5 dicas para abrir seu salão de beleza

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o segmento de beleza está em uma crescente no Brasil, que se tornou um destaque entre os mercados consumidores deste segmento nos últimos anos.

Segundo Ana Roberta Amarante, analista do Sebrae-SP, o setor de beleza está cada vez mais profissional.

Ela afirma que, em tempos passados, os lugares eram muito mais informais. “As donas de casa começavam cuidando do visual dos vizinhos e, aos poucos, os negócios iam crescendo”, relembra.

Para quem sonha em ter o próprio salão, Ana deu dicas que podem ajudar na trajetória empreendedora. Confira a lista:

1. Entenda o cenário
Para Ana Roberta, o empreendedor precisa estar seguro de como funciona o mercado nesse setor. Noções de gestão de pessoas, legislação e procedimentos técnicos, ainda que básicas, devem ser buscadas pelos futuros donos para que eles tenham o mínimo de bagagem para dialogar com clientes e funcionários. “A pessoa precisa entender como é o cenário e a rotina. Muitos donos de salões trabalham de domingo a domingo. Sabendo disso e como tudo funciona, a pessoa escolhe se realmente quer ingressar nesse ramo ou não.”

2. Verifique a viabilidade do negócio
Questões como o valor de investimento, previsão de retorno e valor disponível para capital de giro devem ser muito bem analisadas pelo empreendedor. Na visão de Ana Roberta, arriscar empreender apenas porque tem o capital necessário para o começo pode não dar certo. ” Não basta apenas ter o valor para iniciar o negócio, é preciso ter estrutura e fôlego para mantê-lo competitivo”

3. Defina o público-alvo e seu estilo
É depois de ter o público bem delimitado que o empreendedor conseguirá definir o estilo do seu salão. “A clientela vai ajudar a entender para qual lado o empreendedor irá com o seu negócio”, diz Ana Roberta. Os salões de beleza podem se apresentar com os mais diversos estilos, desde o mais clássico ao moderno.

O espaço físico remete muito ao público-alvo e deve ser moldado de acordo com a clientela que o empreendedor pretende atingir. Com o tempo, o salão será lembrado pelo estilo definido, por isso, esse visual é tão importante para afirmar o estabelecimento no mercado.

4. Não se esqueça das questões técnicas
Empreendimentos de beleza precisam de uma atenção redobrada com questões hidráulicas e elétricas. A estrutura precisa ser muito bem colocada para aguentar os aparelhos sem os quais o negócio não funcionaria. Tudo deve estar funcionando também para evitar problemas com a vigilância.

5. Acompanhe tendências
Manter um salão atualizado com as tendências da moda é um dos maiores acertos dos empreendedores, segundo Ana Roberta. “A mulher que vê um corte novo na novela irá chegar ao salão querendo que os profissionais estejam preparados para atender seu desejo”, diz.

 

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/10/5-dicas-para-abrir-seu-salao-de-beleza.html

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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