A falta de liderança nas empresas afeta os resultados

 

 

O chamado “apagão” das lideranças vem afetando os resultados das empresas e, provavelmente, sua empresa já sofre a queda nas vendas, a insatisfação dos clientes e até a saída de bons colaboradores de sua equipe por falta de um Líder eficaz.

Acredito que você deva estar se perguntado: mas o que isso tem a ver com o Líder?

Tudo. O Líder é o responsável pelos resultados.

É ele quem admite e mantém as pessoas em sua equipe. É ele quem toma as decisões. É ele quem mostra o caminho para a equipe. É ele quem pensa estrategicamente e propõe soluções. É ele quem torna melhor as pessoas que estão ao lado dele. É ele quem comemora com a equipe o sucesso.

Mas, também, é ele quem afunda a empresa.Quem mantém incompetentes ao seu lado. É ele quem “empurra com a barriga” os problemas. É ele quem manipula resultados. É ele que demite competentes com medo de perder o seu lugar. É ele que por arrogância devido a um sucesso passageiro, nega a realidade e põe em risco a empresa ao não avaliar a real situação “dando um passo maior que a perna”. É ele quem quebra a empresa.

Mas ele é um centralizador??

Não , ele é um maestro dirigindo uma orquestra , mas não na hora do concerto onde cada um já sabe o que tem que fazer , e sim,  na hora do ensaio, onde muita coisa dá errado e ele precisa ORIENTAR , TREINAR, CONDUZIR, APRIMORAR, AJUSTAR, AFINAR até que todos saibam tocar a melhor sinfonia.

Hoje vejo muitas empresas procurando Líderes que assumam as responsabilidades e que “saibam o que vieram fazer ” mas não  encontram. Onde foram parar os verdadeiros Líderes? Os que fazem a diferença.

Mas se você é líder e procura seu “lugar ao sol” , ou se você é empresário em busca de um Líder que agregue valor , tenho boas notícias. A era do “achismo” em gestão de pessoas já passou e hoje através da  neurociência temos ferramentas  inovadoras e  podemos ajudar empresas e pessoas a, pelo menos,  questionarem a sua atual maneira de “LIDERAR EQUIPES E NEGÓCIOS”  e podemos comprovar que o que se usa em gestão hoje , tem pelo menos  100 anos de existência , ou melhor, são da  ERA INDUSTRIAL ,  e hoje os pressupostos desse passado já não garantem mais o sucesso atual. E se você acha que sua empresa tem muito sucesso e que você já ganha o suficiente, eu o convoco a ganhar 4 vezes mais e se preferir faça uma doação do excedente para uma Instituição de caridade, mas, por favor, experimente com dedicação, perseverança e principalmente, acreditando nos 5 passos a seguir e que desenvolvi através de muita pesquisa.

  1. Líder de si mesmo – Comportamentos e atitudes de sucesso.

Um Líder mesmo com título de CEO , se não tiver um time que acredite e confie nele, apresentará resultados pífios diante de todo potencial que poderia atingir .Já está provado que empresas onde as pessoas são felizes obtém quase 4 vezes mais lucro no Brasil do que as demais empresas. E pasmem amigos, quem dá o tom de felicidade na empresa  é o Líder. As pessoas que com ele trabalham ficam mais tempo administrando o estado de humor do líder do que cuidando do cliente. Pois é , mau  humor é contagioso , isso devido às características de nosso cérebro  de se apegar mais aos fatos negativos do que aos positivos. Devido a isso que as reportagens de “sangue” fazem tanto sucesso. Desgraça chama a nossa atenção por uma questão de sobrevivência.Nosso cérebro está programado para disparar o alerta em caso de perigo e por isso , um líder desesperado, desequilibrado, inseguro, gera estresse e infelicidade em sua equipe e reduz todo o potencial para a ação que agora ficará canalizada para a sobrevivência e a segurança do emprego e não dos resultados da empresa.  Portanto, o líder tem que conhecer seus pontos fortes e administrar os fracos  e adotar os comportamentos e atitudes assertivas que levam sua equipe a desenvolver suas competências e talentos.

  1. Olhar & Perceber – Atenção focada e resultados grandiosos.

Alguns Líderes passam a maior parte do tempo falando dos problemas e das histórias que não deram certo achando que com isso incentivam sua equipe para acertar. Na realidade, geram pânico e falta de esperança. Já sabemos que se nosso cérebro focar em problemas nossa percepção estratégica diminui , pois , os hormônios  do estresse que passam a circular diminuem nossa visão sistêmica, tornado as pessoas egoístas e agressivamente competitivas e portanto, o líder cria um ambiente onde prevalece o “cada um por si” .Portanto, foco  na solução e visão de futuro brilhante faz a equipe caminhar junta para o objetivo comum da empresa e assim partir para a ação correta .

  1. Mente determinada – Dominar o pensamento

Sabemos que ao menor sinal de pânico do Líder toda a equipe recua , isso devido aos neurônios espelho que captam qualquer reação do ambiente e identificam o menor sinal de perigo, da mesma forma que capturam as mentiras e a falta de sentido para algumas ações.percebem que o discurso não é congruente com a prática. Portanto, treinar e dominar seus pensamentos trocando os aspectos negativos pelos positivos, por exemplo: entendendo que obstáculos são oportunidades;que todas as situações tem várias versões.Desta forma ao pensar assim o Líder agirá de maneira equilibrada diante das situações adversas, pois, estará com a mente serena dominando os seus pensamentos e tomando decisões adequadas.

  1. Nós ganhamos – Entender pessoas e conquistar uma equipe campeã.

Entender que ninguém vai a lugar algum sozinho. Que o todo é maior que as partes e que um líder egoísta do tipo EU, EU , EU tem seus dias contados, pois, ninguém tem mais tempo, nem paciência com o REIZINHO MIMADO, ou ele compartilha o sucesso ou a equipe o destitui.  Somos seres gregários e o cérebro humano é ético, embora muita gente acredite no contrário. Precisamos que os honestos e justos assumam a sua posição e percebam a força da união.Está aí a geração Y que compartilha conhecimentos nas redes e os resultados são grandiosos e acompanhamos todos os dias.

  1. Construindo o futuro – Comunicar seu propósito .

Hoje sabemos que o cérebro humano precisa de algo além do que assegurar a sua sobrevivência. É o único que precisa de uma causa para defender e apoiar , acreditar em algo maior do que ele mesmo. É por isso, que muitas pessoas que se aposentam e deixam de ter um objetivo, morrem 2 anos após ( estatísticas das seguradoras) . Precisamos ser úteis para a sociedade e sermos importantes para alguém. Mover montanhas através da fé ( não necessariamente , religiosa). E sabemos que equipes campeãs vencem as barreiras primeiro em seu cérebro, pois, acreditam que são campeãs e formam juntas com o  líder a visão clara de futuro com sucesso e sabem o que precisam fazer para conquistar isso.

Bem, espero que você aplique esses 5 passos e depois me escreva, pois, o mundo precisa de Líderes que FAÇAM ACONTECER JUNTO COM AS PESSOAS.PRECISAMOS DE MAIS PROSPERIDADE PARA TODOS.

O QUE OS 5 PASSOS AJUDARAM VOCÊ?

Marynês Pereira é Business & Carrer Coach pelo  SBC e NeuroCoach – Siriny Pilay (Harvard). marynes@providersolutions.com.br www.providersolutions.com.br 

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

0 resposta em “A falta de liderança nas empresas afeta os resultados”

Posts Relacionados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados