3 Dicas sobre Gestão de Pessoas para o seu salão de beleza e clínica de estética

 

Diante da atual conjectura econômica e competitiva não só do país, mas do mundo, as empresas precisam investir em processos eficientes de recrutamento, capacitação e motivação dos colaboradores. Além de evitar a rotatividade e manter a produtividade constante, é possível passar pela crise e manter-se competitivo, já que como um prestador de serviços, a maioria das soluções para os seus desafios residem nas mãos de seus colaboradores, não é mesmo?

Devido à uma crise eminente e a constantes mudanças no mercado, a empresa precisa se adaptar e acompanhar os movimentos também. Neste sentido, o papel do setor de recursos humanos é fundamental e extremamente estratégico. Engana-se quem acredita que um salão de beleza ou uma clínica de estética não necessita ter os mesmos cuidados que uma empresa de outro tipo de atividade.

Cabeleireiro autônomo, manicures que possuem MEI, cada colaborador deseja fazer o seu horário, a esteticista faltou, cada massoterapeuta possui seu estilo de massagem… Você enfrenta estes desafios em seu dia-a-dia? O papel no setor de RH é justamente esse: realizar uma gestão eficiente de seus colaboradores, criando um ambiente produtivo e motivado. Além disso, é o setor responsável tanto pelas contratações como pelas demissões, sempre almejando manter a visão e cultura da empresa, o que é muito importante.

Pensando nisso, no post de hoje iremos fornecer 3 dicas sobre gestão de pessoas para o seu salão de beleza e clínica de estética. Vamos lá?

MOTIVAÇÃO, CAPACITAÇÃO E AVALIAÇÃO DE EQUIPE

Esta é uma função estratégica do RH e extremamente importante em uma gestão de pessoas eficiente. Quanto mais motivados seus colaboradores estiverem, mais produtivos eles serão. No setor de serviços, os colaboradores são os seus melhores recursos, por isso é preciso mantê-los engajados e sensibilizados com as causas da empresa.

Hoje em dia, cada vez mais as empresas buscam manter um ambiente agradável, flexível e mais humano. Em outras palavras, é preciso respeitar que cada colaborador possui uma história de vida, horas em que são mais produtivos e aptidões mais afloradas. Em um salão de beleza e clínica, por funcionar, muitas vezes, mais de oito horas por dia, é possível trabalhar com maior autonomia e flexibilidade de horários, além de utilizar ferramentas que poupam tempo, como software para gestão, ponto eletrônico etc.

Outro aspecto muito importante na questão da motivação é conhecer seus colaboradores. Promova reuniões mensais, torne-os participantes ativos das decisões da empresa e ofereça prêmios e avaliações.

Em um ambiente como o salão de beleza, promova workshops com os fornecedores ou até mesmo com o colaborador mais experiente para troca de conhecimento. Além disso, dê prêmios tanto em forma de gratificações salariais como em forma de treinamento. Ofereça cursos e palestras para aqueles que mais se destacarem. Metodologias de gamificação são muito eficientes nesse processo de premiação.

Para isso, contudo, é necessário que haja uma avaliação dos funcionários. A metodologia que mais funciona por aqui é a questão de feedbacks. Mostre aos seus colaboradores o que se espera deles, estabeleça um sistema de metas e então forneça um feedback sobre seu desempenho, mostre o que eles estão acertando e o que necessita ser melhorado. Trabalhe com o visual, forneça gráficos, dicas etc. Contudo, escute também. Eles gostam e precisam ser ouvidos. Só assim você terá motivação, produtividade e capacidade. Tudo em um profissional só.

CONTRATAÇÃO E DEMISSÃO DE COLABORADORES

Outro aspecto importante na gestão de pessoas é a contração e demissão de colaboradores. Afinal, eles são recursos importantíssimos na prestação de serviços. Mas, como reconhecer os talentos necessários para sua empresa?

Primeiramente, você precisa definir que tipo de processo seletivo será utilizado e qual será a maneira de avaliação, o que contará mais pontos. Você pode propor primeiramente uma entrevista com perguntas básicas e então passar para a segunda fase: um teste técnico para avaliar as habilidades do candidato. Contudo, lembre-se: não são somente as capacidades técnicas que contam, as emocionais também. Você deve procurar um candidato bem estruturado emocionalmente para trabalhar lidando com pessoas, que são os seus clientes.

Digamos que o processo não foi bem-sucedido e você precisa demitir este colaborador. Ou então, que você tenha contratado o mesmo para substituir alguém da empresa. É chegada a hora que ninguém gosta, porém, é necessário fazer isso.

A demissão precisa levar em conta toda a organização e principalmente a produtividade do grupo. Se não é possível manter o colaborador, não enrole. Chame-o para uma conversa e explique os motivos.

Caso seja apenas uma chamada de atenção, muitas vezes uma conversa pode solucionar o problema (é aqui que entra a questão de avaliação de funcionários).

Não tolere em hipótese alguma falta de ética, faltas constantes sem justificativa e um colaborador desmotivante, que afeta o grupo. Como afirmamos anteriormente, é preciso pensar na equipe!

ROTATIVIDADE E PRODUTIVIDADE

O último aspecto, mas não menos importante para uma gestão de pessoas eficiente, é a questão de rotatividade e produtividade dos colaboradores. Como evitar a primeira e atingir a segunda?

Temos algumas dicas muito simples, observe:

Feedback: a conversa é importante, sempre! Opine e escute. Colaboradores que se sentem ouvidos e que podem participar das discussões em pauta se sentem mais motivados, mais produtivos e menos propensos a se desligarem da empresa.
Respeito mútuo: crie um ambiente de respeito mútuo entre os colegas e seja o exemplo. Quanto mais você respeita sua equipe, mais ela se sentirá necessária e parte de um todo.
Utilize ferramentas para poupar tempo: conforme afirmamos anteriormente, a tecnologia é necessária. Softwares de gestão, marcação de horários, além de instrumentos de trabalho do cabelereiro, manicure e profissionais de estética são essenciais para manter a produtividade.
Capacitação: com certeza, profissionais capacitados são importantes para manter a produtividade em alta.

Fonte: https://telesinfo.wordpress.com/2015/06/12/3-dicas-sobre-gestao-de-pessoas-para-o-seu-salao-de-beleza-e-clinica-de-estetica/

 

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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