Como realizar uma pesquisa de mercado da estética e avaliar os resultados

A pesquisa de mercado é uma ferramenta que visa obter informações de como o mercado está se comportando em determinada área. Ainda pode ser realizada para obter a opinião dos clientes de sua empresa sobre seus serviços e produtos.

Existem diversos tipos e métodos para se realizar a pesquisa de mercado. No entanto, vamos aprender como realizar uma pesquisa para obter informações importantes para a saúde e sobrevivência do negócio.

Para melhor atender um mercado-alvo, as empresas devem dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes. O processo de Pesquisa consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para administração.

A principal razão para uma empresa da área de beleza adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de crescimento ou melhoria do negócio. Com a pesquisa concluída a empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades e decidir qual o rumo irá seguir.

Muitas vezes dependemos da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Assim é esperado que este processo possa dar à empresa uma vantagem competitiva sustentável.

Para aqueles que ainda vão abrir o negócio ou para os que já o possuem é importante saber que a Pesquisa de Mercado faz parte do plano de negócio e que é através dela que o empreendedor pode tomar decisões corretas sobre o crescimento da empresa.

Existem questões que devem ser respondidas enquanto a sua empresa existir:

  • Quantos concorrentes existem na minha rua, no meu bairro?
  • O que os meus concorrentes oferecem aos clientes como diferencial?
  • Quais os produtos e serviços vendidos pelos meus concorrentes?
  • Quais os preços praticados pelos meus concorrentes?
  • Quantos profissionais meus concorrentes possuem?
  • Quais são as oportunidades que meus concorrentes têm para crescer?
  • O que pode fazer que um ou mais concorrentes fechem as portas?

A ferramenta que vamos utilizar para realizar esta pesquisa de mercado é ir ao concorrente para saber o que ele está praticando. Conhecer seus erros e acertos, nos possibilita escrever a história da nossa empresa de maneira diferente. A partir da coleta de dados, podemos construir a matriz S.W.O.T. de cada empresa pesquisada. A sigla SWOT, vem das iniciais das palavras inglesas Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), pois estes são justamente os pontos a serem analisados.

No Brasil ela já é conhecida como F.O.F.A. Assim, fica mais fácil compreender como realiza-la:

Tomaremos como exemplo O Centro de Beleza e Estética Mulher Atuall Ltda.

FORÇAS

– Localizada em loja com 300 m²

– Possui profissionais qualificados

– Trabalha com equipamentos de última geração

FRAQUEZAS

– Não possui estacionamento próprio

– Seus preços são os mais altos do bairro

– Atende a um número pequeno de clientes

AMEAÇAS

– Concorrentes com preços mais competitivos

– Profissionais abrirem negócio similar próximo a empresa

OPORTUNIDADES

– Investir em propaganda para aumentar o número de clientes

– Fazer parceria com estacionamentos próximos ao local

De posse destas e de outras respostas que a pesquisa de mercado pode oferecer, o empresário deverá realizar o seu planejamento estratégico visando se destacar, conservando ou melhorando o seu espaço entre os concorrentes.

Planejamento Estratégico:

A análise SWOT é uma poderosa ferramenta de planejamento estratégico, e deve ser realizada ao menos uma vez por ano.

 

As estratégias são escritas com base na análise de ambiente levantada, após uma priorização de principais objetivos e agrupamento por temas. É denominado de Plano de Negócios o resultado deste planejamento. Ciclo do Planejamento:

  1. Identificar uma oportunidade

Coletando informações através de pesquisas de mercado.

2. Criar um conceito

Identificando riscos e..

Reduzindo a sua exposilção.

Avaliando o potencial de crescimento

Definindo a Estratégia Competitiva

3. Ação

Analise a viabilidade

Planeje todas as etapas

De posse deste estudo, você poderá:

  • Estabelecer novas metodologias de trabalho
  • Aumentar o ticket médio da empresa
  • Melhorar o desempenho dos profissionais propondo formas diferentes de atendimento
  • Criar valores para os clientes, oferecendo algo novo e que satisfaça seus desejos
  • Aumentar a sua receita

Pesquisa de satisfação do cliente

É extremamente importante realizar periodicamente a pesquisa de satisfação do cliente. Muitas vezes, o cliente não reclama, não faz críticas ou dá sugestões aos administradores da empresa. Por outro lado, algumas empresas mantêm caixas de sugestões em local estratégico ou não, mas não fazem nada com o que recebem nestas caixas.

É preciso que o empresário e seus colaboradores tenham ciência de que o “cliente que reclama, é cliente que quer ficar na empresa”. Mesmo que sua reclamação não faça sentido ou não possa ser atendida, ela deverá ser respondida em forma de agradecimento pela colaboração.

Abaixo algumas sugestões de assuntos para os quais o cliente poderá emitir sua opinião e assim, ajudar a empresa a continuar a atender suas expectativas:

  • Atendimento – muitas empresas apontam como diferencial o atendimento com qualidade prestado ao cliente. Isto ocorre, por que no Brasil raramente encontramos um atendimento satisfatório ou um bom atendimento – o que é uma obrigação, não um diferencial.
  • Qualidade na prestação de serviços – muitas vezes o serviço não é realizado com a técnica e acabamento perfeitos. Existe demora, o serviço não fica do jeito que o cliente pretendia ou o produto não faz o efeito esperado. Estas informações poderão fazer com que a empresa invista no treinamento dos profissionais e/ou na substituição de produtos.
  • Ambiente Físico – quanto mais o cliente espera para ser atendido, mais tempo ele terá para usufruir do ambiente, do conforto que a empresa proporciona a ele, as cortesias que lhe são servidas (água, café, bolacha) ou para constatar que a higiene do local não é a que ele espera encontrar. O cliente poderá apontar aquilo que sente falta e o que está deixando a desejar.

Nesta fase em que os negócios na área de beleza estão em alta e cada vez mais novos empreendedores estão investindo neste segmento, não podemos tirar o “olho” do mercado e verificar seus sinais. Ouça seus clientes internos e externos e nunca pare de investigar como anda seus concorrentes. A saúde da sua empresa agradece.

 

Por Lourdes Reis

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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