6 dicas para abrir e gerenciar um salão de beleza

 

Não é fácil se destacar em um mercado tradicional como o de salões de beleza. Com a forte concorrência e um alto número de empresas que oferecem serviços similares, empreender no setor se tornou um grande desafio. Mas há espaço para quem sabe se diferenciar.

Para Maisa Blumenfeld, consultora do Sebrae-SP, a melhor forma de transformar o seu empreendimento em um negócio de sucesso é oferecer uma experiência completa e transparente ao usuário. “Em um salão de beleza, o cliente busca uma experiência agradável do início ao fim”, afirma. Por isso, é importante que o empreendedor não invista apenas em produtos e treinamentos técnicos da equipe, mas também nos processos e na organização do salão. “Vitrine atrativa, recepção arrumada e atendimento personalizado. Tudo isso pode transformar a visita de um cliente em uma recomendação para muitos outros”, diz ela.

Segundo a consultora, a transparência também é importante porque, em muitos casos, o consumidor não sabe o que está pagando. “O salão precisa ser claro em relação aos seus preços e ao valor cobrado aos clientes”, afirma Maisa. Ou seja: o consumidor não deve ser surpreendido com o que comprou somente na hora de pagar. “É comum que os clientes se sintam envergonhados ao perguntar quanto custa o serviço. Também é frequente o salão não ter iniciativa para esclarecer essa questão. Isso não é aceitável dentro de um estabelecimento que deseja atender com qualidade”, diz Maisa.

A fim de auxiliar quem já está no ramo e aqueles que pensam em abrir um salão de beleza, o Sebrae-SP resolveu estruturar um espaço exclusivo para o setor na Feira do Empreendedor, que acontece entre os dias 18 e 21 de fevereiro, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. Com 150 m², o salão-modelo oferece uma experiência completa para o visitante. O espaço, que pode receber até 50 pessoas por vez, conta com uma arquibancada, onde o público poderá assistir às palestras dos consultores do Sebrae-SP. As sessões terão uma hora de duração, e a organização do evento espera receber mais de 2 mil pessoas no espaço ao longo dos quatro dias de feira.

A consultora Maisa Blumenfeld elencou os principais passos para quem está pensando em abrir um salão de beleza. Confira.

1. Pesquise o mercado
O primeiro passo é estudar que tipo de negócio o empreendedor quer formatar dentro desse segmento. “Existem vários modelos de salão, então é importante definir o público-alvo e a sua especialização”, diz Maisa. A partir dessa tomada de decisão, o desenvolvimento de um plano de negócios, a capacitação técnica da equipe e a precificação do produto, por exemplo, se tornam missões mais simples. “É um passo fundamental para a definição do seu negócio.”

2. Planeje-se
Com o modelo de negócio definido, é importante pesquisar sobre como o seu empreendimento se encaixa no setor. “O empreendedor deve buscar informação, ler sobre o setor e frequentar seminários e congressos sobre o mercado de salões de beleza”, afirma Maisa. Baseado nisso, ele pode começar a busca por profissionais competitivos, de alto padrão, com qualidade suficiente para atender aos requisitos do seu negócio. “Uma seleção de equipe bem feita é essencial para o sucesso da empresa”, afirma Maisa. Outra adição importante é procurar contadores que entendam do segmento. “Isso facilita e muito a vida do empresário.”

3. Faça parcerias e participe de eventos
Também é importante ficar atento às indústrias do setor, pois são empresas muito abertas a parcerias com salões de beleza. Assim como essas companhias, as entidades do setor também se mostram dispostas a realizar colaborações com esse tipo de negócio. “É essencial que o empreendedor esteja presente nas principais feiras e eventos do setor, atento às oportunidades disponíveis.”

4. Seja honesto na precificação
Como Maisa já destacou, a honestidade de um salão de beleza com o seu cliente pode se tornar um grande diferencial. Ela recomenda que a precificação dos serviços oferecidos pela empresa seja definida com base nos custos de cada procedimento. O importante é encontrar um preço que mantenha a sua margem de lucro e que também não fuja muito dos valores cobrados no mercado. Após a definição, é preciso mostrar essa informação com clareza. “No atual mercado, isso é um diferencial que atrai clientes”, diz a especialista.

5. Fique atento às novidades do setor
A legislação do segmento está passando por importantes mudanças com a viabilização da Lei Salão Parceiro. Responsável por regulamentar o trabalho de profissionais autônomos dentro dos salões de beleza, a lei sancionada em outubro de 2016 possibilita que essas empresas formalizem as atividades com cabeleireiros, barbeiros, esteticistas e manicures por meio de contratos de parceria. “É uma lei que vem para melhorar a relação entre o empresário e os seus funcionários, trazendo profissionalismo e transparência, além de finalmente deixar claro o papel de cada um dentro do negócio”, afirma Maisa. Na Feira do Empreendedor, o Sebrae-SP estará à disposição para esclarecer todas as dúvidas sobre as mudanças. “É importante realizar essa orientação e convencer o empresário a mudar seu comportamento. Ele não pode mais pensar apenas como ‘dono do negócio’, mas sim como parceiro.”

6. Pratique o marketing ativo
Um dos problemas mais comuns entre os salões de beleza é a reatividade. Segundo Maisa, falta divulgar a marca e ter uma postura mais proativa e constante na procura de novos consumidores. Para a consultora, a passividade é ainda mais crítica porque, diferentemente de em muitos setores, no salão de beleza os clientes costumam passar ao menos uma hora e meia no estabelecimento. “É uma oportunidade única para divulgar a sua marca”, diz. Outra dica da consultora é usar o marketing de conteúdo profissionalizado, com postagens frequentes em diferentes redes sociais e produção de vídeos institucionais para as televisões dos salões. “Antes e depois, tendências do mercado, dicas de lavagem: conteúdo não falta. O empresário precisa aproveitar essa característica.”

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Feira-do-Empreendedor-SP/noticia/2017/01/6-dicas-para-abrir-e-gerenciar-um-salao-de-beleza.html

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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