Beleza como Negócio

 

 

O século XXI se apresenta como o momento histórico de resgatar o sentido e a importância da sua imagem tanto na vida pessoal quanto na profissional, atendendo a composição do cenário atual, cada vez mais competitivo e exigente, unindo o campo espiritual e ético da realização pessoal com o campo pragmático dos “resultados” e da “eficiência”.

Eis aqui um momento a ser aproveitado por todos os profissionais envolvidos com o mundo da Beleza e, que sonham com o sucesso profissional.

“Toda grande caminhada começa sempre com o primeiro passo”-  Confúcio

Ser profissional de beleza significa ter o compromisso de transformar e, principalmente, transformar-se para obter uma melhor qualidade de vida, tanto sua quanto de seus clientes.

1- BELEZA COMO NEGÓCIO

  • “BELEZA É A PERCEPÇÃO ESTÉTICA DE TUDO O QUE É AGRADÁVEL AOS SENTIDOS”.

2- “O CULTO À BELEZA E A BUSCA DA PERFEIÇÃO SEMPRE ACOMPANHARAM O HOMEM E ESTÃO LIGADOS A PADRÕES, SEGUNDO AS RAÇAS, AS REGIÕES E AS ÉPOCAS DA HISTÓRIA”.

  • “A IDEIA DE BELEZA ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE.
  • “NO SENTIDO MAIS AMPLO, BELEZA É: CULTURA, SAÚDE, ELEGÂNCIA, MAS TAMBÉM É SINÔNIMO DE NEGÓCIO E LUCRO”.

3 – Vaidade em alta – Um mundo de grandes 

Números:

  1. Oitenta milhões de brasileiros consomem algum tipo de produto de beleza. São 13,8 milhões a mais do que no início da década. Quase metade da população do País.
  2. As mulheres respondem por 67,5% do consumo nessa área.
  3. Cosméticos e perfumaria respondem por 35% do volume de vendas do setor.
  4. Um milhão e seiscentos mil brasileiros atuam na indústria, varejo e prestação de serviços.
  5. O número de empregos diretos e indiretos cresceu 134% na última década.

4- “SER PROFISSIONAL DE BELEZA SIGNIFICA TER O COMPROMISSO DE TRANSFORMAR E, PRINCIPALMENTE, TRANSFORMAR-SE PARA OBTER UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA, TANTO SUA QUANTO DE SEUS CLIENTES”.

5- “O MUNDO NÃO PÁRA. AS MUDANÇAS DE CONCEITOS E DAS DEFINIÇÕES DO QUE É BELO ESTÃO EM MUTAÇÃO CONSTANTE, RAPIDAMENTE. ASSIM, COMO A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, O CAMPO DA MODA/BELEZA É DINÂMICO E O PROFISSIONAL PRECISA ACOMPANHAR O MERCADO, A FIM DE NÃO TER SEUS SERVIÇOS OBSOLETOS DIANTE DE SEU CLIENTE, QUE A CADA DIA TORNA-SE MAIS BEM INFORMADO PELA MÍDIA ESPECIALIZADA”.

6 – APRENDER

  • Aprenda a gostar das pessoas: todos gostam de ser tratados de modo a se sentirem importantes. Uma sincera apreciação dos outros vai ajudar muito na maneira adequada de se atender um cliente.
  • Mostre respeito e credibilidade.
  • Tenha um sorriso amistoso: evite a cara de bravo. A resposta com um sorriso, sempre faz bem à saúde e abre portas.
  • Seja natural e cortês.
  • Trabalhe em equipe.
  • Seja leal aos colegas e clientes.
  • Seja flexível.
  • Tenha polidez e seja ético.
  • Ouça com atenção: as pessoas gostam de ser ouvidas com atenção. Portanto, gostam dos bons ouvintes.
  • Observe sempre: observar bem o cliente é uma das armas principais para um bom atendimento.
  • Responda de modo correto e claro: ninguém gosta de ter respostas erradas ou ficar embaraçado, por não ter entendido uma informação ou explicação dada.
  • Não discuta. Mesmo ganhando, você perde: ao provar que um cliente está errado, o profissional pode ganhar a discussão, mas, perderá o cliente.
  • Conserve o bom humor: encare construtivamente as situações difíceis. Um sorriso, boa disposição mental e física, palavras comedidas e tranquilidade ajudam a neutralizar as adversidades.

