As bases de um salão de beleza profissional

 

 

O salão profissional que possui sua estrutura pensada e planejada, vira patrimônio e lucro. E vale um lembrete: seriedade e profissionalismo não são caros, são atitudes.

Ter um salão de beleza é, sem dúvida, um dos melhores negócios em que se pode investir atualmente. É também um desafio muito prazeroso, afinal, você estará mexendo com a autoestima de uma pessoa. Se você conseguir entender e atender esse requisito, com certeza, terá sucesso.

Entretanto, é preciso estar atento, pois, ao contrário do que pensa a maioria, não é um negócio simples. Para se ter sucesso em qualquer negócio há de ser profissional, planejar, conhecer suas tendências, peculiaridades, clientes, entre outros aspectos. Para se ter ideia, um relatório da Negócios & Beleza para a montagem de um salão tem ao menos 70 páginas. Por isso, se preparar no ramo em que se pretende investir é fundamental.

Este artigo tem como objetivo levá-lo a se inspirar e questionar sobre cinco itens que acreditamos serem as bases de um salão profissional. São eles: 

1 – Layout de varejo 

O ponto é, sem dúvida, o maior aliado do investidor. Este necessita ser coerente com todas as bases de um salão profissional que veremos a seguir, mas, antes de tudo, deve haver massa crítica, ou seja, quanto maior o número de pessoas, melhor.

O ponto deve ser avaliado em um raio de uma quadra em volta dele, sendo que, quanto mais pontos de destino estiverem próximos ao ponto escolhido, melhor. Exemplo: um salão que está ao lado de dois restaurantes e em frente a um prédio comercial só poderá ser considerado um ponto com um bom fluxo de passagem de pessoas, se o destino das pessoas da quadra passar pela frente do salão.

Internamente, o salão deve ter um projeto que, além de bonito e coerente com o público que irá atender, possua uma postura vendedora. Para isso, procure manter os produtos expostos e prontos para a venda e experimentação do cliente na recepção, bem como os lavatórios arrumados, com os produtos e as linhas de hidratação organizadas e prontas para uso. Certamente, isso fará uma grande diferença na hora de oferecer uma hidratação ou uma lavagem especial.

Clientes

Quem, Onde, O Que, Quais:

  • Quem são os clientes?
  • Onde estão os clientes?
  • O que gostam de fazer?
  • Quais os valores de um salão para esse cliente?

Perguntas básicas de marketing que, muitas vezes, não são feitas e que perdem-se tempo e dinheiro para se investir em um negócio que você apenas acha que conhece.

Em nossa consultoria, atendemos clientes em que o salão não possui local de espera por estarem focados em atendimento e velocidade, o que é totalmente coerente com o negócio, já que o que esses clientes mais prezam é seu tempo. O contrário também acontece: existem salões em que o cliente vai para ver e ser visto. São salões sofisticados e luxosos, em que não se pode apressar o atendimento do cliente.

Por isso, ao saber exatamente qual é o perfil de seus clientes, mais satisfeito ele irá ficar. E um alerta: se você pensa que no salão rápido o serviço não tem qualidade, está cometendo um equívoco – qualidade é o mínimo que você pode entregar para o seu cliente.

Serviços 

Quais serviços devo oferecer? Bem, se você respondeu as questões anteriores e conhece seus clientes, tem uma boa chance de acertar esta também.

Todo o salão deve procurar ter uma especialidade. Só o especialista agrega valor ao seu serviço e atrai clientes além da sua área de influência, além de agregar valor a seus serviços.

É importante que o seu negócio tenha os serviços básicos que o cliente espera de todo salão, mas é essencial que possua também serviços estratégicos, que agregam valor ao seu ticket médio e/ou produzem maior frequência do cliente. Por exemplo: colorações (lembrando de que quem tinge é tintureiro), reflexos, química em geral, alongamentos e tratamentos de várias fases. 

Equipe 

A equipe, juntamente com o ponto comercial, é o maior desafio do empresário. Se você é, além de proprietário, também profissional de seu salão e acha que a equipe não é problema, eu lhe pergunto: o salão se sustenta sem você?  É possível que você se ausente de seu negócio por um longo período?

Se a resposta é afirmativa, parabéns você tem um negócio. Se a resposta é não, cuidado: você é o negócio, e uma reflexão deve ser feita.

Do mesmo jeito, quem não é profissional do ramo, deve montar uma equipe de bons profissionais. E aqui não estou falando de técnica, mas sim de profissionalismo. A época do “profissional estrela” (tenho um artigo no meu blog sobre isso) já acabou. Cada vez mais, se sobressai o profissional, que está sempre em busca de aperfeiçoamento e do melhor para as clientes, Este é o profissional que agrega valor e tem valor. É uma relação ganha- ganha.

Uma boa equipe deve estar em constante treinamento. Se você tem alguém que diz que não precisa disso, é melhor começar a procurar outro profissional. O mundo hoje gira na velocidade da informação, o que significa que seus clientes e concorrentes têm acesso às informação onde quer que elas estejam em qualquer tempo. E saibam: cliente não gosta de um profissional mal informado.

Você deve ter em mente que uma boa equipe deve sempre ser Orientada – Motivada e Cobrada (OMC).  É sua a responsabilidade de estabelecer normas e procedimentos bem descritos e efetivos, treinar e Orientar sua equipe, elogiar e Motivar a equipe quando ela acerta e quando o salão atinge suas metas. Além disso, é muito importante Cobrar a equipe, mas, antes disso, é preciso que a empresa tenha e informe o profissional, para que esses saibam que a empresa tem um rumo, uma orientação, uma missão, de forma a saberem o “porquê” estão ali e pelo “o quê” se dedicam. 

Gestão 

Finalmente, chegamos na gestão do salão. Fica lançada aqui uma reflexão: de que adianta ter uma base muito forte em um dos itens citados anteriormente, mas fraca em outro?

Gestão é o item que monitora o detalhe para explicar o todo. Por meio da leitura e acompanhamento dos dados do salão, a gestão vai mostrar se estamos no caminho certo e a que velocidade.

O número-chave de um salão é seu ticket médio. A partir dai, fazemos as relações necessárias para a gestão. Por exemplo: o ticket médio do salão é R$ 60,00, meu custo total mensal é R$ 45.000,00, dividindo os R$ 45.000,00 por R$ 60,00, precisamos de pelo menos 750 clientes por mês no salão.

Poderíamos escrever muito sobre o assunto e não esgotaríamos o tema. Tentamos passar aqui um pouco do nosso pensamento, de que um salão, clínica ou spa são empresas, e que, portanto, devem ser planejadas, ter metas, correções, alterações, enfim, temos de ser profissionais.

O tempo de não pagar imposto, pagar isso ou aquilo por fora, abrir ou funcionar sem alvará, principalmente em São Paulo, já não existe mais.  Tivemos importantes salões fechados por conta disso. Se você estrutura um negócio que só é rentável na ilegalidade, é melhor que não o abra. O espaço para amadores está acabando, e a conta é alta.

Sendo assim, o salão profissional que possui sua estrutura pensada e planejada, vira patrimônio e lucro. E vale um lembrete: seriedade e profissionalismo não são caros, são atitudes.

Uma última reflexão: está na hora dos donos de salão e profissionais da área pararem de se lamentar e enfrentarem a ilegalidade, a falta de regulamentação da profissão e do ensino. É necessário que exijam respeito das autoridades e da sociedade em geral, já que é inconcebível para um País como o Brasil ter a profissão delegada ao status de ocupação.

Rui Mendes é consultor da Negócios e Beleza  www.negociosebeleza.com.br –  negociosebeleza.com.br

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

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