7 Passos Simples para Abrir uma Clínica de Estética de Sucesso

Você já pensou em abrir uma clínica de estética? O povo brasileiro não abre mão é o cuidado com a beleza e estética, muito menos os cuidados com a saúde. Por isso, as clínicas de estética representam um investimento lucrativo e em ascensão no mercado.

Vale ressaltar que esse tipo de negócio exige profissionais especializados e qualificados, como biomédicos estetas, farmacêuticos estetas, enfermeiros estetas, dermatologistas, esteticistas e entre outros.

Por isso, explicaremos a seguir, passo a passo, como você pode abrir uma clínica de estética e ter sucesso nos negócios. Continue lendo:

1. FAÇA UM PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar ssua clínica de estética, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

2. ESCOLHA O LOCAL

A localização da clínica de estética é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento da sua empresa, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes. O ideal é escolher um local que disponha de estacionamento, pois as clientes passarão um bom tempo na sua clínica e isso faz toda diferença.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a vizinhança. Se ao redor do local onde você deseja abrir a clínica já tiver muitas outras, talvez seja um grande risco investir ali. Porém, o isolamento também pode ser perigoso. Se não há nenhuma por perto, existem duas possibilidades: ou você pode ir muito bem por ser o pioneiro, ou algo não é compatível com o público desta região.

É necessário, por fim, ficar atento também aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a clínica de estética poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

3. EQUIPAMENTOS

Além de equipamentos para escritório, como computadores e telefones, será necessário alguns outros para montar sua clínica de estética, entre eles:

  • Espelhos
  • Secadores de cabelo
  • Chapinhas
  • Cadeiras
  • Lavatórios
  • Equipamentos de lavagem
  • Armário (para estoque)
  • Prateleiras para produtos
  • Tesouras

Além disso, você precisará ainda de shampoo, toalhas, aventais, luvas, condicionador, tinturas, rolos de cabelo, e muitos outros itens básicos para montar uma clínica de estética. Aposte em equipamentos que gastam menos energia, e isso irá influenciar na redução da conta.

Essa talvez seja a parte mais custosa de montar uma clínica de estética, pois esses equipamentos geralmente são um pouco caros, mas isso varia dependendo do tamanho. Talvez sejam necessários mais equipamentos, por isso o ideal é guardar um bom valor para investir na estrutura.

4. ESTRUTURA

Um dos pontos que fazem grande diferença em uma clínica de estética é a iluminação, pois você estará trabalhando com a imagem das pessoas. Uma boa iluminação dará melhor aspecto quando os clientes olharem o resultado do seu trabalho no espelho.

Pensar bem nos móveis também é um tópico importante, pois seus clientes ficarão sentados e deitados por muito tempo no local, e por vezes levarão acompanhantes. Por isso, é essencial que eles se sintam confortáveis neste tempo em que estiverem ali.

Assim como a luminosidade, as cores das paredes também tem um papel importante no ambiente. Para deixar o local mais agradável, evite cores escuras ou muito chamativas, pois elas cansam a vista. O ideal é usar, no máximo, uma parede em cor clara destacada, se você gostar desse estilo.

Alguns serviços que podem ser encontrados em clínicas de estética são limpezas de pele, preenchimentos, massagens com aparelhos específicos, peeling e tratamentos estéticos avançados. Por isso, é necessário pensar nos equipamentos específicos para esses serviços.

5. FUNCIONÁRIOS

Para mostrar maior profissionalismo, monte uniformes ou aventais personalizados com a marca da clínica de estética para os funcionários. Além disso, invista na seleção e treinamento dos colaboradores, principalmente no quesito atendimento ao cliente.

6. DIVULGAÇÃO

Ter uma boa divulgação da sua clínica de estética fará toda a diferença, especialmente no início, para que seu negócio se torne conhecido pelos futuros clientes e públicos em geral. Mas não se esqueça: nesse ramo, o boca a boca ainda é a melhor forma de divulgação. Por isso, o atendimento impecável e serviço excelente serão essenciais para ter sucesso. Cativando um cliente, é muito provável que ele novos clientes – as vezes, tão fiéis quanto ele.

Com divulgação local, você pode apostar no marketing digital com um site e uma fanpage no Facebook. Observe como sua concorrência está trabalhando na divulgação e determine os resultados que você deseja alcançar para entender se vale a pena seguir o mesmo caminho. E não se esqueça de escolher um bom nome logo que representem a sua empresa.

7. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma clínica de estética são simples:

  • Cópia autenticada do RG e CPF
  • Comprovante de residência
  • Folha espelho do IRPF
  • IPTU do imóvel
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda

Fonte: https://aberturasimples.com.br/abrir-uma-clinica-de-estetica/

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

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