4H’s = 1 PS

 

7 – (Humor + Honestidade + Habilidade + Humildade = 1 Profissional de Sucesso)

8 –  “O CORPO FALA… MAIS DO QUE O CORPO, O VESTIR-SE, O FALAR, O SENTAR-SE, O MAQUIAR-SE, ENFIM, TODAS AS MANEIRAS DE PORTAR-SE E APRESENTAR-SE A UM PÚBLICO (CLIENTE) SÃO TRANSMISSORAS DE INFORMAÇÕES SOBRE O MEIO A QUE O INDIVÍDUO PERTENCE”.

9 – VISUAL

  • Invista em seu visual: aparência é seu cartão de visitas.
  • Você nunca consegue uma segunda chance para conquistar uma primeira impressão.
  • Como personalizar o atendimento? Olhar sincero, sorriso discreto, cumprimento cordial.
  • Cabelos: limpos, escovados ou penteados.
  • Uniforme: passado e limpo.
  • Mãos: limpas, sem lascas, cutiladas e/ou esmaltadas.
  • Dentes: escovados e hálito fresco.
  • Higiene: uso de desodorantes e perfumes com fragrâncias suaves.

10- “O SER HUMANO É ALTAMENTE ADAPTÁVEL E TEM GRANDE CAPACIDADE DE ADEQUAR-SE ÀS SITUAÇÕES IMPOSTAS PELO MEIO EM QUE ATUA OU ÀS NECESSIDADES IMPOSTAS PELO MESMO”.

  • CULTURA
  • Ressaltar a importância da leitura como meio de enriquecer não só o vocabulário técnico como o usual.
  • Falar como é satisfatório ao cliente poder dialogar com o profissional de maneira igual e sem barreiras.
  • Falar da importância de se evitar o uso de gírias, palavrões etc.
  • Descrever como é importante que o profissional esteja antenado com os meios de comunicação para saber transmitir informações a seu cliente, não só de seu meio de atuação quanto do meio social como um todo.
  • Falar de como é importante para o profissional estar sempre estudando! Não só na área técnica, quanto de formação acadêmica ou o estudo de outros idiomas.
  • Atenda o cliente com elegância. Mais difícil do que conquistar um cliente, é mantê-lo satisfeito.
  • Olhe o cliente nos olhos.
  • Evite tratamentos demasiados informais.
  • Quando errar, admita. É humano e uma forma de aprendizado.
  • Capriche no discurso. Quem o domina, tem o poder de conquistar as pessoas, seja pelo carisma ou pelo domínio da técnica.
  • ÉTICA PROFISSIONAL

“SER ÉTICO É TER A EXATA NOÇÃO DE SEU PAPEL PROFISSIONAL, TOTAL DOMÍNIO DA TÉCNICA NA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS E PRODUTOS E, PRINCIPALMENTE, DE SUA RESPONSABIlIDADE COMO FORMADOR DE OPINIÕES NA SOCIEDADE”.

  • HISTÓRIA E ÉTICA
  • Desde os primórdios, esse tema sempre foi o mais discutido: com as primeiras leis, dos dez mandamentos, do olho por olho, dente por dente, passando pelos primeiros grupos democraticamente constituídos, como Grécia e Roma, aos dias de hoje, regendo o equilíbrio e as relações nas sociedades, por meio dos códigos nos dão os parâmetros de boa convivência.
  • O respeito ao próximo é manter a moralidade em bom nível. Mostra o interesse que você tem no bem-estar de quem está a seu lado, ligado por um elo de parentesco, amizade, estudo ou de trabalho. Uma relação clara aumenta a resistência e a consistência do elo.
  • Quando tratamos desse assunto da visão do consumidor, a situação é regida pelo código de defesa do consumidor, por meio do Procon, ou por outra entidade de direito do consumidor. Mas, o mais importante, é o profissional saber que o cliente é o mais importante em seu negócio, e sua relação com ele deve estar pautada pelo mais profundo respeito e consideração.
  • Ser ético é:
  • Colocar-se no lugar do outro.
  • Fazer somente aquilo que se tem capacidade de executar.
  • Não fazer promessas que não possa cumprir.
  • Respeitar opiniões.
  • Não fazer fofocas.
  • Ser discreto.

11- “O PRIMEIRO PASSO PARA O SUCESSO É O PROFISSIONAL SABER ADEQUAR-SE AO PÚBLICO A QUE IRÁ ATENDER EM TODOS OS SENTIDOS, A FIM DE QUE ESSE CLIENTE, ENCONTRE NO PROFISSIONAL, MESMO QUE INCONSCIENTEMENTE, UM REFERENCIAL DAQUILO QUE ELE PROCURA”.

