Como gerenciar as finanças de sua clínica de estética

 

Saiba como gerenciar financeiramente sua clínica de estética e obter melhores resultados e controle daquilo que entra e, principalmente, do que sai.

Gestão financeira de uma clínica de estética

A maior preocupação de quem abre uma clínica de estética é oferecer o melhor para seus clientes. Mas nem sempre há recursos financeiros suficientes para atingir um nível de alta qualidade logo de início. Ou muitas vezes é difícil de evoluir a clínica de estética pois não há um método contínuo de reinvestimento de recursos financeiros em recursos materiais, estruturais e de pessoal na clínica de estética. O dinheiro muitas vezes não é tratado como um recurso, mas sim, como um meio de vida. Só que nas finanças de sua clínica de estética isso não pode existir. É preciso ter sempre um dinheiro sagrado da empresa e, logicamente, o dinheiro para remuneração e sobrevivência dos sócios-proprietários ou donos. Por isso tudo deve ser pensado na ponta do lápis. Mas o acúmulo de tarefas clínicas com financeiras necessariamente não conflitam, mas é sim uma dificuldade para a maioria das pessoas que não possuem competências administrativas desenvolvidas.

Dessa forma você terá a certeza de que o seu dinheiro investido voltará!

Mas você já parou para pensar que para qualquer negócio obter sucesso, além de oferecer um bom serviço, é necessário haver um gerenciamento eficaz das finanças, para que nenhum setor de sua empresa fique a desejar? A organização é a alma de qualquer negócio, organize o administrativo e o financeiro de seu empreendimento terá boas chances de crescer! Organizar também pode significar determinar um prazo/objetivo para que o investimento inicial do negócio “clínica de estética” retorne. Isso significa mensurar o “PAYBACK” do negócio, ou seja, uma técnica administrativa utilizada para calcular o prazo de retorno do capital investido no momento em que se inicia um negócio. Estude mais sobre PAYBACK na internet.

Gestão financeira em clínicas de estética

O bom gerenciamento financeiro é talvez o fator determinante para um empreendimento dar certo e se destacar no mercado tão competitivo. Dele vai depender o funcionamento e a organização da clínica de estética, fundamentais para o sucesso. Com uma boa gestão financeira será possível a visualização do que é necessário investir em sua clínica de estética seja para corrigir partes da empresa, seja para melhorias sob a visão do aumento de vendas, e consequentemente, o aumento do faturamento mensal e anual. Muitos empreendedores preferem investir em equipamentos, melhores técnicas, melhores produtos, mas só se consegue realmente crescer quando o empreendedor e ou o profissional clínico-estético aprende a delegar. O segredo é delegar, ou seja, transferir uma série de tarefas secundárias e ou terciárias que podem ser reproduzidas com a mesma ou maior perfeição de como você faz. Por isso que à contratação de profissionais especializados e treinados para a oferta de bons serviços administrativos e comerciais podem ser a alavanca para o seu sucesso. Isso abrange os profissionais de saúde e os administrativos, como recepcionistas, secretários, copeiros, faxineiros, seguranças, etc.

A primeira impressão é a que fica – Invista em pessoal

Investir em ambiente, fachada e marketing é sempre importante, pois o que vale é sempre a primeira impressão. Mas quando você tiver a chance invista no quadro de pessoal e sua qualificação. O cliente exige um atendimento de primeira, sem muita espera e com recepcionistas educados e bem treinados. A economia nesse setor pode custar caro para o negócio. A recepção é a primeira impressão que o cliente terá da clínica e é essa que ficará, se o cliente não gostar do atendimento não vai nem esperar para ver o resultado do serviço. Mas se gostar será uma maneira de fidelizar o cliente, que começa pelo bom atendimento. Portanto invista no pessoal de apoio!

Administre o orçamento

Mas e as contas a pagar e a receber, como gerenciar? Qual a melhor forma de gerenciar os gastos e lucros da empresa? Tenha tudo na ponta do lápis, existem programas excelentes que podem lhe auxiliar nessa tarefa.

Dicas importantes para gestão de finanças em clínica de estética

Algumas dicas podem lhe ajudar na administração contábil de sua clínica, evitando problemas no orçamento. Confira!

1 – Registre todas as movimentações financeiras
Parta manter o controle sobre as finanças, ou seja, tudo que você tem a pagar e a receber, é necessário que tenha um controle rigoroso e sistemático de todas as transações financeiras que ocorrem na sua empresa. Tudo é muito importante, desde a compra de um lápis, até o pagamento dos funcionários. Isso pode ser feito através de planilhas que podem ser baixadas na internet e que auxiliam muito na organização orçamentária da empresa.

2 – Projete o seu fluxo de caixa
O fluxo de caixa é necessário e indispensável para você ter um visão geral da saúde financeira da sua clínica. Com ela será possível visualizar as receitas e despesas mensais e ter uma análise de como está seu negócio de uma maneira global. Para colocá-lo em prática basta que faça, como citado no tópico acima, todos os registros de entrada e saída de valor do caixa. Ao projetar seu fluxo de caixa, você terá como planejar seus ganhos e gastos para os próximos períodos. Essa é uma estratégia com a qual é possível prever a situação financeira de seu negócio nos próximos meses. Se ele terá um caixa positivo ou não. O que pode ser útil para investimentos futuros sem riscos.

3 – Contrate ou treine uma secretária com experiência e habilidades financeiras
Se você achar que não dará conta dessa tarefa, contrate uma secretária com conhecimentos em finanças. Ela poderá acompanhar de perto e o manterá informado do relatório de saída e entrada dos caixas diários. A rotina de trabalho atribulada que a maioria dos profissionais empreendedores de saúde levam, às vezes impedem que eles se dediquem à gestão financeira de seus negócios, sendo necessária a opção de terceirizar essa função. Para essa função busque uma secretária com experiência e cursos voltados para a área administrativa-financeira. Essa ajuda será importante para que você se dedique mais às suas tarefas cotidianas tão importantes para o dia a dia da clínica.

4 – Tenha reservas financeiras
Para que seu empreendimento nunca entre no vermelho é essencial que tenha um fundo de reservas. Gastos eventuais sempre ocorrem, como demissão de funcionários, férias, 13º salários, entre outros imprevistos, podem colocar em risco a saúde financeira do seu negócio. Siga as dicas acima e garanta uma gestão eficiente de finanças no seu empreendimento. A rotina diária atribulada que os empreendedores, que são profissionais de saúde ao mesmo tempo, levam, às vezes, faz com que negligenciem a saúde financeira de seus negócios. No entanto, para se estabelecer nesse mercado competitivo e se manter estabilizado é necessário que esse aspecto esteja bem administrado, disso dependerá o futuro de sua empresa. Assim como as finanças, é importante para uma clínica de estética ter profissionais qualificados e especializados.

Por Rodrigo Nunes
https://biomedicinaestetica.bmd.br/como-gerenciar-as-financas-de-sua-clinica-de-estetica/#.WgEPlFtSzDc

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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