As melhores redes sociais para seu salão de beleza

 

Seu salão de beleza já está no Facebook, Twitter, Linkedin ou Youtube? Esta ideia certamente já passou pela sua cabeça, mas vale a pena o esforço? As redes sociais ajudam a interagir com os consumidores e a promover o nome da empresa, mas cada uma tem a sua característica e sua própria linguagem. No post de hoje, listamos os perfis das principais redes sociais e o tipo de conteúdo que está de acordo com cada uma. Assim, segundo o público que quer atingir no seu negócio de estética, você pode avaliar onde e como deve estar presente no mundo online.

No âmbito do empreendedorismo, as redes fazem parte do chamado marketing online, tema de que já tratamos aqui no blog de FLOWww. Com a internet, as ferramentas digitais abrem uma janela de oportunidades de divulgação a baixo custo e com grande alcance. Nas redes sociais, assim como no marketing tradicional, é possível traçar de ação para conquistar clientes, construir uma imagem da empresa e comercializar serviços e produtos de beleza e estética.

As redes sociais podem ser utilizadas para:

  • promover estratégias virais (conteúdos pensados para serem compartilhados massivamente, como fotos e vídeos)
  • promover vendas (comercialização de produtos por lojas online ou promoções externas)
  • conseguir tráfico até o website do seu negócio (com links chamando para funções e posts da sua página ou blog)
  • interagir e atender o cliente do salão de beleza (respondendo a dúvidas, comentários ou agendando sessões, por exemplo)
  • fonte de marketing intelligence (permitindo que você conheça o que seu público-alvo pensa sobre determinados serviços ou produtos, e acompanhando também as redes da concorrência).

A primeira tarefa na hora de decidir em qual rede se deve estar presente, portanto, segue a regra do marketing para estética: o público-alvo e defina qual mensagem você deseja passar a ele. O tamanho e frequência dos posts, os estilos de texto, o tipo de imagens utilizadas devem seguir sempre a mesma linha, acompanhando a identidade visual do seu centro de estética. Utilize a sua logomarca como imagem de perfil. Seu programa para salões de beleza pode lhe ajudar a saber várias destas informações.

A partir daí, você pode eleger entre as principais redes e traçar seu plano de atuação. Um bom exemplo para entender a diferença entre elas é a famosa imagem criada por Douglas Wray, que explica as redes sociais a partir de um exemplo de “donuts” (as rosquinhas norte-americanas), que traduzimos e adaptamos para vocês:

Qual rede social devo utilizar em meu salão de beleza?

  • Facebook: Permite interagir com milhares de pessoas à medida que todas as ações são vistas ou seguidas por seguidores ou amigos. A cada “like” (“curtir”) ou compartilhamento, seus posts são visualizados por amigos de amigos. Eles também podem curtir o site do salão de beleza, compartilhar fotos tiradas lá enquanto fazem um tratamento usando hashtags (por exemplo, #maquiagem, #clienteVIP, etc.), ou fazer check-in no seu espaço. Publique fotos do seu centro, dos seus serviços e produtos, faça posts com as promoções e com conteúdos de seu blog. Convide seu público para eventos de beleza e interaja com os usuários, respondendo a dúvidas e sugestões.
  • Twitter: Você tem 140 caracteres para falar sobre seu negócio de beleza nesta rede social. Dá para divulgar novidades, links para seu site e blog, frases inspiradoras, notícias de promoções e serviços e responder dúvidas dos usuários. Também é bacana para contatar e seguir outras empresas da sua área de atuação. Siga perfis estratégicos e interaja com eles para conseguir mais seguidores. Fotos e hashtags (#) ampliam a visibilidade de seus posts.
  • Youtube: Permite compartilhar vídeos, seguir outros canais e interagir com usuários, sempre através da plataforma audiovisual. Se você tem condições de criar conteúdos em vídeos de boa qualidade de imagem e som, invista nisso. Uma boa ideia pode ser fazer tutoriais de maquiagem ou penteados, dicas de beleza ou um pequeno vídeo institucional divertido do seu negócio. Não se esqueça de incluir uma vinheta com o nome e logomarca do seu salão e os créditos dos profissionais que irão aparecer na filmagem.
  • Linkedin: É uma rede de contatos profissionais. Dá para compartilhar conteúdos relacionados à profissão e área de atuação através de uma página de seu negócio. É possível mostrar suas credenciais e qualificações profissionais, além dos serviços e qualificações do seu centro de estética e de seus funcionários para uma grande network de potenciais clientes, fornecedores, parceiros e outras pessoas do seu setor.
  • G+: Divide os usuários em grupos, de acordo com seus interesses, e os relaciona a informações que possam ser relevantes. Por exemplo, os usuários podem receber suas atualizações se você marcar “beleza” ou “estética” como um de seus interesses. Pode ser uma boa oportunidade para melhorar seu site nos resultados de buscas da Google, pois quem lhe segue no G+ vai ver seus posts ao buscar qualquer coisa no Google.
  • Instagram: Permite compartilhar fotos e vídeos. Os usuários podem seguir outros membros, ser seguidos, curtir e comentar as fotos. Uma característica é que a visualização de seus conteúdos só pode ser feita através de aparelhos celulares que tenham o aplicativo baixado e instalado. Ele disponibiliza filtros para fotos, permitindo que se faça uma pequena edição de imagem ao publicar, e também permite usar Hashtags para ajudar a localizar os conteúdos.
  • Pinterest: É como um painel de ideias e inspirações para os usuários, que podem “pinar” suas imagens favoritas e guarda-las ou compartilhá-las em pastas segundo seus interesses. É interessante para compartilhar fotos, listas, tutoriais com imagens, receitas ou dicas de beleza.

Não esqueça de utilizar ferramentas que lhe ajudem a mensurar os resultados de suas ações de marketing para estética. Um bom programa de gestão online ou software para salões de beleza como FLOWww pode dispor de métricas e estatísticas úteis neste sentido.

Fonte: http://www.flowww.net/pt-br/blog/as-melhores-redes-sociais-para-seu-centro-de-estetica

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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