4 dicas para lidar com reclamações de clientes do salão de beleza

 

Em qualquer segmento, a insatisfação com um serviço contratado pode se tornar motivo suficiente para que o cliente busque por serviços semelhantes na concorrência. Quando isso ocorre em um salão de beleza, o descontentamento tende a ser ainda mais negativo, afinal, é um espaço que trabalha diretamente com a aparência do público.

Quem atua no ramo já deve saber que simples reclamações de clientes podem representar um perigo para a credibilidade do negócio. Saiba agora como você pode contornar essas situações incômodas e evitar o boca a boca negativo!

Tratadas como mera implicância por alguns gerentes, as reclamações de clientes podem ser um sintoma forte da má qualidade do serviço e/ou do atendimento no salão. Quando ocorrem com certa frequência, cabe ao dono e à sua equipe trabalhar em busca de soluções que realmente valorizem o ponto de vista do cliente.

Um pequeno problema estético já dá ao público o direito de buscar soluções na forma de ressarcimentos ou indenizações. Se você não quer chegar a esse ponto, siga essas dicas na hora de lidar com possíveis problemas:

1. Reflita sobre a reclamação

Qualquer tipo de reclamação gerada no seu salão deve ter a devida atenção. Muitas pessoas acham que, ao darem as costas para um problema, ele pode ser facilmente esquecido por ambas as partes. Acontece que esse hábito engana e, quase sempre, você só percebe o dano quando já é tarde demais.

Para evitar que uma reclamação passe batida, faça uma reflexão sobre o que causou o desconforto ou a insatisfação do cliente. O ideal é reunir toda a equipe para conversar sobre o ocorrido.

Nesse momento, ouvir a percepção de cada profissional será de grande ajuda na hora de propor soluções para o problema. Por fim, avaliem se esse tipo de reclamação vem se mostrando recorrente no salão e trabalhem conjuntamente para melhorar todas as etapas do atendimento.

2. Coloque-se no lugar do cliente

Muita gente não percebe, mas a revolta de um cliente insatisfeito quase nunca se limita ao mau atendimento. Às vezes, os conflitos maiores são criados quando o profissional passa a impressão de não valorizar determinada reclamação.

Com tanta variedade de serviços disponíveis, é comum que as pessoas queiram se sentir importantes e ouvidas. Em outras palavras, os clientes precisam saber que o profissional sentiu ou entendeu as suas dores. Para resolver esse problema, o exercício de se colocar no lugar do outro é sempre válido. Portanto, seja coerente e se esforce para captar o real motivo da reclamação.

3. Não justifique o problema

Com exceção de haver julgamentos inverídicos sobre o serviço — o que pode acontecer —, a dica é que você nunca tente se justificar diante de um problema. Ninguém suporta fazer uma crítica e receber somente desculpas em troca. Infelizmente, é comum encontrar profissionais que, no meio de situações difíceis, jogam a responsabilidade para o cliente.

Entenda que assumir o erro é muito mais adequado que inventar outros motivos para o problema. Muitas vezes, um pedido de desculpas aliado ao diálogo pode ser eficiente para reverter a situação. Na dúvida, converse e troque informações para chegar a um acordo e valorizar seu cliente.

4. Aja rapidamente

Quando encaram uma queixa grave, muitos profissionais ficam inseguros para agir diante da situação. Nesse momento, dê um retorno rápido da reclamação para ganhar tempo na busca de uma solução eficiente. Com respostas rápidas, você mostra ao público que está aberto a sugestões para contornar o problema.

Mesmo em uma relação profissional, nunca hesite em ter uma conversa mais aprofundada com a pessoa insatisfeita. Além de evitar intrigas, essa atitude mostra comprometimento e interesse com o bem-estar dos clientes.

Lembrando que, por mais que o salão de beleza seja um espaço limitado a serviços profissionais, ele também é composto de pessoas com diferentes personalidades. Dessa forma, a equipe que assume a responsabilidade pelos erros consegue se aproximar das reclamações de clientes de maneira eficiente, garantindo a reconquista do público por meio da transparência e do atendimento de qualidade.

Fonte: http://blog.beautydate.com.br/4-dicas-para-lidar-com-reclamacoes-de-clientes-do-salao-de-beleza/

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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