12 – REFERENCIAL

  • Maquiadores: sempre bem maquiados.
  • Manicuras: sempre com as unhas embelezadas.
  • Cabeleireiros: cabelos bem cortados, penteados ou escovados, coloridos e bem tratados.
  • Esteticistas: pele bem cuidada.
  • Depiladoras: Sem pelos no buço e com sobrancelhas bem desenhadas.
  • Produção visual do grupo sempre de acordo com as ocasiões e eventos (halloween, festa junina etc.).

13 – “O BELO VENDE A BELEZA DE MANEIRA MAIS FÁCIL E.. BELA”.

14 – ESTAR BELO

  • Sapatos sempre limpos.
  • Estampas sempre em harmonia, evitando usar listras e estampas.
  • Para ambientes informais, esqueça os decotes e as saias muito curtas.
  • Para quem trabalha de branco, evitar usar lingerie branca (use cor da pele).

15 – MARKETING PESSOAL

“A MELHOR MANEIRA DE SER UM BOM VENDEDOR, É SABER, PRIMEIRO, VENDER A SI PRÓPRIO COMO PROFISSIONAL”.

  • Praticar boas maneiras.
  • Trabalhar com entusiasmo e competência.
  • Mostrar valor profissional.
  • Estabelecer metas.
  • Buscar sempre a perfeição.
  • Boa aparência vale mais do que carta de apresentação.

16- “ESTAR ELEGANTE É, PRINCIPALMENTE, ESTAR BEM CONSIGO MESMO E COM O SEU MEIO DE ATUAÇÃO, TRANSMITINDO AO PRÓXIMO SEGURANÇA E BEM ESTAR”.

A mulher elegante

É aquela que se veste não só de acordo com a moda ou seu tipo, mas apropriadamente para cada circunstância? Por certo sim. Mas não apenas isso. A elegância da mulher tem estreitas conotações com o seu modo de ser e de viver.

É elegante na decoração de sua casa, na organização de suas reuniões, na hospitalidade com que recebe os amigos e na maneira discreta que se refere às particularidades de suas amigas Mas é muito mais elegante (interprete-se elegância como correção) na sua conduta familiar e social.

 O homem elegante

O homem verdadeiramente elegante não se veste apenas com elegância, mas vive em estado de elegância, sendo cortês com o vizinho, com o colega de trabalho, com os familiares, enfim, com todos que o cercam.

De onde se deduz que para a elegância não há uma definição absoluta. Ligada como está às qualidades de gosto e de bom gosto, de educação, de correção moral e de apuro social, ainda assim não é privilégio de alguns, mas de todo aquele que está em harmonia consigo mesmo e com o próximo, com o seu tempo e com o mundo em que vive.

Para refletir:

  • Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo aos colaboradores de cargos mais baixos, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar.
  • “Sorrir dá mais luz e custa menos que a eletricidade”.
  • “Um dia sem sorriso, é um dia desperdiçado”.
  • “Ouvir com atenção, tem muito mais a ver com confiança, respeito, envolvimento e compartilhamento de informação do que com os ouvidos”.
  • “Marketing é, acima de tudo, conquistar e manter clientes”.
  • “O que está por trás de deixar o cliente esperando? Provavelmente, desrespeito com o tempo dele, falta de profissionalismo e de visão estratégica”.
  • “Nunca pare de pesquisar. Se você fizer isso, também vai deixar de crescer”.
  • “Pessoas que não fazem nada além daquilo pelo que são pagas, nunca recebem pagamento por qualquer coisa a mais que fizerem”.
  • “As empresas (e os profissionais) ganham mais credibilidade junto aos clientes, realizando algum tipo de esforço extra. Os clientes sempre se recordam das vezes em que um prestador de serviço saiu de seu caminho para ajudá-los”.
  • “Com que frequência você deve dizer muito obrigado? Sempre que tiver uma oportunidade”.
  • “A cortesia é uma espécie de encantamento, que atrai a boa vontade de todos, assim como a grosseria obtém apenas desprezo e irritação geral”.

AS CHAVES DO SUCESSO SÃO:

A FORMAÇÃO,

A INFORMAÇÃO,

A TRAJETÓRIA,

A HONESTIDADE.  

 

Prof. Martha Martins é Tecnóloga em Beleza, Estética e Imagem Pessoal. e-mail: marthamartinsa@gmail.com Tel.: 21 9852 0871

 

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

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