Não é fácil se destacar em um mercado tradicional como o de salões de beleza. Com a forte concorrência e um alto número de empresas que oferecem serviços similares, empreender no setor se tornou um grande desafio. Mas há espaço para quem sabe se diferenciar.
Para Maisa Blumenfeld, consultora do Sebrae-SP, a melhor forma de transformar o seu empreendimento em um negócio de sucesso é oferecer uma experiência completa e transparente ao usuário. “Em um salão de beleza, o cliente busca uma experiência agradável do início ao fim”, afirma. Por isso, é importante que o empreendedor não invista apenas em produtos e treinamentos técnicos da equipe, mas também nos processos e na organização do salão. “Vitrine atrativa, recepção arrumada e atendimento personalizado. Tudo isso pode transformar a visita de um cliente em uma recomendação para muitos outros”, diz ela.
Segundo a consultora, a transparência também é importante porque, em muitos casos, o consumidor não sabe o que está pagando. “O salão precisa ser claro em relação aos seus preços e ao valor cobrado aos clientes”, afirma Maisa. Ou seja: o consumidor não deve ser surpreendido com o que comprou somente na hora de pagar. “É comum que os clientes se sintam envergonhados ao perguntar quanto custa o serviço. Também é frequente o salão não ter iniciativa para esclarecer essa questão. Isso não é aceitável dentro de um estabelecimento que deseja atender com qualidade”, diz Maisa.
A fim de auxiliar quem já está no ramo e aqueles que pensam em abrir um salão de beleza, o Sebrae-SP resolveu estruturar um espaço exclusivo para o setor na Feira do Empreendedor, que acontece entre os dias 18 e 21 de fevereiro, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. Com 150 m², o salão-modelo oferece uma experiência completa para o visitante. O espaço, que pode receber até 50 pessoas por vez, conta com uma arquibancada, onde o público poderá assistir às palestras dos consultores do Sebrae-SP. As sessões terão uma hora de duração, e a organização do evento espera receber mais de 2 mil pessoas no espaço ao longo dos quatro dias de feira.
A consultora Maisa Blumenfeld elencou os principais passos para quem está pensando em abrir um salão de beleza. Confira.
1. Pesquise o mercado
O primeiro passo é estudar que tipo de negócio o empreendedor quer formatar dentro desse segmento. “Existem vários modelos de salão, então é importante definir o público-alvo e a sua especialização”, diz Maisa. A partir dessa tomada de decisão, o desenvolvimento de um plano de negócios, a capacitação técnica da equipe e a precificação do produto, por exemplo, se tornam missões mais simples. “É um passo fundamental para a definição do seu negócio.”
2. Planeje-se
Com o modelo de negócio definido, é importante pesquisar sobre como o seu empreendimento se encaixa no setor. “O empreendedor deve buscar informação, ler sobre o setor e frequentar seminários e congressos sobre o mercado de salões de beleza”, afirma Maisa. Baseado nisso, ele pode começar a busca por profissionais competitivos, de alto padrão, com qualidade suficiente para atender aos requisitos do seu negócio. “Uma seleção de equipe bem feita é essencial para o sucesso da empresa”, afirma Maisa. Outra adição importante é procurar contadores que entendam do segmento. “Isso facilita e muito a vida do empresário.”
3. Faça parcerias e participe de eventos
Também é importante ficar atento às indústrias do setor, pois são empresas muito abertas a parcerias com salões de beleza. Assim como essas companhias, as entidades do setor também se mostram dispostas a realizar colaborações com esse tipo de negócio. “É essencial que o empreendedor esteja presente nas principais feiras e eventos do setor, atento às oportunidades disponíveis.”
4. Seja honesto na precificação
Como Maisa já destacou, a honestidade de um salão de beleza com o seu cliente pode se tornar um grande diferencial. Ela recomenda que a precificação dos serviços oferecidos pela empresa seja definida com base nos custos de cada procedimento. O importante é encontrar um preço que mantenha a sua margem de lucro e que também não fuja muito dos valores cobrados no mercado. Após a definição, é preciso mostrar essa informação com clareza. “No atual mercado, isso é um diferencial que atrai clientes”, diz a especialista.
5. Fique atento às novidades do setor
A legislação do segmento está passando por importantes mudanças com a viabilização da Lei Salão Parceiro. Responsável por regulamentar o trabalho de profissionais autônomos dentro dos salões de beleza, a lei sancionada em outubro de 2016 possibilita que essas empresas formalizem as atividades com cabeleireiros, barbeiros, esteticistas e manicures por meio de contratos de parceria. “É uma lei que vem para melhorar a relação entre o empresário e os seus funcionários, trazendo profissionalismo e transparência, além de finalmente deixar claro o papel de cada um dentro do negócio”, afirma Maisa. Na Feira do Empreendedor, o Sebrae-SP estará à disposição para esclarecer todas as dúvidas sobre as mudanças. “É importante realizar essa orientação e convencer o empresário a mudar seu comportamento. Ele não pode mais pensar apenas como ‘dono do negócio’, mas sim como parceiro.”
6. Pratique o marketing ativo
Um dos problemas mais comuns entre os salões de beleza é a reatividade. Segundo Maisa, falta divulgar a marca e ter uma postura mais proativa e constante na procura de novos consumidores. Para a consultora, a passividade é ainda mais crítica porque, diferentemente de em muitos setores, no salão de beleza os clientes costumam passar ao menos uma hora e meia no estabelecimento. “É uma oportunidade única para divulgar a sua marca”, diz. Outra dica da consultora é usar o marketing de conteúdo profissionalizado, com postagens frequentes em diferentes redes sociais e produção de vídeos institucionais para as televisões dos salões. “Antes e depois, tendências do mercado, dicas de lavagem: conteúdo não falta. O empresário precisa aproveitar essa característica.”
Fonte: http://revistapegn.globo.com/Feira-do-Empreendedor-SP/noticia/2017/01/6-dicas-para-abrir-e-gerenciar-um-salao-de-beleza.html