Como montar um salão de beleza – Apresentação

 

 

A oferta de serviços suplementares atende as necessidades de clientes que poderiam frequentar estabelecimentos concorrentes. Um exemplo é a depilação.

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir.  O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado.

Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio?

Como se comportam essas variáveis de mercado?

Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

O negócio de salão de beleza oferece serviços dirigidos à estética capilar, de sobrancelhas e cílios, higiene e embelezamento das mãos e pés, depilação, maquiagem facial, podendo agregar outros serviços da estética facial.
Embora não seja um fenômeno recente, o culto à beleza e à juventude é uma forte tendência nos dias atuais. Tal fato tem se acentuado nos últimos anos, fruto da competição e de mudanças do comportamento social, dentre elas uma participação crescente da mulher no mercado de trabalho e o aumento da expectativa de vida das pessoas. O resultado de tudo isso tem sido o contínuo crescimento da indústria mundial de cosméticos e do mercado de embelezamento.

Um salão de beleza é um lugar onde são desenvolvidos vários serviços relacionados à beleza e ao bem estar. Dentre esses serviços podemos listar: relacionados aos cabelos (cortes, alisamento, shampoo, tintura, hidratação, escova, etc.), manicure, pedicure, maquiagem, depilação, design de sobrancelhas, massagem, etc. Existem salões para os mais variados tipos de públicos: masculino, feminino, unissex, infantil e outros.

É necessário definir o estilo do salão que vai depender do público-alvo. Uma clientela mais selecionada (de alto poder aquisitivo), por exemplo, vai exigir um serviço luxuoso, com um vasto leque de serviços, espaços requintados e um exército de funcionários para um atendimento perfeito. Um público com tempo escasso exige um conceito mais
simples, contudo sempre optando pela qualidade dos serviços.

Outra questão fundamental é definir a “cara do salão”. Para criar uma identidade própria é importante analisar as necessidades básicas da clientela. A cliente, hoje em dia, é uma mulher ativa, que trabalha, cuida da casa, estuda e tem pouco tempo para dedicar-se à própria beleza. Portanto, esse tempo deve ser o mais prazeroso possível.

Das expectativas do cliente é que nasce a identidade do salão: espaço limpo, aberto, amplo e funcional, que proporcione facilidade de locomoção dos funcionários e dos clientes.
Um salão de beleza é um negócio que exige desempenho profissional de alto nível e sintonizado com as tendências definidas pelos padrões mundiais, uma vez que a facilidade de comunicação quebrou definitivamente as barreiras regionais. Cursos profissionalizantes, de nível técnico ou superior, surgem a cada dia criando novos
padrões de desempenho e especializando os serviços. Informe-se e procure manter sua equipe capacitada e antenada com as novidades do mercado.

Lembramos ainda que os serviços que serão oferecidos irão variar de acordo com o foco do negócio bem como do seu tamanho e dos profissionais dos quais disponibiliza o empreendimento.

Fonte: Sebrae

 

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

0 resposta em “Como montar um salão de beleza – Apresentação”

Posts Relacionados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados