A importância de se elaborar um Plano de Negócios

 

 

O planejamento aumenta em 60%, a probabilidade de sucesso do negócio, por isso a importância de se elaborar um plano de negócios para abertura de sua clinica de estética.

Nós Brasileiros não temos a cultura do planejamento, tudo é feito sem que antes paremos para pensar em tudo o que envolve o processo, simplesmente vamos lá e fazemos o que tem que ser feito, e se algo der errado, vamos concertando pelo meio do caminho.

Em relação à abertura de uma empresa, isso pode ser um fator de risco, e muitas podem fechar as portas precocemente, simplesmente porque o negócio não foi devidamente estudado e planejado.

Segundo Sahlman (1997) professor da Harvard Business School, o planejamento aumenta em 60%, a probabilidade de sucesso do negócio, por isso a importância de se elaborar um plano de negócios para abertura de sua clinica de estética.

Plano de negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor.

Desenvolver o plano de negócio é um sinal de maturidade e planejamento.
Através dele quem quer iniciar uma empresa tem mais segurança para alcançar o êxito e também ampliar ou promover inovações.

5 objetivos de um plano de negócios

  1. Testar a Viabilidade de um negócio.
  2. Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia.
  3. Atrair recursos financeiros.
  4. Transmitir Credibilidade.
  5. Desenvolver a Equipe de Gestão

Razões para elaborar um Plano de Negócios:

  • Para entender e estabelecer diretrizes para o negócio;
  • Para gerir de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas;
  • Para monitorar o dia – a – dia da empresa;
  • Para conseguir Financiamentos e recursos junto de bancos, investidores, capitais de risco, programas de financiamento nacionais e europeus, etc;

Assim, o Plano de Negócios constitui-se como uma poderosíssima e eficiente ferramenta de gestão para:

  • Aprendizagem e auto conhecimento: organização e explicitação de idéias;
  • Cooperação: comunicação interna;
  • Convencimento: comunicação externa, no sentido de obtenção de recursos financeiros;
  • Navegação: planejamento e monitorizarão do negócio.

Lembre-se de que planejar aumenta suas chances de sucesso.

 

Um beijo no coração

Cristiano dos Santos é fundador da Loja Estética, palestrante e autor do DVD “O Perfil Empreendedor do Profissional de Estética”. www.academiadaesteticista.blogspot.com; cristiano@lojaestetica.com.br

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

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