6 medidas para reduzir faltas e atrasos dos clientes na clínica

 

O cenário é relativamente parecido em todos os casos: o cliente faz avaliação na clínica, define um programa de tratamento, ganha desconto e é realizado o agendamento das sessões. Mas no dia marcado, ele não vem! Gentilmente você remarca e ele novamente falta. Imprevistos existem e quem trabalha com o público externo já tem em mente que deve ter um mínimo de tolerância e flexibilidade nestes acontecimentos, mas podemos ter alternativas para reduzir faltas e atrasos dos clientes na clínica.

Existem algumas maneiras reduzir faltas e atrasos, basta definir algumas medidas simples de gestão. Vamos conhecê-las?

1. Defina regras
Para que o atendimento seja organizado e com qualidade, é fundamental definir regras tanto para seus clientes quanto para seus funcionários. Como exemplo, podemos citar um prazo de aceitação para faltas e atrasos, bem como, cancelamentos. Caso exista algum desconto, ele pode, por exemplo, sofrer uma diminuição devido à falta sem justificativa. No entanto, é importante deixar isso bem claro para os clientes, para que não ocorram problemas.

2. Analise os motivos das faltas e atrasos
Faça um levantamento para entender a razão pela qual o cliente está se atrasando ou não comparecendo à clínica. Uma pesquisa rápida com os clientes que atrasarem ou faltarem ajudará nisso. Com base nela, você terá subsídios para definir meios e frequência eficientes para lembrá-lo do compromisso. Sempre surgem imprevistos, mas, na verdade, pode ser que os clientes tenham esquecido a consulta.

3. Mantenha um sistema de agenda inteligente
Mantenha uma agenda atualizada para ter o controle sobre os compromissos de toda a clínica. Um sistema automatizado instalado e compartilhado entre todos os profissionais dará certo. Isso ajudará você a fazer uma análise mais certeira da situação.
O sistema pode enviar lembretes por email e sms para lembrar uma hora antes seu cliente de que possui horário agendado.

4. Seja proativo
Sendo a mais usual, porém, não tão rentável e eficiente, a ligação telefônica é utilizada para lembrar o cliente sobre sua consulta. Esta atitude gera custos e consome o tempo das secretárias. Nestes casos, você pode utilizar também e-mails e SMS. Este último é a forma mais eficaz. Tem baixo custo, não consome o tempo das secretárias, pode ser automatizado e a chance de leitura é alta.
Utilize telefone, SMS e e-mails em conjunto. Há inúmeras ferramentas para automatizar o processo e facilitar o trabalho dos profissionais.

5. Cuide do seu cadastro
Independente de sua escolha para confirmar ou remarcar consultas, é primordial que você mantenha o hábito de atualização do cadastro com seus clientes. Defina um sistema de recompensas para quem mantiver o cadastro atualizado constantemente. Isto pode ser feito por um formulário on-line, onde seus pacientes o preencherão e enviarão. Facilmente, eles perceberão a importância desta rotina.

6. Recompense os clientes que não faltam
Defina uma maneira cordial de recompensar os clientes que são pontuais no dia e horário marcados, ou que se preocupam em cancelar ou reagendar a consulta com considerável antecedência. Esta atitude agrega valor despertando reconhecimento dos clientes.

Fonte: http://www.gestaodeestetica.com/reduzir-faltas-e-atrasos-dos-clientes-na-clinica/

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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