Clínicas de estética e sites de compras coletivas

 

 

Vejo com muita preocupação a proliferação das promoções feitas em sites de compras coletivas. Me preocupa primeiramente porque os descontos são muito altos (cerca de 80% de desconto) ou seja 10 Sessões de drenagem linfática que normalmente seria cobrado R$ 600,00, sai por R$ 120,00 em média, chegando a descontos ainda maiores dependendo do serviço. Já vi clínicas com 91 % de desconto em seus serviços.

Os sites de descontos costumam cobrar uma taxa de 30% a 50% do valor do pacote, neste exemplo que foi dado, considerando a taxa mais baixa praticada (30%), destes R$ 120,00 cobrados, sobrariam R$ 84,00 para a clínica de estética, ou R$ 8,40 por sessão.

Preocupa-me também, por que há uma ilusão de que se o cliente gostar dos serviços, ele fechará um pacote pelo preço normal. Será que você pagaria R$ 600,00 por um serviço que custou R$ 120,00? Será que não está sendo criada uma geração de caçadores de cupons de desconto?

Outra preocupação que tenho é com os profissionais de estética. Isso irá diminuir os ganhos dos profissionais, pois não há milagres, haverá corte de custos para poder atender a preços tão irrisórios. Haverá aumento da rotatividade de pessoal, pois ninguém ficará satisfeito em ver os seus ganhos diminuírem e buscarão novas alternativas no mercado de estética.

Tenho feito testes em várias clínicas de estética através de sites de descontos e tenho me deparado com baixa qualidade no atendimento e nos serviços, onde já esperei 30 minutos pelo atendimento, já fui atendido com creme hidratante daqueles que são comprados por R$ 4,00 no supermercado, já recebi drenagem de 30 minutos, entre outras coisas que não fideliza o cliente.

Somente em uma clínica, recebi um atendimento de primeira, que superou  minhas expectativas. Desde o agendamento por telefone, até a recepção na clínica e a qualidade e resultado do tratamento. Foi um clínica localizada no bairro de Santana, de nome New Woman (Nova mulher na tradução para o português, apesar do nome sai de lá um novo homem). Comprei Sessões de Bella Contour+Cellutec+Drenagem+Modeladora e fiquei mais que satisfeito.

O proprietário deve analisar se o estabelecimento está preparado para atender toda a demanda vinda dessas promoções, sem que haja decréscimo da qualidade.

Este sistema funciona muito bem em hotéis e pousadas, pois preenchem os espaços ociosos, quartos que ocupados ou não terão as mesmas despesas, e é melhor ganhar pouco do que não ganhar nada neste caso.No caso das Clínicas de estética, há limitações de espaço e pessoal , e não há como se  adaptar tão rapidamente a um aumento repentino de consumo. No caso de um Hotel já há uma estrutura preparada para isso com um custo fixo altíssimo.

Se o administrador da clínica fizer as contas corretamente, considerando os custos fixos e variáveis do seu negocio, verá que não há como ter lucro em uma ação como essa, e desta forma estará comprando cliente, tentando fidelizar o cliente errado e “desfidelizando” o cliente fiel que sempre pagou um preço justo pelos serviços prestados e que ao saber que paga um valor muito superior à moça que está deitada na maca ao lado, não ficará nada satisfeita. E você ficaria satisfeita?

A minha concepção é de que trata-se de uma febre passageira, em breve os sites deverão baixar suas taxas gradativamente, mas infelizmente acredito que muitas clínicas de estética irão ter sérios problemas, principalmente aquelas que são pouco estruturadas e na qual o proprietário não sabe fazer contas para mensurar a viabilidade da promoção.

Cuidado para o tiro não sair pela culatra

O intuito principal de se fazer uma campanha de marketing em sites de compra coletiva é prospectar novos clientes para sua clinica de estética. Nada além disso, pois uma campanha como essa dificilmente dará lucro. Mas se o ideal é de trazer novos clientes e que os mesmos sejam fidelizados,se isto ocorrer, já teria valido muito a pena. Estes clientes fidelizados consumiriam novos produtos e serviços de sua clinica, indicariam novos clientes e tudo seria maravilhoso.

Mas muito cuidado, pois não é bem isso que vem acontecendo. Existe muitas reclamações de clientes insatisfeitos com o atendimento, com a demora para marcar suas sessões etc. Muitas vezes há uma diferenciação entre quem é cliente de sites de compra coletivas e o cliente que não é. Se a intenção é fidelizar estes clientes, o atendimento deve ser o melhor possível, a experiência do cliente deve inesquecível para ele.

Aspectos que devem ser considerados antes anunciar em sites de compras coletivas

  • Limite o número de vendas para não exceder demais sua capacidade.
  • Analise sua estrutura para física e de funcionários para verificar se vai dar conta de atender toda a demanda.
  • Escolha um serviço chave para anunciar e não faça promoção com todos os serviços de seu portfólio.
  • Treine seu pessoal para oferecer outros serviços que não fazem parte da promoção.
  • Treine bem seu pessoal para dar um atendimento excelente aos clientes.
  • Opte pela empresa que lhe dará melhor custo beneficio que cobre taxas mais baixas, mas que tenha boa visibilidade.
  • Anunciar em sites de compras coletivas pode se tornar uma mania, então saiba a hora de parar. Lembre-se que se trata de uma campanha de marketing e seu intuito é de “comprar clientes” não se pode fazer isso pelo resto da vida.

Um grande abraço

Cristiano dos Santos é fundador da Loja Estética, palestrante e autor do DVD “O Perfil Empreendedor do Profissional de Estética”. www.academiadaesteticista.blogspot.com;  cristiano@lojaestetica.com.br

 

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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