A concorrência e a formação de preços nas clínicas de estética

 

 

Um dos principais erros cometidos pelos empresários e profissionais das áreas de Estética e Beleza na formação de seus preços de venda é se preocupar com a concorrência e formatar seus preços com base nos valores cobrados por eles. Para exemplificar se um salão de beleza cobra R$ 70,00 pelo corte de cabelo e uma clinica de estética cobra R$ 80,00 por sessão, os empresários destes segmentos acham que seus preços têm que ser iguais ou inferiores aos dos praticados pelos seus concorrentes. Mas será que realmente estão certos pensando e agindo desta forma?

Claro que NÃO. Cada estabelecimento tem seus custos fixos e variáveis diferentes da mesma forma que os profissionais têm habilidades diferentes, logo os preços praticados não devem nem precisam ser idênticos, porém surge um medo na hora de cobrar, pois o empresário fica com medo de perder cliente por ter que praticar um Preço de Venda superior ao que é cobrado no mercado.

A concorrência tem que ser levada em consideração no momento de formatar o preço de Venda, porém isso acontece em segundo plano depois que o Preço de Venda é formatado ai que iremos verificar como ficou nosso preço em relação a concorrência. Se ficou mais abaixo do praticado no mercado poderemos aumentar e daí nossa lucratividade também aumentara mas se ficou acima do preço praticado no mercado teremos que dar uma estudada nos nossos custos fixos e variáveis, inclusive em nossa rentabilidade para ficarmos com preços idênticos ao Mercado, porém a melhor orientação é apresentar ao consumidor os diferenciais competitivos e praticar o Preço de Venda mesmo que acima do mercado.

O consumidor está mais preocupado com a qualidade e diferenciais na prestação de serviços e/ou vendas de produtos do que no Preço de Venda, então para os profissionais da área de Beleza e estética é importantíssima a busca destes deferências, tais como: tratamento inovadores, produtos inovadores, participação em feiras e congressos, participação em cursos e workshops.

Após a formatação do seu Preço de Venda se ele for maior do que o praticado no mercado, não abaixe o preço de forma aleatória. Primeiro verifique se pode reduzir algum custo fixo, pois este custo impacta diretamente no Preço de Venda. Não aconselhamos mexer nos custos variáveis pois estão ligados aos produtos que são utilizados no tratamento e se você for buscar produtos com um preço menso tem uma grande viabilidade de ter sua qualidade afetada e isso prejudicará seu negócios.

Veja se tem como reduzir em impostos e taxas. Depois disto tudo e não conseguiu, mostre seus diferenciais competitivos que com certeza você continuará no mercado, não pelo preço mas os cliente te reconhecerão pelos diferenciais competitivos como por exemplo: inovação, tecnologias, atendimento one to one, dentre outros.

Observe outros mercados ao seu redor e verifique que os consumidores querem os melhores computadores, os melhores smartphones, os melhores médicos e profissionais liberais, os melhores restaurantes e porque não a melhor clinica de estética ou o melhor salão de beleza.

Inove, busque diferenciais e não se preocupe com o preço pois sendo o melhor todos irão querer seus serviços.

Sucesso.

Carlos Virtuoso é Diretor do GRUPO VIRTUOSO, Contador, Consultor Empresarial e Educador Financeiro DSOP, especialista em Gestão e Formação de Preços de Vendas e Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard. chvirtuoso@gmail.com – www.grupovirtuoso.com.br 

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

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