7 ideias de promoção para salão de beleza e estética

 

Quem não gosta de uma promoção? Em tempos difíceis, elas são uma boa alternativa para alavancar os lucros e conquistar novos clientes. Mas abaixar os preços não significa fazer um trabalho menos elaborado.

Manter a qualidade é algo fundamental para gerar a fidelidade e o retorno satisfatórios. No mundo da beleza o bom trabalho é particularmente essencial. Separamos abaixo 7 dicas de como fazer promoções que podem ajudar a alavancar as vendas.

1. Ofereça um tratamento gratuito se o cliente gastar X reais em serviços no salão.

A primeira ideia de promoção que iremos dar é a de oferecer ao cliente um tratamento gratuito a cada X reais gastos no salão. Essa oferta pode ser feita da seguinte maneira: Defina alguns serviços que você possa oferecer gratuitamente sem prejudicar os seus rendimentos, pense também no tempo que você gasta para realizar esses tratamentos, o ideal é que não tomem tanto o seu tempo. Escolha de 1 a 3 serviços, de valores diferentes.

Depois de escolher os serviços que você pode oferecer gratuitamente em uma promoção, é a hora de definir os requisitos para que o cliente ganhe. Você pode definir um valor mínimo a ser gasto no salão ou escolher serviços específicos que devem ser contratados.

Dicas de Serviços a Oferecer: Alguns serviços que podem ser oferecidos para os gastos mais baixos, até cerca de R$ 150,00 são: manicure, corte de cabelo, hidratação. Para gastos maiores, de cerca de mais de R$ 200,00, ofereça tratamentos mais elaborados, como o botox capilar, por exemplo.

2. Ao pagar por 10 serviços ganhe um grátis

Para os salões de beleza que desejam fazer uma promoção, mas não podem ceder tanto para que não haja um desfalque no seu orçamento do mês, uma opção é investir em promoções para salão de beleza do tipo “A cada 10 cortes de cabelo ganhe 1 gratuito”, pois assim o estabelecimento estará oferecendo algo, mas também estará ganhando automaticamente.

Para fazer este modelo de promoção o ideal é que o salão de beleza crie um método de controle para marcar todos os serviços consumidos pelas clientes até contabilizar o total exigido, o que pode ser feito através de um simples cartão ou de um sistema de anotações eletrônico.

Você pode incentivar o cliente a presentear um amigo com este serviço grátis, assim você conquista mais clientes. Exemplo: “A cada 10 manicure, você ganha uma manicure grátis para presentar uma amiga”

3. Traga uma amiga e ganhe um brinde ou desconto

Uma das promoções para salão de beleza mais funcional são aquelas em que as clientes são estimuladas a trazer mais gente para consumir os serviços do estabelecimento. Mas, como fazer isso? Apenas oferecer um bom atendimento não é suficiente, é necessário dar algo em troca para que as consumidoras convidem as suas amigas.

Você pode estipular os serviços que devem ser feitos pela amiga da cliente ou deixar a livre escolha. Lembre-se que quanto menos regras colocar, mais pessoas irão.

Dicas de brinde: deve ser algo simples para que não comprometa o seu orçamento, mas também deve ser algo interessante que vá despertar o interesse da sua cliente. Exemplo: o brinde poder ser um vidro de esmalte ou um batom. Se você é representante de algum cosmético, ofereça algum produto que você vende, pois caso ela goste, ela pode virar uma cliente dos seus cosméticos.

Definindo os descontos: O ideal é não exagerar na hora de estipular a porcentagem de desconto, que não pode ser nem baixa e nem alta demais. Cerca de 10 ou 15% de desconto é o suficiente para oferecer um benefício sem comprometer muito os seus ganhos. Uma forma interessante de atrair é oferecer 15% desconto para sua cliente e a amiga dela (mas coloque regra que a promoção é válida somente para novos clientes).

4. Faça sorteios

Se você não tem tanta verba para oferecer brindes, os sorteios são uma ótima maneira, pois por meio dele você irá presentear uma pessoa, que estará representando todos os clientes.

