Como vai a comunicação interna na sua clínica de estética?

 

 

Esta é uma pergunta muito relevante para empresas de diversos segmentos, e as clínicas de estética não são exceção. Ao fazer o projeto de comunicação da instituição, é importante ter em mente que a maneira como os funcionários trocam informações, reflete na imagem da clínica. Quando o diálogo é claro e as mensagens são precisas, há maior transparência e ordem no dia a dia de trabalho. Ou seja, é bom para a empresa e para quem trabalha nela.

Comunicação interna na clínica de estética

Quanto mais os colaboradores da clínica sabem sobre o que acontece dentro da empresa, melhor. Mas é importante que estas informações sejam passadas da maneira adequada. Formalizar o processo de divulgação de notas e notícias costuma ser uma solução eficiente. As melhorias são perceptíveis: para começar, não há ruídos de comunicação. Ou seja, o diálogo é aberto e as mensagens são entendidas da maneira correta.

Além disso, quando a conversa na clínica é bem planejada, há uma maior organização nos processos de trabalho. A interação entre os funcionários também costuma ser maior. Isso é importante para garantir a troca de ideias e experiências profissionais. O resultado é uma clínica com maior produtividade, porque a equipe trabalha unida e o ambiente é de cooperatividade.

Todos estes são motivos que ajudam a explicar a importância de uma comunicação interna eficiente: ela é essencial para que a clínica se desenvolva.

Dicas para melhorar o diálogo interno

Meio de divulgação formal

Uma maneira de melhorar a comunicação interna na clínica é criar um meio de divulgação formal. Muitas empresas já fazem uso de alguma ferramenta para comunicar as notícias corporativas. Os blogs internos, os informativos impressos e os boletins enviados por e-mail são alguns exemplos. Durante o planejamento da comunicação interna da clínica, é importante definir qual é a melhor ferramenta a ser utilizada pela empresa, a periodicidade de divulgação e a equipe responsável pela redação e pelo compartilhamento das informações. Criar um meio formal é uma forma organizada de transmitir notícias que possam ser de interesse da empresa e dos funcionários, como oportunidades na clínica, colaboradores recém-contratados e novos serviços estéticos.

Informações compartilhadas

Uma comunicação interna bem feita também deve garantir que o diálogo entre os funcionários seja transparente e produtivo. Para isso, é importante criar padrões de processos e incentivar o compartilhamento de informações. Por exemplo, sempre que um colaborador reservar uma sala, deve fazer o agendamento, nesse momento um software de gestão de clínicas de estética pode cuidar dos choques de horários. Isso contribui para que não sejam feitas reservas duplicadas e para que consultas e atendimentos não sejam prejudicados por falta de comunicação entre os funcionários. No planejamento, é necessário avaliar quais são os padrões que contribuirão para o aumento do rendimento na clínica e analisar a possibilidade de incluí-los nos processos de trabalho.

Comece fazendo uma vez por mês uma reunião de repasse de melhorias realizadas, colete sugestões e provoque discussões nesta reunião, uma boa forma de fazer isso é com técnicas de Brainstormimg que significa tempestade de ideias, é uma dinâmica de grupo que de segue algumas regras: proibido criticar alguma ideia sugerida, todos tem liberdade de expor suas ideias, se não for boa pode ser descartada posteriormente; melhor ainda de for guiada, deve ser iniciada pelo problema, estar ciente que o grupo sabe do que se trata, criar um ambiente favorável que todos sintam-se confortáveis, deixar as ideias fluirem, anotar as ideias, administrar os conflitos e por fim trabalhar com as melhores ideias sempre envolvendo todo o grupo de forma que as decisões tomadas foram feitas de forma coletiva, pode ter certeza que os resultados serão acima do esperado pois teve o comprometimento de todos envolvidos!

Fonte: http://www.gestaodeestetica.com/como-vai-a-comunicacao-interna-na-sua-clinica-de-estetica/

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

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