Como controlar o estoque do seu salão de beleza

 

O estoque do salão de beleza é com certeza o ponto mais delicado das operações que envolvem esse tipo de negócio. A aquisição mal feita de produtos, a falta de controle de desperdício e a ausência de repasse dos custos dos produtos vai implicar diretamente no lucro – ou ausência dele.

Lucro = Receita – Despesas

Existem basicamente três tipos de controle de estoque em um salão de beleza:

– Entrada (compra de um produto);
– A saída do produto pelas vendas;
– A saída do produto por meio da utilização pela demanda interna.

Um bom administrador é aquele que tem esses tópicos sob controle e que dificilmente será pego de surpresa por emergências que o coloquem em situação de ter que pagar um preço mais elevado por um produto a fim de fazer com que a rotina de trabalho não seja comprometida.

Controlando o estoque do salão de beleza

Os primeiros passos para que você possa controlar bem o seu estoque são:

1 – Conhecer profundamente os produtos – linhas, tipo, quantidade – existentes;
2 – Disponibilizá-los para uso profissional;
3 – Controlar a quantidade utilizada e sua disponibilidade;
4 – Controlar o fluxo de reposição;
5 – Solicitar a compra de produtos para a renovação;
6 – Receber e armazenar – de forma organizada – os produtos.

Comece a lucrar já no momento da compra

Se tem uma característica comum a todos os grandes empresários é que eles são bons de barganha. Todos sabem conquistar o melhor preço, sempre correm atrás dos valores mais baixos e, portanto, mais interessantes para a receita da sua empresa. Uma compra bem feita (preço, prazo de entrega e condições de pagamento favoráveis) já é meio caminho andado para um negócio lucrativo

Um conhecimento profundo sobre os produtos que entregam os serviços oferecidos, as preferências dos clientes e as tendências da moda são detalhes que devem ser observados para que você saiba qual o momento de efetuar novos pedidos aos seus fornecedores. É preciso cautela para não comprar com muita antecedência, o que pode acarretar na expiração de validade; e nem com atraso, o que vai gerar a falta do produto e impedir que o trabalho seja executado.

Detalhes que precisam ser observados

Algumas informações são fundamentais para que você possa começar a trabalhar com um controle mais detalhado do seu estoque:

– Prazo médio de uso do produto;
– Quantidade consumida por produto;
– Itens com maior saída, seja pela venda ou pelo consumo interno.

Como chegar a esses números e itens? Você pode começar a colocar na sua lista de afazeres rotineiros uma vistoria semanal. Com isso será possível chegar a uma média de quanto tempo dura cada novo produto – de acordo com os diferentes serviços entregues. Se preferir, você pode separar determinadas embalagens, ainda que do mesmo produto, para que sejam destinados para apenas um tipo de trabalho.

Outra alternativa é avaliar o consumo individual de cada um dos seus profissionais. Alguns podem utilizar uma quantidade superior ao necessário para um procedimento e gerar um desperdício que vai se refletir diretamente no seu lucro.

Mantenha sua equipe por dentro das novas técnicas

Estima-se que são gastos, em média, 80 litros de água por lavagem. Porém, procedimentos mais modernos provaram que é possível alcançar o mesmo resultado utilizando cerca de 15-30% menos água. Ou seja, técnicas obsoletas podem gerar um prejuízo duplo: um para você e outro para o meio ambiente.

Software para controle de estoque

A tecnologia está aí justamente para suprir as nossas necessidades. Você pode procurar uma empresa especializada, explicar as suas necessidades e solicitar o desenvolvimento de uma ferramenta que organize o seu estoque.

Fonte: http://blog.casanostracosmeticos.com.br/gestao-de-salao/como-controlar-estoque-salao-de-beleza/

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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