5 dicas para empreender no setor da beleza

O mercado da beleza é um dos mais fortes da economia brasileira. Em 2015, o setor faturou US$ 42 milhões, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O valor é 1,4% menor do que as receitas obtidas em 2014.

Neste ano, no entanto, a meta da Abihpec é que o mercado aumente o faturamento de 2015 em 2% ou 3%. “Estes números mostram que o setor de beleza é forte, mas não é imune à crise. Para nós, os dados mostram que a exigência para os empreendedores cresce dia a dia”, afirma Cesar Tsukuda, diretor-superintendente da Beauty Fair, feira do mercado de beleza que ocorre em São Paulo.

Em entrevista a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Tsukuda listou o que é necessário para quem deseja empreender neste mercado. Para ele, fazer cursos e se atualizar são os primeiros passos para o sucesso. “Não há mais espaço para aventureiros”, diz. Confira as dicas abaixo:

1. Estude e se atualize
De acordo com Tsukuda, o mercado da beleza ainda tem oportunidades e mercados a serem explorados, mas a concorrência é grande. “Há muita gente atuando no setor e a cada dia surgem novidades. Quem não se esforçar fica para trás”, afirma.

O diretor da Beauty Fair diz que a busca por capacitação é um ponto chave no caminho de um empreendedor da beleza rumo ao sucesso. “É preciso estudar e, como o setor sempre tem novidades, estar atualizado quanto a tudo que surge.”

2. Procure um nicho
Nos últimos anos, segundo Tsukuda, vários negócios especializados em um determinado público foram criados no Brasil. Surgiram salões especializados em cabelos cacheados e em loiras, barbearias com roupagem mais atual e empresas especializadas em design de sobrancelhas, entre outras novidades. “Percebemos que empresas de nicho, com um foco bastante amplo, estão atraindo muita gente e são rentáveis. O empreendedor deve olhar com carinho para negócios direcionados”, diz.

3. Entenda seu cliente
Um atendimento de excelência é um fator crucial para o sucesso de uma empresa e no setor de beleza isso não é diferente. Além de tratar bem quem visita o seu negócio, é importante entender as preferências, o poder de compra e as aspirações de seus clientes. “O empreendedor deve saber tudo sobre o cliente para entregar o que ele quer”, afirma Tsukuda.

4. Capriche no networking

Os contatos abrem portas importantes para empreendedor. São novos clientes, fornecedores e pessoas que, no geral, podem melhorar a vida do empresário.

De acordo com Tsukuda, a presença em feiras e congressos do setor é fundamental para o estabelecimento de um bom networking. “Apesar das novas tecnologias, nosso mercado se baseia muito no contato presencial, no corpo a corpo. Por isso, participar de eventos é importante para os empreendedores do setor.”

5. Não pense só no preço
Na hora de negociar com fornecedores, o preço não pode ser o único fator a ser considerado pelo empreendedor. “Há empresas que vendem seus produtos a preços um pouco maiores, mas oferecem treinamentos, cursos e suporte ao empreendedor. O custo-benefício é que deve ser levado em conta nesses casos.”

 

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Como-abrir-uma-empresa/noticia/2016/09/5-dicas-para-empreender-no-setor-de-beleza.html

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

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