Você já deve ter reparado que muitas lojas, até mesmo as grandes redes, promovem sorteios oferecendo cupons aos clientes que comprarem um valor mínimo de produtos. Com o seu salão não precisa ser diferente, você também pode, e deve, estabelecer um valor mínimo a ser gasto em serviços para ganhar um cupom e participar do sorteio.

Faça os cupons e também uma urna, que pode ser uma caixa de papelão, mas que deve estar lacrada e conter apenas uma entrada pequena para os papéis com os dados dos participantes. Para o dia do sorteio, convide as pessoas para estarem presentes e testemunharem que tudo foi feito de forma idônea.

Prêmio do Sorteio: O prêmio do sorteio pode ser uma cesta com chocolates, cesta para dia das mães, cesta para dia dos namorados, um pacote de serviços do salão, um kit com produtos de beleza, etc. Escolha algo que não vá ficar muito caro para você e que seja atrativo para os clientes.

5. Brindes relacionados à época do ano

Ainda relacionado ao oferecimento de um brinde, outra ideia interessante é aproveitar a época do ano para escolher o que será oferecido.

Ideias de brindes: chocolates no dia da páscoa, mini panetones na época de Natal, pintura facial no dia das crianças

Essa ideia pode ser usada para promover o salão em geral, estipulando apenas um valor mínimo a ser gasto, ou para promover o lançamento de um serviço. Por melhores que sejam os resultados de algum tratamento novo, você precisa dar motivos para que as pessoas o conheçam e os brindes são uma ótima maneira de fazer isso.

Descontos também podem ser dados em épocas sazonais como final e começo do ano onde acontecem formaturas e também em novembro quando acontece o Black Friday.

6. Crie pacotes promocionais (combos)

Escolha alguns serviços do salão e monte pacotes promocionais. O ideal é ter de duas a três opções, uma de maior e outra de menor valor, para atender clientes de todos os bolsos e necessidades. Cada pacote pode ter a partir de 2 serviços, mas o ideal é que não passe de 4, afinal poucas pessoas fazem tantos tratamentos no salão de uma só vez.

Depois de montar os pacotes, some os valores e estipule um desconto a ser dado. O valor final com desconto será o cobrado por cada pacote. Confira um exemplo a seguir:

Escova: R$ 25,00
Hidratação: R$ 20,00
Manicure e Pedicure: R$ 25,00

O total que uma cliente gastaria para fazer os três serviços citados no exemplo seria R$ 70 reais. Oferecendo um desconto de R$ 15,00, o preço cai para 55. Então, você poderia oferecer um pacote com os três serviços por R$ 55,00.

Certamente as clientes que costumam fazer esses três serviços com frequência irão querer aproveitar esse benefício. Além disso, as que frequentam menos o salão acabarão sendo atraídas também, afinal, toda mulher gosta de uma boa promoção.

7. Presenteie seu cliente no dia do seu aniversário.

É importante cadastrar seus clientes e peça a data do seu aniversário para inserir no cadastro (cuidado para não pedir a data de nascimento pois algumas pessoas se sentem desconfortáveis para falar). Sabendo a data de aniversário de cada cliente seu, você pode oferecer um serviço gratuito para ela.

Divulgue e faça a análise das promoções

Depois que você definiu qual é a sua promoção está na hora de divulgar. Utilize as redes sociais Facebook, Instagram e o WhatsApp para divulgar suas promoções aos seus clientes.

Vale ressaltar: antes de colocar essas promoções nos serviços do seu salão, recomendo que você pense em algumas questões primordiais. Afinal, qual é número de clientes que o salão deseja atingir? Qual será a margem de lucro?

Qual o intuito de fazer a promoção, aumentar o movimento em um dia fraco, atrair novos clientes ou divulgar um novo serviço? Além disso, tão importante quanto responder a essas perguntas é medir os resultados após cada período promocional. Só assim será possível apontar os acertos e os erros de cada estratégia, o que facilita — e muito! — na melhoria do serviço.

Autor: Lucas Hattori
Fonte: https://ahazou.com/7-ideias-de-promocoes-para-fazer-em-seu-salao-de-beleza-e-estetica/

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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