As lições do fracasso

 

Olá! Como vai você, espero que ao ler esse artigo, você e seu salão estejam bem. Se não estiverem, espero que o assunto desse artigo possa ajudá-la (o) nas suas ações de melhoria.

Neste pequeno artigo eu vou citar cinco lições que eu tirei do fracasso e espero que possa ajudá-lo a refletir como ás vezes vamos cavando, cavamos e cavando o buraco do fracasso e não percebemos.

A razão da existência de um salão é o cliente, não o modelo de negócio. Um salão não é um bem tangível, pois não é constituído das suas instalações, é um bem intangível, pois é inteiramente constituído dos seus clientes e das pessoas que ali trabalham. Portanto instalações magníficas sem clientes se chama elefante branco.

Talentos sozinhos, não asseguram o sucesso de um salão (a famosa estrela do salão). Mal dirigidos, podem acelerar o fracasso. É necessário mais do que talentos individuais para formar uma equipe de alta performance (forte). É fundamental a existência de uma visão compartilhada, capaz de mobilizar mentes e corações para uma causa comum (a plena satisfação dos clientes), e de uma liderança que consiga evitar os choques e as disfunções do individualismo (tão comum dentro dos salões).

Sistemas alavancados de recompensa nem sempre funcionam. A teoria e a prática dizem: ‘’quando uma empresa adota um sistema de incentivos turbinados, seus sucessos e fracassos são compartilhados e os empregados agem de acordo com o interesse de cada um’’. Ao adotar um sistema de recompensa, deve-se também adotar um sistema eficiente de aferição (medir) da performance (resultado) pois está medida precisa ser consistente com os objetivos de longo prazo do salão. Mas, lembre-se: O termômetro não pode ser mais importante que a febre.

É necessário muito cuidado na definição de um sistema de controle. Há sempre duas patologias associadas ao controle.

A primeira: Más notícias são sempre más notícias.

A segunda: Atire no mensageiro, principalmente se ele for portador de más notícias.
Um sistema de controle na verdade deve ser criado para fazer soar o alarme antes do incêndio e não ao contrário.

Comportamento ético e sucesso são indissociáveis (andam juntos e de mãos dadas). Se ainda não podemos comprovar estatisticamente a relação entre ética e sucesso, o princípio de que a ausência de ética é indissociável do fracasso é comprovável em milhares de salões que vão mal das pernas em todo Brasil. Por quê? Porque trabalham a base da picaretagem enganando seus clientes das mais variadas formas. Desde adulteração de produtos até a cobrança de serviços feitos em cabelos que não tinham estrutura para suportar tal agressão. Se olhar pela janela verá um pertinho de você, mas cuidado ás vezes ao olhar pela janela você poderá ver a sua fachada.

Quando falta a ética as perdas são bem visíveis é só olhar para os fornecedores, bancos, funcionários etc.

A questão não é tanto saber se o desastre pode ser evitado. A questão é que casos de práticas saudáveis de gestão têm sido adotado pelos poucos empresário-empreendedores de salões em todo Brasil. O principal é saber que cidadãos empresários bem reputados e honestos conseguem criar um ambiente capaz de levar os funcionários assumir atitudes eticamente saudáveis e economicamente sustentáveis. Temos vários destes exemplos de salões assim em todo Brasil. Procure um para se espelhar.

Um grande abraço a você e embora estejamos distante geograficamente, espero que essa nossa conversa tenha sido muito proveitosa e de grande ajuda.

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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