Vejo com muita preocupação a proliferação das promoções feitas em sites de compras coletivas. Me preocupa primeiramente porque os descontos são muito altos (cerca de 80% de desconto) ou seja 10 Sessões de drenagem linfática que normalmente seria cobrado R$ 600,00, sai por R$ 120,00 em média, chegando a descontos ainda maiores dependendo do serviço. Já vi clínicas com 91 % de desconto em seus serviços.
Os sites de descontos costumam cobrar uma taxa de 30% a 50% do valor do pacote, neste exemplo que foi dado, considerando a taxa mais baixa praticada (30%), destes R$ 120,00 cobrados, sobrariam R$ 84,00 para a clínica de estética, ou R$ 8,40 por sessão.
Preocupa-me também, por que há uma ilusão de que se o cliente gostar dos serviços, ele fechará um pacote pelo preço normal. Será que você pagaria R$ 600,00 por um serviço que custou R$ 120,00? Será que não está sendo criada uma geração de caçadores de cupons de desconto?
Outra preocupação que tenho é com os profissionais de estética. Isso irá diminuir os ganhos dos profissionais, pois não há milagres, haverá corte de custos para poder atender a preços tão irrisórios. Haverá aumento da rotatividade de pessoal, pois ninguém ficará satisfeito em ver os seus ganhos diminuírem e buscarão novas alternativas no mercado de estética.
Tenho feito testes em várias clínicas de estética através de sites de descontos e tenho me deparado com baixa qualidade no atendimento e nos serviços, onde já esperei 30 minutos pelo atendimento, já fui atendido com creme hidratante daqueles que são comprados por R$ 4,00 no supermercado, já recebi drenagem de 30 minutos, entre outras coisas que não fideliza o cliente.
Somente em uma clínica, recebi um atendimento de primeira, que superou minhas expectativas. Desde o agendamento por telefone, até a recepção na clínica e a qualidade e resultado do tratamento. Foi um clínica localizada no bairro de Santana, de nome New Woman (Nova mulher na tradução para o português, apesar do nome sai de lá um novo homem). Comprei Sessões de Bella Contour+Cellutec+Drenagem+Modeladora e fiquei mais que satisfeito.
O proprietário deve analisar se o estabelecimento está preparado para atender toda a demanda vinda dessas promoções, sem que haja decréscimo da qualidade.
Este sistema funciona muito bem em hotéis e pousadas, pois preenchem os espaços ociosos, quartos que ocupados ou não terão as mesmas despesas, e é melhor ganhar pouco do que não ganhar nada neste caso.No caso das Clínicas de estética, há limitações de espaço e pessoal , e não há como se adaptar tão rapidamente a um aumento repentino de consumo. No caso de um Hotel já há uma estrutura preparada para isso com um custo fixo altíssimo.
Se o administrador da clínica fizer as contas corretamente, considerando os custos fixos e variáveis do seu negocio, verá que não há como ter lucro em uma ação como essa, e desta forma estará comprando cliente, tentando fidelizar o cliente errado e “desfidelizando” o cliente fiel que sempre pagou um preço justo pelos serviços prestados e que ao saber que paga um valor muito superior à moça que está deitada na maca ao lado, não ficará nada satisfeita. E você ficaria satisfeita?
A minha concepção é de que trata-se de uma febre passageira, em breve os sites deverão baixar suas taxas gradativamente, mas infelizmente acredito que muitas clínicas de estética irão ter sérios problemas, principalmente aquelas que são pouco estruturadas e na qual o proprietário não sabe fazer contas para mensurar a viabilidade da promoção.
Cuidado para o tiro não sair pela culatra
O intuito principal de se fazer uma campanha de marketing em sites de compra coletiva é prospectar novos clientes para sua clinica de estética. Nada além disso, pois uma campanha como essa dificilmente dará lucro. Mas se o ideal é de trazer novos clientes e que os mesmos sejam fidelizados,se isto ocorrer, já teria valido muito a pena. Estes clientes fidelizados consumiriam novos produtos e serviços de sua clinica, indicariam novos clientes e tudo seria maravilhoso.
Mas muito cuidado, pois não é bem isso que vem acontecendo. Existe muitas reclamações de clientes insatisfeitos com o atendimento, com a demora para marcar suas sessões etc. Muitas vezes há uma diferenciação entre quem é cliente de sites de compra coletivas e o cliente que não é. Se a intenção é fidelizar estes clientes, o atendimento deve ser o melhor possível, a experiência do cliente deve inesquecível para ele.
Aspectos que devem ser considerados antes anunciar em sites de compras coletivas
- Limite o número de vendas para não exceder demais sua capacidade.
- Analise sua estrutura para física e de funcionários para verificar se vai dar conta de atender toda a demanda.
- Escolha um serviço chave para anunciar e não faça promoção com todos os serviços de seu portfólio.
- Treine seu pessoal para oferecer outros serviços que não fazem parte da promoção.
- Treine bem seu pessoal para dar um atendimento excelente aos clientes.
- Opte pela empresa que lhe dará melhor custo beneficio que cobre taxas mais baixas, mas que tenha boa visibilidade.
- Anunciar em sites de compras coletivas pode se tornar uma mania, então saiba a hora de parar. Lembre-se que se trata de uma campanha de marketing e seu intuito é de “comprar clientes” não se pode fazer isso pelo resto da vida.
Um grande abraço
Cristiano dos Santos é fundador da Loja Estética, palestrante e autor do DVD “O Perfil Empreendedor do Profissional de Estética”. www.academiadaesteticista.blogspot.com; cristiano@lojaestetica.com.br