Como contratar profissionais da área da beleza

 

Conheça dicas de ouro para encontrar, selecionar e contratar profissionais de beleza.

“Contrate lentamente, mas demita rápido.”

Um problema que muitos donos e gerentes de salão tem é ter que carregar muitas funções e atividades diferentes para garantir que o negócio ande como esperado. Lidar com profissionais não qualificados e de baixo desempenho acaba sendo mais uma atividade, dentre as várias outras, que você não vai querer adicionar na sua lista de tarefas.

O segredo do sucesso do seu salão é contratar e manter bons profissionais. Antes de qualquer coisa, tenha em mente qual o perfil de profissional que você quer (Qual posição, qualidades e características).

Onde procurar e encontrar profissionais de beleza

  • Indicações

Procure com clientes ou outras funcionárias indicações de pessoas que podem ser uma boa profissional naquilo que você busca. Normalmente, quando indicado esta pessoa tende a ser realmente boa. Afinal, ninguém irá sugerir a contratação de alguém que não confia.

Porém nunca contrate alguém que você não possa demitir, como parentes, amigos, namorado…(salvo raras exceções).

  • Cursos

Ligue e visite os melhores cursos profissionalizantes da sua região. Fale com o coordenador e professor e peça indicações, coloque cartazes, fale rapidamente nas salas…Enfim, lá está a fonte de jovens profissionais.

  • Internet

Existem diversos sites para se colocar anúncios, redes sociais e muito mais. No entanto se for gastar algum dinheiro promovendo esta vaga certifique-se que todo o anúncio esteja focado exclusivamente para sua região. Não adianta fazer um anuncio pago da vaga no facebook para pessoas de outra cidade.

  • Anúncios PAGOS

Continua sendo uma ótima e efetiva opção. Mas por favor, não coloque um anúncio assim: “Salão de beleza busca manicure para…”. Todo mundo faz isso, não deixa a vaga em destaque, não define exatamente o que você procura…Pode até trazer grande números de interessados mas não no nível que você deseja.

Se você pede alguém que seja honesto, esforçado, apaixonado pelo que faz, que confia nas suas habilidades e também tem energia e motivação, é bem capaz que você ache. E, ainda, exclua aquelas que não são e irã lhe dar dor de cabeça.

  • Cartazes na porta

A dica no item acima vale aqui também.

Como escolher o melhor funcionário

Depois de receber todos os interessados selecione 5 a 8 candidatos que parecem se encaixar na vaga para que você possa escolher. Veja algumas etapas importantes nesta fase:

1. Analisar a competência técnica dos candidatos, cursos realizados, experiência profissional e especialidades. Para isso você pode solicitar o envio do Curriculum e até de documentação que provem a realização de cursos.

2. É comum também buscar referências de antigos empregadores. Apenas ligue para eles e pergunte um pouco mais sobre a pessoa. Mas saiba ter discernimento de possíveis magoas que geralmente acontecem. Por isso, haja e faça perguntas extremamente profissionais. Por exemplo: pontos fortes e fracos e as razões de porque saiu do emprego.

3. Entrevista (ou conversa) com candidatas. Prepare uma lista de perguntas e outras curiosidades que deseja saber baseadas no currículo enviado e na conversa com antigos empregadores.

  • Avalie sua pontualidade com o horário que chega na entrevista. Embora possa existir contratempos e até mesmo a distância entre o local do trabalho e residência. Esse fator pode influenciar a escolha, mas não deve ser uma regra.
  • Perceba as habilidades de comunicação e personalidade. Para isso, durante a entrevista tente ter muitas conversas de outros assuntos e com outras pessoas.
  • Descubra se o profissional sabe de outras habilidades que podem ser interessantes como: nail art, massagem, marketing, contabilidade e etc.
  • Confira se ela é capaz de trazer novos clientes. Pergunte se ela fará isso e como pretende.
  • Sugestão de perguntas:
    -Pontos fortes e fracos? O que mais e menos gosta na profissão?
    -Por que quer trabalhar ali? Por que escolheu esta profissão?
    -Objetivos e planos de vida de curto e longo prazo?
    -O que considera importante como profissional?

4. Peça que ela execute um trabalho na hora. Seja atender um telefonema, fazer um corte, completar uma manicure ou etc. Assim você observa como organiza suas ferramentas, habilidades no serviço, tratamento de clientes e etc.

Encontrou a pessoa certa?

Seja o mais claro possível com ela, explique o que espera dela, quais serão as responsabilidades e todos detalhes e regras da empresa. Sugerimos que faça isso por escrito e peça que assine. Demonstra profissionalismo e certifica-se que ela sabe exatamente o que você espera.

Dicas para manter funcionários em um salão

Depois que você encontrou as pessoas certas e montou seu “time”, é preciso definir estratégias para manter eles com você. Segue algumas dicas utilizadas por alguns salões para reter seus funcionários:

  • Pagar em dia e acima média,
  • Registrá-los e dar direito à assistência médica,
  • Programa de empréstimo pessoal,
  • Cesta básica,
  • Premiações e reconhecimento constantes,
  • Programa de treinamento frequentes.

Como pagar funcionário de salão de beleza e as formas de contratação

Muitos empresários ficam em dúvida do que fazer na hora de contratar e pagar o funcionário. Para isso vamos colocar as opções das formas de contratação:

1- Contrato de trabalho com vínculo empregatício.

(Registro em carteira, recolhimento dos encargos trabalhistas e cumprimento de exigências assessórias)

A- Contrato por Prazo Indeterminado:

– Contrato de Trabalho Típico – Não tem prazo estipulado para o término.

– Trabalho a Tempo Parcial – (Jornada limite: 25 hrs./semana, salário proporcional, não tem horas extras)

B- Contrato por Prazo Determinado (Limite de 2 anos)

– Por Obra Certa – contrato termina com a finalização do serviço

– Experiência – Limite de 90 dias

– Aprendiz – Contrato de trabalho especial para jovens entre 14 e 18 anos inscritos em programa de aprendizagem

2- Contratos de trabalho sem vínculo empregatício.

A- Trabalho Eventual – prestação de serviços ocasionais nas atividades-meio.

B- Trabalho Avulso – Serviços esporádicos e eventuais a várias empresas.

C- Trabalho Temporário (Lei nº 6.019/74) – Prestado por PF a uma PJ, para atender a necessidade de substituição de pessoal ou acréscimo extraordinário de serviços.

D- Estágio (Lei nº 11.788/08) – Ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho.

E- Trabalho Autônomo – Prestado por profissional independente no ajuste e na execução de seu trabalho

F- Terceirização – Repasse de atividades-meio a terceiros: PF ou PJ.

Fonte: http://www.universidadedabeleza.com/contratar-profissional-de-beleza-e-estetica-tudo-que-voce-precisa-saber/

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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