O planejamento aumenta em 60%, a probabilidade de sucesso do negócio, por isso a importância de se elaborar um plano de negócios para abertura de sua clinica de estética.
Nós Brasileiros não temos a cultura do planejamento, tudo é feito sem que antes paremos para pensar em tudo o que envolve o processo, simplesmente vamos lá e fazemos o que tem que ser feito, e se algo der errado, vamos concertando pelo meio do caminho.
Em relação à abertura de uma empresa, isso pode ser um fator de risco, e muitas podem fechar as portas precocemente, simplesmente porque o negócio não foi devidamente estudado e planejado.
Segundo Sahlman (1997) professor da Harvard Business School, o planejamento aumenta em 60%, a probabilidade de sucesso do negócio, por isso a importância de se elaborar um plano de negócios para abertura de sua clinica de estética.
Plano de negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor.
Desenvolver o plano de negócio é um sinal de maturidade e planejamento.
Através dele quem quer iniciar uma empresa tem mais segurança para alcançar o êxito e também ampliar ou promover inovações.
5 objetivos de um plano de negócios
- Testar a Viabilidade de um negócio.
- Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia.
- Atrair recursos financeiros.
- Transmitir Credibilidade.
- Desenvolver a Equipe de Gestão
Razões para elaborar um Plano de Negócios:
- Para entender e estabelecer diretrizes para o negócio;
- Para gerir de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas;
- Para monitorar o dia – a – dia da empresa;
- Para conseguir Financiamentos e recursos junto de bancos, investidores, capitais de risco, programas de financiamento nacionais e europeus, etc;
Assim, o Plano de Negócios constitui-se como uma poderosíssima e eficiente ferramenta de gestão para:
- Aprendizagem e auto conhecimento: organização e explicitação de idéias;
- Cooperação: comunicação interna;
- Convencimento: comunicação externa, no sentido de obtenção de recursos financeiros;
- Navegação: planejamento e monitorizarão do negócio.
Lembre-se de que planejar aumenta suas chances de sucesso.
Um beijo no coração
Cristiano dos Santos é fundador da Loja Estética, palestrante e autor do DVD “O Perfil Empreendedor do Profissional de Estética”. www.academiadaesteticista.blogspot.com; cristiano@lojaestetica.com.br