profissionais como terapeutas ou massoterapeutas, para se diminuir os riscos em um processo trabalhista”, diz Emerson Eugenio de Lima, presidente da Rede Nacional de Advogados Especializados na Área da Saúde.

8) Reflexologia Tailandesa
Os pés são a sustentação do corpo humano. Ao longo da vida, batem no chão por volta de10 milhões de vezes, e a força da gravidade empurra as impurezas e toxinas para baixo. “Com a massagem, esses depósitos de impurezas podem ser desfeitos”, afirma Marcos Yshida Ferrari, massoterapeuta e especialista em Reflexologia Tailandesa. Dessa maneira, é possível sentir melhora na flexibilidade, na prevenção de dores, no relaxamento dos músculos e na mobilidade articular de pés e tornozelos.

Uma das técnicas para isso é a Reflexologia Tailandesa, ainda pouco divulgada no Brasil. Nela, um dos principais instrumentos usados é o bastão de madeira sagrada Stick, que serve para abrir as linhas Sem (canais de energia) para trabalhar pontualmente as áreas dos membros inferiores.

9) Marketing um a um
A todo momento, são lançados produtos e tratamentos que prometem verdadeiros milagres na área da estética. Porém, nem todas essas novidades podem ser usufruídas pelo público em geral. É preciso saber usá-las conforme as reais necessidades, e somente um atendimento personalizado conhece quais são elas. Aí entra o “marketing um a um”, caracterizado pelo relacionamento personalizado da empresa com seus clientes. Nesse caso, é preciso conhecer a clientela de modo detalhado, com seus hábitos, hobbies e gostos. Dessa forma, é possível elaborar um perfil mais exato de quem se está atendendo.

Com essas informações, a empresa terá condições de orientar seus clientes tanto em relação aos produtos quanto aos serviços que devem utilizar. E já que a clientela e a marca são os dois bens mais preciosos da empresa, é importante definir com critério seu público-alvo. “Primeiramente, é importante estudar o comportamento dos potenciais clientes, verificando suas expectativas em relação aos serviços. Em seguida, deve-se definir a localização, a forma de comunicação e os canais utilizados pela empresa”, diz Antonio Novaes, diretor de Marketing da Associação Brasileira de Clínicas e Spas.

10) Drenagem linfática versus câncer
Diante da linha tênue entre saúde e beleza, o especialista norte-americano Reinhard Bergel alerta que a prática de drenagem linfática em pessoas que tiveram câncer ou têm alguma suspeita da doença, assim como nódulos ou sistema imunológico baixo, não é recomendável.

Houve também questões técnicas que Bergel ajudou a esclarecer. Uma delas diz respeito à diferença entre linfedema e edema. “O linfedema é o acúmulo de líquido altamente proteico nos espaços intersticiais. Já o edema refere-se ao acúmulo anormal de líquido o que causa inchaço”, explica.

 

Fonte: http://revistacabeleireiros.com/materia/dez-dicas-para-spas-e-clinicas-de-estetica/49

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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